Instituto Bem Estar oferece 1º Workshop sobre Eneagrama

Leticia H. Pabis

Na segunda-feira (08) e na terça-feira (09), nas dependências Aciai, o Instituto Bem Estar ofereceu o 1º Workshop sobre “O Poder do Eneagrama”. O curso foi ministrado pela psicóloga Daniele Pires Soares, teve o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Irati e duração de 12 horas.


Para realizar o curso, foi necessário pagar uma taxa de participação, e no final foi entregue um diploma à cada um dos participantes.


Daniele, que foi a idealizadora do Workshop, contou como conheceu o Eneagrama. “Conheci o Eneagrama em 2005. E quando o conheci, eu o senti. Ele é fantástico, maravilhoso e eu me apaixonei. Questionei um monte a respeito e comecei a buscar informações, a me capacitar, fiz vários cursos, vários workshops, fiz treinamento a respeito. E a partir de 2008, eu comecei a trabalhar com o Eneagrama em diversas empresas. Já atuei e ministrei workshops aberto para comunidade. Foi muito legal e no consultório também utilizo ele”, relatou a psicóloga.


O Eneagrama é uma ferramenta de autoconhecimento, que é dividido em nove tipos de personalidades, auxiliando as pessoas à conhecerem um pouco mais de si mesmas, além de ajudar a reconhecer o potencial de cada um e identificarem os pontos que precisam ser melhorados ou trabalhados. “Com essa questão de conhecimento, a gente aprende a conhecer o outro, e esse conhecimento do outro não é para criticar, para rotular, para falar mal do outro, é bem ao contrário. Quando se conhece o perfil da outra pessoa com quem a gente convive, com os nossos familiares, com a pessoa que trabalha na nossa empresa, com a comunidade em geral, que é o nosso contato, a gente aprende a respeitar essas diferenças. Isso fica muito rico nos relacionamentos”, disse Daniele.


O Eneagrama também é utilizado como uma fonte de auxílio para as empresas, pois ele visa a capacidade de administrar conflitos, entender pontos de liderança, persuasão, trabalho em equipe, auto-confiança, o desenvolvimento do senso analítico, objetividade e melhora geral do desempenho.
“Nas empresas a gente utiliza muito o Eneagrama, porque ele vai trabalhar, ele vai direcionar, nessa questão de liderança, trabalho em equipe e persuasão. Auxilia nessa questão de conflitos e é superinteressante em todos esses pontos, então vale muito a pena de trabalhar junto com isso. Vale a pena conhecer e principalmente saber que o outro é diferente e que eu posso respeitar essas diferenças, eu vou crescer comigo e vou crescer com o outro junto”, finaliza.


O QUE É O ENEAGRAMA?
O Eneagrama moderno foi elaborado na década de 1950, pelo pesquisador boliviano Oscar Ichazo em sua obra “Enneagon of Ego Fixations” (“Eneágono das fixações do Ego”, em tradução livre), sendo uma figura geométrica que representa nove tipos de personalidade presentes na natureza humana. A palavra Eneagrama é originada do grego ENNEA, que significa “nove”, e GRAMMOS, que significa “figura/desenho”. Sendo assim, a palavra representa uma figura que possui nove pontas.

É uma forma de autoconhecimento e entender como isso pode ajudar em diversos aspectos da vida. É a partir da identificação de personalidade através de um teste que é possível dar início ao trabalho de desenvolvimento.

O teste, nada mais é do que um modelo que descreve as diferenças individuais tendo por base nove tipos de pessoas, e é ilustrado por uma forma geométrica com nove lados. Assim, o teste eneagrama descreve nove tipos de personalidade que são interconectadas e facilmente observáveis no dia a dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.