Mallet terá sessões gratuitas de cinema ao ar livre no final do mês de junho

Município irá receber o programa “Cinema na Praça”, promovido pelo Governo do Estado

Amanda Borges com AEN

No dia 29 de junho, Mallet vai receber o programa “Cinema na Praça: Arte, cultura e diversão rodando o Paraná”. A iniciativa é do Governo do Estado e busca democratizar o acesso ao cinema. As duas exibições serão gratuitas e ocorrerão ao lado da rodoviária, às 19h e 21h. O filme exibido será “Patrulha Canina”, uma animação voltada para o público infantil. O evento pode comportar até 400 pessoas.
O programa propõe levar diversão e cultura para diferentes cidades do Estado que não possuem cinemas de rua nem em centros comerciais, através de um veículo equipado com os apetrechos necessários para a exibição cinematográfica. Ao todo, serão 60 exibições por todo o Paraná.
Para o governador Carlos Massa Ratinho Junior, um dos objetivos da proposta é descentralizar a cultura, proporcionando que uma parcela cada vez maior da população tenha acesso a este tipo de atividade. “O Cinema na Praça é mais uma iniciativa para levar cultura, arte e diversão para as cidades onde a população não tem essa estrutura. Movimenta as cidades e mexe com as pessoas, especialmente com as crianças do Paraná”, afirmou.
De acordo com a Secretária de Cultura e Turismo de Mallet, Maria Margarete Grden Szinvelski, o objetivo citado por Ratinho está atendendo a um desejo da gestão. “Nosso objetivo é levar cultura e arte mais próximo da população, precisamos democratizar, permitir que todos tenham momentos de descontração, bons momentos, até porque passamos por situações difíceis com a pandemia”, afirmou a secretária.
Ainda, Margarete comenta que nem sempre as gestões dos pequenos municípios conseguem realizar os eventos que sonham. Por isso, ela agradece ao governador Ratinho por permitir, através do Cinema na Praça, o acesso de todos a esse meio cultural.
“Eu tive a oportunidade de viver numa época que os cinemas eram comuns em nossas cidades pequenas. Todos os domingos, à noite, tinha sessão e não perdíamos uma. Hoje, muitos não têm esta oportunidade, muitos nunca entraram numa sala de cinema, e esta será uma oportunidade para imaginar e para também para relembrar”, comemorou a secretária.
O Cinema na Praça, é uma iniciativa do Governo do Paraná com apoio da Renault do Brasil e da Motion Picture Association – MPA. Durante a pandemia, o programa sofreu um intervalo por conta das medidas preventivas à Covid-19, mas agora retomou seu percurso itinerante.

ESTRUTURA
A tela para exibição do filme é um painel de LED, de 7,6 metros por 2,5 metros, levado por uma carreta até a praça da cidade, onde cerca de 400 cadeiras completam a estrutura à espera da população.