Inicia o atendimento médico noturno em Teixeira Soares

Esta é uma conquista do município que busca inovar o cuidado com a população

Na segunda-feira (20), iniciou o atendimento médico noturno na Unidade Central do município de Teixeira Soares, o Programa Saúde da Família (PSF), em que as consultas serão feitas todas as segundas, terças e quintas, das 18h às 21h. Serão 12 pacientes atendidos por noite, sendo que todos devem fazer o agendamento antes, com dia e horário marcado.

“A abertura do atendimento médico noturno é uma conquista proveniente de recursos municipais investidos na saúde da população. Este atendimento vai permanecer, pois não está relacionado a pandemia do coronavírus, e sim ao cuidado com aqueles que não têm tempo de ir ao médico durante o dia”, explica Amauri Klossowski, secretário de Saúde.

Este projeto é destinado a saúde do trabalhador que, muitas vezes, não tem tempo de cuidar da saúde devido a correria do trabalho durante o dia. “Assim, os trabalhadores poderão fazer suas consultas durante a noite e se prevenir de muitas doenças”, comenta o secretário.

O objetivo é minimizar os agravos das doenças existentes, por exemplo, hipertensão, diabetes, obesidade, comportamentos depressivos, entre outros. “Fazendo a prevenção destes casos nós conseguimos evitar a hospitalização de muitos pacientes. Sabemos que tanto o homem quanto a mulher são os provedores da casa e muitas vezes esquecem do autocuidado”, afirma Klossowski.

A prevenção de doenças e o cuidado da saúde dos munícipes devem acontecer sempre, segundo algumas estatísticas, está comprovado que o trabalhador não tem tempo de consultar ou buscar ajuda médica durante o dia e, por isso, muitas vezes, acaba descuidando da saúde, muitos não podem faltar no emprego ou ainda não podem pegar um atestado.

“Diagnosticar doenças o quanto antes é melhor, para evitar agravos e hospitalizações. Aproximar a saúde das pessoas, trazendo conforto e garantia do acesso ao atendimento”, finalizou o secretário.

O município busca inovar com projetos inteiramente voltados à população, em Teixeira Soares já acontece o atendimento odontológico noturno gratuitamente há nove meses, e tem o mesmo objetivo, atender exclusivamente o trabalhador. Na odontologia, é feito cinco atendimentos por noite, acontece também das 18h às 21h, três vezes na semana.