Kit escolar é entregue aos alunos da Educação Infantil em Imbituva

Material foi distribuído diretamente aos pais, e será trabalhado em sala de aula durante o ano

Na última semana iniciou a entrega do kit escolar para os alunos da educação infantil de Imbituva.  Este ano, a novidade é a disponibilidade do material às crianças do berçário. Tudo foi entregue diretamente aos pais, que podem conhecer e acompanhar o ensino dos filhos.

Este é o sétimo ano que o material é adquirido. Tudo é feito pelo município, a aquisição é custeada com recurso próprio. Ele é entregue às crianças das creches. Até os três anos é semestral, e para o pré é bimestral.

Cada aluno recebe o seu kit. Nele constam apostilas, que podem ser entre uma ou duas, variando de acordo com o ano. Também vem um livro de literatura, agenda, caderno para recados e um kit experimental, que é um complemento, é possível para realizar várias atividades diferentes, e as crianças podem ter o experimento de cores, texturas, formas, entre outras.

Ana Paula Chemim, que é mãe de uma das alunas do CMEI, Espaço Vida, diz que já conhece o material, porque o filho mais velho já o utilizou, e acredita que é importante para as crianças. “É um material muito bom, bem explanado, explicado, com foto ilustrativa, que dá muito apoio, é muito bom para as crianças nessa faixa etária. Quando vem para gente a tarefa, além da apostila, eles mandam figuras, recorte, eles dão um apoio, que em casa, a gente pode auxiliar nossas crianças. E elas se interessam muito mais”, comenta a mãe.

A diretora do Cmei Espaço Vida, Maristela Faccini, comenta que todo o material que vem dentro do kit é de suma importância para as crianças, ajudando no desenvolvimento, que é essencial nessa faixa etária. “É um material bem completo. No kit vem a apostila de acordo com a faixa etária, mais um kit de experimentação que é onde as crianças têm a oportunidade de sentir as sensações, porque é a fase de estímulo. Vem também um livro de literatura onde a criança tem a oportunidade de levar para casa e poder ler com a família, interagindo com os pais”, disse.

Um item que a diretora destaca como essencial que vem dentro do kit é a agenda escolar, que ajuda na comunicação da escola com os pais, e dos pais com a escola. “No kit vem a agenda que é de grande importância, porque é através dela que a escola tem esse contato com os pais. No dia a dia é tudo muito corrido, então muitas vezes, as mães chegam deixar as crianças na escola e não tem aquele tempo de conversar com a professora, e a agenda é de suma importância, porque ali vai o recado, tanto da escola para a família, como da família para escola”, destaca.

A secretária de Educação do município, Enilce Estela Schoeffel Simão, a Preta, enfatiza a importância do material e observa que tudo foi adquirido pela Prefeitura. “Esse material já está sendo entregue há muito tempo, já era uma preocupação do município do Executivo, pela Secretaria de Educação. É um material que foi licitado, escolhido pela equipe pedagógica do município para atender as crianças do CMEI, pré e primeiro ano. O material chegou nessa semana, estamos aproveitando a apresentação do Dia das Mães as direções já estão entregando até para os pais poderem manusear, conhecer o material que a criança estuda dentro dos CMEIS”, enfatiza.