Mais de 30 km de pavimentação estão concluídos na PR-364

Obra já está com 30 km prontos e ainda acontece na estrada e deve ser finalizada em 2022

Jaqueline Lopes

A pavimentação na PR-364, estrada que liga Irati a São Mateus do Sul, tem avançado nos últimos meses e segue para a reta final. Já está cerca de 60% concluída. A entrega está prevista para o primeiro trimestre de 2022. A obra deve potencializar o desenvolvimento regional, principalmente das cidades envolvidas, o que inclui Rebouças.

Da extensão total de 49 km, mais de 30 km já estão pavimentados, com a obra se encaminhando para o segmento final de execução, do Rio Turvo a São Mateus do Sul. Em outubro também será iniciada da obra da ponte sobre o Rio Turvo, que terá 12 metros de extensão.

O investimento total na obra é de R$ 121 milhões, resultado da parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O valor inclui as etapas de terraplenagem, drenagem, pavimentação, sinalização e execução de uma ponte.

Em São Mateus do Sul, também será restaurada a pavimentação de três quilômetros da PR-364, viabilizando um alargamento dos acostamentos e a implementação de calçadas e ciclofaixas.

Em Irati, a obra inclui um trecho variante de 1,2 km ligando a PR-364 à BR-153 – entroncamento onde será construída uma trincheira, com o objetivo de reduzir o alto número de acidentes no local.

Para a prefeita de São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha, a obra vai fomentar vários setores. “São Mateus do Sul é o 23º município no Paraná em desenvolvimento agropecuário. Por isso, o escoamento da safra dos nossos produtores vai ter um grande diferencial. Essa estrada vai proporcionar um desenvolvimento macro, que além da agropecuária vai atingir a indústria e o comércio”.

Luiz Everaldo Zak, prefeito de Rebouças, diz que a obra “vai trazer muitas oportunidades de desenvolvimento, geração de renda, circulação de pessoas, emprego. As perspectivas são as melhores possíveis. Esse investimento, só pelo valor dele, de estar na cifra de R$ 30 milhões, vai ser histórico no município, a maior obra da história. Com certeza, Rebouças vai colher muito frutos”.

Obra na estrada de Irati a São Mateus do Sul já tem mais de 30 km pavimentados. Crédito: Nilton Pabis

Em maio deste ano, houve uma cerimônia que contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior em que foram entregues os primeiros quilômetros da estrada. O governador enalteceu a importância da obra. “Neste ano, já entregamos a primeira etapa da estrada, o que colabora para escoar a safra produzida na região. Estamos trabalhando para entregar a pavimentação completa desses 49 quilômetros até o primeiro trimestre de 2022, ligando duas cidades-pólo”.

A obra está sendo executada pela empresa Triunfo, com gestão do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR). Atualmente, a equipe de execução e fiscalização conta com um efetivo de 270 colaboradores e 180 equipamentos.

Maquinário continua na pista e as obras avançam. Previsão é encerram em 2022. crédito: Nilton Pabis