Irati tem mais quatro casos descartados de coronavírus

Nesta sexta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde divulgou os casos suspeitos do Covid-19 em Irati, em que consta que se estabilizaram, continua em 39. O número de descartados aumentou e o município já tem nove casos negativos, ontem (26), eram cinco, mais quatro foram inclusos hoje. Este é o segundo dia que Irati não apresenta aumento nos casos suspeitos.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou no boletim desta sexta apenas os casos confirmados e os dois óbitos que aconteceram em Maringá. De acordo com a enfermeira da epidemiologia de Irati, Jéssica Cristina Mattos, não serão mais divulgados os casos suspeitos, somente se algum município tiver caso confirmado da doença.

Os óbitos em Maringá referem-se a um homem de 84 anos que apresentou os primeiros sintomas no dia 15/03 e foi internado em um hospital da rede privada de Maringá. A filha dele havia viajado para a Espanha e retornou ao Brasil já doente, sendo confirmada para coronavírus no dia 18/03 com quadro clínico leve e em isolamento domiciliar até o momento. Devido ao contato com este caso confirmado, o paciente passou a ser considerado como caso suspeito e veio a óbito nesta quinta-feira (26). Já o segundo, é uma mulher, 54 anos que viajou para João Pessoa na Paraíba, passou por São Paulo e retornou ao Estado no dia 11/03. Iniciou os sintomas em 14/03 e internou em rede particular de Sarandi no dia 20/03. A paciente veio a óbito nesta quarta-feira (25). Ambos possuíam comorbidades.

NOVOS CASOS

O novo boletim aponta 19 novos casos confirmados, incluindo os dois óbitos. As novas confirmações são em Cascavel (3), Cianorte (1), Guarapuava (1), Curitiba (5), Maringá (4), Iretama (1), Campo Mourão (1), Umuarama (1), Guaíra (1) e União da Vitória (1). Os pacientes têm idades entre 22 e 84 anos. Nove pacientes estão em isolamento hospitalar, seis em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Ao todo, o Paraná tem agora 125 casos confirmados – quatro não residem no Estado -, 2.004 descartados e 1.078 em investigação.

NOVA METODOLOGIA

O Paraná adotou nesta sexta-feira (27) um sistema ligado ao Laboratório Central do Estado (Lacen/PR) para contabilidade de dados de todas as notificações que foram recolhidas amostras a fim de precisar os números o mais próximo possível da realidade de suspeitos no Estado.

Comentários estão fechados.