IX FENAFEP prepara a maior feijoada do mundo para este sábado

Foto: Arquivo/Panela de 12 toneladas já está instalada para preparo da maior feijoada do mundo A tradicional Festa Nacional do

Foto: Arquivo/Panela de 12 toneladas já está instalada para preparo da maior feijoada do mundo

A tradicional Festa Nacional do Feijão Preto (FENAFEP) em Prudentópolis chega a sua nona edição, para comemorar os 112 anos do município, e já iniciou na quinta-feira (09), indo até domingo (12). A maior feijoada do mundo, preparada em uma panela de 12 toneladas, será servida no sábado.

A festa também conta com shows nacionais, exposição, apresentações culturais, palestras, esporte e muita animação. A expectativa da Prefeitura é de que 60 mil pessoas passem pelo local do dia 9 a 12 de agosto. A festa é realizada no Centro de Eventos Terra das Cachoeiras, localizado na BR-373, Km 262.

A maior tradição da festa é a feijoada, servida sempre no almoço de sábado, em uma panela de 12 toneladas, que vem de Santa Catarina para o evento.  Segundo o prefeito Adelmo Klosowski, a comida serve de quatro a cinco mil pessoas. Na panela a feijoada pode servir até vinte mil pessoas. Mas depende de quanto a empresa quer servir, normalmente é feita para quatro a cinco mil pessoas, que é o público que vem para comer, comenta o prefeito.

Para ele, a festa traz a tradição do município, onde a feijão se destaca. Prudentópolis tentou fazer várias festas, mas nenhuma representava a realidade do município. E como nós somos o maior produtor de feijão preto do Brasil, nós descobrimos essa panela e fomos atrás, e tivemos de mudar para a feijoada, e hoje estamos na nona edição da FENAFEP fazendo a maior feijoada do mundo, comenta o prefeito.

PROGRAMAÇÃO

A festa começou na quinta-feira (09), com a abertura oficial às 19 horas. E teve a candidatas da FENAFEP, além do baile com o grupo Marcação.

Nesta sexta-feira (10), acontece o desfile cívico às 8h30, saindo em frente à Praça Firmo Mendes de Queiroz. A partis das 9h será aberto os portões do Centro de Eventos para visitação na festa. Às 10h30 começam as palestras técnicas da Secretaria de Agricultura. Às 14h iniciam as apresentações culturais. A noite acontece o concurso da escolha da Rainha, com o baile do Feijão Preto, às 20h. A atração é dos grupos Talagaço e Tchê Garotos, às 23h.

A festa no sábado (11), começa às 9h para visitações e palestras, que neste dia serão de reponsabilidade da Secretaria de Turismo. Às 12h será servida a maior feijoada do mundo, no restaurante do Centro de Eventos. O valor é de R$35. O encontro Off Road de Prudentópolis começa às 13h. Às 14h iniciam as apresentações culturais. Às 23h começa o show nacional com as coleguinhas Simone e Simaria, a dupla, que voltou recentemente aos palcos, promete ser o maior show da festa.

No domingo (12), a FENAFEP inicia às 9 horas com as visitas e a 2º Corrida Rustica FENAFEP, que saíra da Igreja Matriz, indo até o Centro de Evento, serão percorridos 6,5 quilômetros. Neste dia, também terá um almoço especial do Dia dos Pais no restaurante do local. Às 21h terá o show com o cantor Igor Ferraz. A apresentação do grupo Raça Negra, às 22h, deve encerrar a festa em grande estilo.