Imbituva recebe penúltima fase do 28º Rally Transparaná de 2022

A competição contou com cerca de 200 jipeiros e é o maior evento, nesta modalidade, das Américas

Esther Kremer

O município de Imbituva foi sede da penúltima fase do 28º Rally Tranaparná de 2022, da categoria carros. A competição contou com cerca de 200 jipeiros e é o maior evento, nesta modalidade, das Américas. O Transparaná consiste em cruzar a costa oeste até a costa leste por meio off road (fora da estrada).
A abertura foi no dia 28 de fevereiro na cidade de Foz do Iguaçu, onde aconteceu a apresentação oficial de todas as categorias, envolvendo rally 4×4, passeio adventure, trilha 4×4, moto competição big trail e moto passeio. Na categoria jipe, foram competidores de 15 estados, em 45 cidades. Houve taxa de inscrição para os mesmos e também a doação de um quilo de alimento por veículo. Foram arrecadados, ao todo, mais de 3 mil quilos de alimentos e distribuídos pelas cidades onde a organização passou.
O evento contou com seis cidades hospedeiras, sendo elas: Foz do Iguaçu, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Guarapuava, Imbituva e Curitiba, mas o comboio passou por 60 cidades do estado do Paraná, na categoria rally. No sábado, dia 05 de março, os jipeiros estiveram em Imbituva onde houve premiação da penúltima etapa no CTG Cupim, com lugar para camping.
O prefeito de Imbituva, Celso Kubaski, comentou sobre a importância de o evento ter passado pelo município. “Nós tivemos uma reunião no ano passado com todos os organizadores e deixamos a disposição o município de Imbituva para que esta etapa pudesse passar pela cidade. Para nós é uma satisfação muito grande receber este evento, que é o maior das Américas”, disse.
Kubaski também expressou seu sentimento em relação a existir possibilidade de outros eventos grandiosos acontecerem no município. “É o primeiro de muitos, estamos realmente satisfeitos com a escolha da nossa cidade para receber essa penúltima etapa e com certeza vamos continuar trabalhando para que outros esportes, outros eventos como este passem por Imbituva”, explicou.
O secretário de Esportes do município, Antonielo Fabris, relatou o quanto os eventos grandes, envolvendo o esporte, são importantes para movimentar o setor comercial na cidade e na região. “Estamos divulgando a nossa cidade, colocando Imbituva no mapa, pois além de o pessoal vir participar da competição, também conhece o local. Os hotéis estão todos lotados, até os de Irati, isso tem uma importância bem grande”, disse.
Vinicius Gunha é o diretor geral do Transparaná e explica que alguns dos objetivos do evento é fomentar o turismo, o esporte e a distribuição de rendas. “Por isso nós fazemos essa divisão de categorias e de cidades, para que gere lucro também aos locais onde passamos”.
Segundo Gunha, a competição foi um sucesso e tanto os participantes quanto o público gostaram do evento neste ano. “A 28ª edição está sendo um sucesso, o pessoal gostou bastante e é um privilégio fazer parte do maior evento de rally das Américas”, finalizou.