Masterpisos é a nova empresa no ramo de pisos de madeiras de Imbituva

A empresa ficará instalada no novo Parque Industrial do Mato Branco de Baixo

Esther Kremer

O município de Imbituva terá uma nova empresa no ramo de pisos de madeiras. A Masterpisos faz parte do Grupo Indusparquet e é responsável pela produção de pisos multiestruturados e multilaminados, ficará localizada no novo Parque Industrial da comunidade de Mato Branco de Baixo.

As tratativas para a instalação da empresa acontecem desde o ano passado e, agora, está em fase final da parte burocrática, da compra do terreno e dos trâmites de aprovação com a Câmara Municipal de Vereadores. A nova instalação irá gerar cerca de 130 empregos diretos e, aproximadamente, 400 a 500 empregos indiretos.

Segundo o prefeito do município, Celso Kubaski, foi cedido uma área que seria suficiente para a empresa, mas com a evolução das negociações, os empresários sentiram a necessidade de investir mais e solicitaram que o município disponibilizasse uma área maior.

Área destinada para a instalação da empresa em Imbituva | Foto: Zaqueu Bobato

Pela legislação, não é permitido a venda de terreno público e a Prefeitura ofereceu uma permuta de terreno, onde a empresa compraria uma área, que mais tarde será destinada a habitação popular, e em contrapartida, o município oferece espaço em uma permuta de matrícula. A área mede em torno de 115 mil metros quadrados e fica próxima a BR-373. “Como o investimento é muito grande, eles precisavam ter essa segurança”, disse Kubaski.

O prefeito enfatizou que o setor da madeira é forte no município e a vinda da empresa só vai agregar na economia local. “Estão aqui com o objetivo de fortalecer o setor madeireiro, que já é forte em Imbituva e na região. Junto com o setor de malharias e calçados vão fazer de Imbituva um polo industrial, tenho certeza disso”, comenta Celso.

Em relação ao terreno para a construção de habitação popular, Celso explica que fica na área central de Imbituva, com saneamento, uma área grande e com ótima qualidade de moradia. “É uma paridade de valores, eles compraram uma ótima área para a habitação e nós cedemos uma ótima área para a instalação da empresa. É o sonho de todo gestor, emprego e moradia caminhando juntos”, disse o prefeito.

O vice-prefeito de Imbituva, Zaqueu Bobato, comentou sobre a novidade e disse que o poder público tem a obrigação de ser um facilitador da geração de empregos. “É uma grande empresa, há 52 anos no mercado e que vai gerar vários empregos diretos e indiretos, isso vai beneficiar o município como um todo”.

“Parabéns para aqueles que acreditam e investem no potencial que Imbituva tem. Uma cidade economicamente forte, dinâmica e de portas abertas para as novidades, era um compromisso da campanha do Celso e está se concretizando”, disse Bobato.

O vice-presidente da OAB do Paraná e representante da empresa, Fernando Deneka, fez um pronunciamento na Câmara de Vereadores, na última sessão, e defendeu a instalação da Masterpisos no município. “A empresa gostou muito do espaço que foi oferecido, a localização é boa para a questão logística, bom acesso para os trabalhadores, o acesso de liberação ambiental, é um imóvel apto para a instalação”, disse Deneka.

A Masterpisos é especialista na fabricação de pisos de madeira | Foto: Reprodução Vídeo Masterpisos

“Eu, como morador de Imbituva, defendo o maior número de empresas, isso melhora a mão de obra, a necessidade de novas moradias, melhora o comércio, os serviços da cidade, gera empregos e renda. Eu estou na torcida para que tudo isso ocorra, é para o bem da cidade e de toda a região”, disse o advogado.

O presidente da Câmara, Élcio Galvão, também comentou sobre a nova instalação. “Estamos muito contentes pela vinda de uma grande empresa para o município, vai ser uma geradora de empregos e vai render muitos frutos para Imbituva. Nós, como gestores públicos, trabalhamos em prol do bem-estar da população imbituvense e vamos ajudar no que for necessário para o crescimento da economia e do setor industrial”, disse.

Segundo Galvão, o município está qualificado para receber mais uma empresa de grande porte. “Já temos ótimas empresas na cidade e está vai fazer o município crescer ainda mais. Temos mão de obra qualificada, pois o setor de madeira é forte aqui na região”.