Inácio Martins é contemplada com 29 casas populares e uma van de programas do Governo do Estado

Foto: Reprodução/Van foi entregue para a Secretaria de Promoção Social, Habitação e Cidadania de Inácio Martins Os moradores de Inácio

Foto: Reprodução/Van foi entregue para a Secretaria de Promoção Social, Habitação e Cidadania de Inácio Martins

Os moradores de Inácio Martins terão mais qualidade de vida com as últimas conquistas da Secretaria de Promoção Social, Habitação e Cidadania. Nesta semana, foi entregue uma van zero quilometro. Além disso, serão construídas 29 casas, destinadas as famílias que estão em área de risco ou vulnerabilidade social.

As 29 habitações serão construídas no loteamento próximo ao Centro do município. A prefeitura doou o terreno a Companhia de Habitação do Paraná, que fará a execução do serviço. As obras ainda não têm previsão de quando devem iniciar. Com os aportes a serem utilizados no Programa Família Paranaense, as famílias beneficiadas, que já participam de programas sociais de governo, receberão os imóveis completamente de graça.

Para o prefeito Junior Benato Inácio Martins as habitações ajudarão quem precisa. Essas casas vai contemplar as famílias que estão na vulnerabilidade e na área ade risco, claro que a nossa demanda é muito maior do que as 29 unidades habitacionais, mas o município de Inácio está muito feliz em receber a contemplação, porque esse projeto exigiu uma equipe técnica muito habilitada para a execução, comenta Junior.

Inácio Martins ficou em segundo lugar, dos 12 municípios comtemplados com as habitações, por ter atendido a todos os critérios necessários. A cidade faz parte do segundo chamamento público, executado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). O presidente da Cohapar, Nelson Cordeiro Justus, falou sobre o investimento em Inácio Martins na visita que fez a Irati na última semana. É obrigação da Cohapar trazer moradias de condições sociais para a população. E tudo que a gente vem anunciar é já com lição de casa feita, comenta o presidente. O município faz parte da segunda etapa da entrega das casas do programa.

Junior também parabeniza a todos que trabalharam para que as casas viessem para o município. A gente fica muito feliz, e quero parabenizar a nossa equipe técnica que contribuiu com todos os requisitos para que o município pudesse receber essas unidades. Também quero agradecer ao coordenador da Regional da Família Paranaense, o Rogério, que é o chefe do Núcleo Regional de Irati, do Programa Família Paranaense, e tem sido sempre um bom parceiro para o município de Inácio Martins, observa.

AQUISIÇÃO DA VAN

Nesta semana, a prefeitura de Inácio Martins adquiriu uma van zero quilometro para dar mais assistência as famílias do interior, dentro do programa do Paraná Renda Agricultor Familiar, onde é feito um acompanhamento, junto a Emater, com as famílias que mais precisam de um investimento pontual ou incremento de renda.

Nós precisávamos de um suporte maior para que leve uma equipe inserida, não só assistencial, mas da saúde, da agricultura, do meio ambiente da educação. Por isso foi adquirido a van, que leva os profissionais até as comunidades, oferecendo suporte e atendimento técnico, relata Junior.

Dentro do programa, Inácio Martins foi referência no estado do Paraná, como o município com mais atendimentos, foram 86 famílias atendidas, no primeiro ano de funcionamento do projeto. O prefeito Junior Benato participou de entrevista junto a ex-secretária da Família e Desenvolvimento do Paraná, Fernanda Richa, e a ex-ministra do governo Fernando Henrique, em Curitiba. O veículo adquirido teve um custo de R$ 156 mil, em que R$ 60 mil veio do programa restante foram economias da prefeitura dentro da Secretaria.