Mais duas mini rotatórias serão instaladas em Irati

Mini rotatória na Avenida Vicente Machado já está funcionado no município desde dezembro de 2018/Foto: Jaqueline Lopes Irati está passando

Mini rotatória na Avenida Vicente Machado já está funcionado no município desde dezembro de 2018/Foto: Jaqueline Lopes

Irati está passando por várias mudanças, e uma delas é no trânsito. Depois da instalação de duas rotatórias, outras duas serão implantadas até a metade do ano. Desta vez, serão nas ruas Trajano Grácia, esquina com a Daniel Moreira, e Avenida Noé Rebesco, esquina com a Getúlio Vargas, onde os testes devem começar em breve.

As duas rotatórias fazem parte de um novo projeto viário da Prefeitura para melhorar o trânsito de Irati. Segundo a administração municipal, o aumento de veículos registrados pelo município no DETRAN-PR, que saltou de 2009 para 2017 em 35 mil veículos, foi o principal fator para as alterações feitas.

Nós optamos por essas mini rotatórias pelo custo mais baixo, pela situação da via que não comportava uma rotatória grande e para tirar o sinaleiro de quatro tempo. Às vezes, ficava 40 segundos fechado para um trânsito e passava um ou dois veículos e agora está fluindo melhor, explica o secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Dagoberto Waydzik.

O secretário também esclarece que essa nova estrutura foi vista em vários lugares como Campo Largo e Francisco Beltrão. Waydzik esteve na Europa recentemente e também observou as mini rotatórias, que deixavam o trânsito mais rápido e com mais prontidão.

As novas rotatórias instaladas em Irati já tiveram várias reclamações, porém Waydzik relata que muitos gostaram do trabalho. Críticas sempre vão existir, mas a gente aceita as construtivas. Porque ninguém faz nada para atrapalhar a cidade, a gente procura sempre uma melhoria para a localidade, vai haver os descontentes, mas a maioria está satisfeita com o resultado das rotatórias, disse.

A prefeitura já fez a recuperação da rotatória da rua 15 de novembro. Também foi instalada uma na Avenida Vicente Machado, esquina com a Rua Pacifico Borges, uma na Getúlio Vargas esquina com Abílio Carvalho Bastos.

A previsão é que o teste da rotatória na Avenida Noé Rebesco e Getúlio Vargas comece nesta semana. A outra que será implantada a prefeitura prevê que até o final do semestre seja instalada.