Mais de 1200 mulheres participam de evento especial em Rio Azul

Atividades aconteceram no dia 25 de março, e teve a presença da primeira-dama do estado, Luciana Saito Massa, deputada Leandre Dal Ponte e prefeita Cleonice Schuck

Jaqueline Lopes

A noite do dia 25 de março foi especial em Rio Azul, com um evento dedicado as mulheres, e mais de 1300 participam das atividades preparadas para elas. O Centro de Eventos Martins lotou e também contou com a presença da primeira-dama do estado, Luciana Saito Massa, deputada Leandre Dal Ponte e prefeita Cleonice Schuck.

As atividades foram preparadas pela Secretaria de Saúde, e teve como tema “Mulheres que inspiram”, quatro pessoas palestraram no evento e contaram sobre as trajetórias. Depois, foi a vez do teatro preparado pela equipe para informar sobre as terapias alternativas disponíveis e gratuitas no município.

Equipe da Secretária de Saúde de Rio Azul promoveu o evento | Valdelino Pontes

O evento teve a participação da primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa. Ela destacou que este foi um momento importante para as mulheres e ver elas unidas traz mais força. “O povo do interior é muito acolhedor, e gosto de estar próxima das pessoas, ter esse contato, acho que é algo que não tem preço, para sentir exatamente o que as pessoas querem. E estar em um evento que é em comemoração ao Dia da Mulher, com mais de mil mulheres, é algo impagável, e vir aqui e contar um pouco da minha própria história e mostrar o quanto cada uma delas podem ser protagonistas das sua vida, das próprias escolhas e das vontades”, disse.

“Foi uma noite agradável, de cuidado com a saúde, de palestras. Uma noite para mostrar para elas que juntas somos mais fortes”. – Secretária Cristiana Maria Schuvaidak

A deputada Leandre Dal Ponte também destaca essa união das mulheres e que muitas são as que inspiram as outras, e pede mais representatividade na Câmara de Deputados.  “O evento foi lindo. É muito importante fazer esse tipo de celebração, porque, assim, as mulheres vão se motivando a participar. O meu serviço é servir vocês. Espero que cada vez mais mulheres, não se inspirem em mim como pessoa, mas tenham a iniciativa de entrar para a política, de poder fazer a diferença na vida das pessoas, poder mudar a história”, comenta a parlamentar.

O cuidado com as mulheres é uma pauta no município, e o prefeito Leandro Jasinski comenta que foi mais um evento para mostrar a força delas. “Foi muito bom, teve a participação em massa das mulheres do nosso município, principalmente do interior. É um lindo dia em homenagem às mulheres.  Foi um noite festiva com várias atrações, tudo organizado pela equipe da saúde, fazendo as mulheres terem uma noite mais divertida e mais amorosa, como elas merecem”, destaca.  A Prefeitura disponibilizou ônibus nas comunidades rurais para as mulheres poderem aproveitar a noite.

Para a secretária de Saúde de Rio Azul, Cristiana Maria Schuvaidak, a noite superou as expectativas. “Foi um evento muito especial, com uma grande participação das mulheres de Rio Azul e região. Foi um evento voltado para a saúde, mas também para mostrar que elas podem mais no dia a dia. Foi muito positivo, é sinal que as mulheres atenderam nosso pedido para participar. Estou feliz e emocionada pela grande participação, e só posso agradecer a todos que estiveram aqui”, agradece a secretária.

Primeira-dama do estado tirou fotos com a população de Rio Azul – Foto: Valdelino Pontes

Outras ações também estavam disponíveis no Centro de Eventos, como os estandes do CREAS e da Procuradoria da Mulher. Teve distribuição de folder informativo, atendimento às mulheres e esclarecimento de dúvidas. “No meu discurso foquei mais na violência contra a mulher, que é um trabalho que estamos fazendo no município direcionado a isso. E o evento superou as nossas expectativas. É muito gratificante”, enfatiza  a secretária de Assistência Social de Rio Azul e primeira-dama, Ghessi Bucco Jasinski.  

A noite foi cheia de surpresas com sorteio de brindes para as mulheres, além das suculentas distribuídas. No final, Luana Fernandes Martins levou o maior prêmio: uma bicicleta nova para casa.

OUTROS SERVIÇOS PARA AS MULHERES

Outras ações estão sendo feitas em Rio Azul para atender as mulheres, como  um Centro de Saúde da Mulher, que está em fase de projeto, a disponibilização do DIU pelo SUS, inclusão de absorventes nas cestas básicas distribuídas, além de outros investimentos. “A mulher tem um papel importante na nossa gestão. Ficamos muito felizes com essa união que está acontecendo na nossa administração, e a população tem aprovado esse trabalho que tem surgido muito efeito positivo”, finaliza o prefeito Leandro.

Confira a galeria: