Município de Guamiranga anuncia 19° Festa do Agricultor no mês de julho

Após dois anos, a tradicional festa está de volta, a última edição foi realizada no ano de 2019

Karina Ludvichak

Promovida pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) em parceria com a Prefeitura Municipal, e organizada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Guamiranga, a tradicional Festa do Agricultor acontece todos os anos no mês de julho. A última edição foi no ano de 2019, após dois anos sem ser realizada devido à pandemia, a festividade foi programada para os dias 22, 23 e 24 de julho deste ano.

No dia 22 de julho (sexta-feira) às 19h acontecerá a abertura oficial do evento, tendo como atrações principais o desfile da rainha e a partir das 22h, show ao vivo. O cronograma do dia 23 se inicia às 8h30 da manhã, com ciclo de palestras durante o dia, atividade recreativa para as crianças, passeio, curso e finaliza com show ao vivo a partir das 22h. Dia 24 é o último dia de evento, iniciando às 9h da manhã, com três programações diferentes para o decorrer do dia e, o encerramento do evento acontecerá às 18h30.

A Secretária da Agricultura de Guamiranga, Cristiane Tabarro Borgo, ressalta que a festa foi criada para diminuir a distância entre o Rural e o Urbano e aproximar os Agricultores (as) e suas organizações dos agentes, que de alguma forma, são responsáveis pelo apoio ao desenvolvimento rural. Além disso, o evento tem em seu histórico ser organizado pelas Associações de Agricultores e lideranças municipais, através do CMDRS. Um dos motivos para ser comemorada no mês de julho é pelo fato de que neste mês se comemora o Dia do Agricultor.

O município está localizado na região Sudeste do Estado do Paraná, e possui uma população de aproximadamente 8.881 habitantes no total, e mais da metade dessa população mora em áreas rurais. Segundo a secretária da Agricultura, existem, aproximadamente, 5.664 habitantes no meio rural, representados por 1.891 famílias que estão distribuídas em 2.404 propriedades. “Essa festa é o carro chefe da cultura local, é um momento em que se fortalece a identidade cultural do município, aproxima as pessoas, de encontros e reencontros, momento que os agricultores têm voz, momento em que são vistos”, comenta Cristiane.

Cristiane explica também sobre as principais atividades realizadas no município. “Como atividades agropecuárias e extrativista predominante temos o tabaco, soja, feijão, milho, leite, erva-mate, assim como, temos atividades que estão ganhando força nos últimos anos, a piscicultura, a fruticultura (uva, morango, maracujá, etc.), Olerícolas, ervas medicinais, cebola, mel, atividades não-agrícolas como, por exemplo, vinícola, agroindústria de panificados, geleias e doces, embutidos, salame italiano, etc.”, concluí Cristiane.

De acordo com o relatório do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de2021, e Departamento de Economia Rural (Deral)/Secretaria da Agricultura e do Abastecimento de 2022, como produção agropecuária, Guamiranga gerou R$180.788.993,00. Ainda, segundo a Secretaria da Agricultura do município, a força econômica está na agricultura, por isso, a Festa do Agricultor é tão importante, pois eles são os principais agentes responsáveis pela movimentação da economia local.