Município é reconhecido entre as três melhores gestões do Bolsa Família no Paraná

Resultado obtido é reflexo da organização e intersetorialidade entre as Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde

Karina Ludvichak, com informações assessoria

Durante o Seminário Intersetorial de Gestão do Programa Bolsa Família, que aconteceu na sexta-feira (17), em Curitiba, Fernandes Pinheiro foi reconhecido entre as três melhores gestões do Paraná.


De acordo com os profissionais envolvidos nas ações do programa no município, o resultado obtido é reflexo da organização e intersetorialidade entre as Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde.
Segundo a gestão municipal, tal reconhecimento evidencia o trabalho conjunto e coordenado entre os diferentes setores essenciais para o fortalecimento das políticas públicas.


AÇÕES
A secretária da Assistência Social de Fernandes Pinheiro, Elisângela do Carmo Moreira Pires, conta que no ano de 2023 a pasta recebeu um material contendo as orientações necessárias para as ações do Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento no Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (PROCARD-SUAS), no qual foi repassado um recurso Federal por meio do Programa no valor de R$ 12 mil. “Na época que o recurso foi repassado o Governo Federal tinha expedido um informe de que teria que ser feito as averiguações cadastrais do Bolsa Família até outubro de 2023, foi no que empenhamos o recurso, e com isso conseguimos gastar praticamente em seis meses”, explica.


De acordo com Elisângela, o recurso foi utilizado no fortalecimento das equipes na busca ativa e pagamentos. “Realizamos ações nas comunidades do interior fazendo a busca ativa, em especial os registros Unipessoal para atualização e regularização dos cadastros,criamos oportunidade para acesso a serviços, benefícios, e programas sociais a pessoas que necessitam, mas que ainda estava fora do Cadastro Único ou estavam com dados desatualizados.Com este trabalho, nosso município foi reconhecido entre as três melhores gestões do Programa Bolsa Família”, completa a secretária.


Saúde- o setor atuou no Programa analisando o vínculo dos usuários aos serviços de saúde e o cumprimento do calendário nacional de vacinação e acompanhamento do estado nutricional para beneficiários até 07 anos de idade incompletos; e realização de pré-natal de gestantes.


Educação- a pasta é responsável por analisar, através do Sistema Presença, o acompanhamento e monitora da frequência escolar de estudantes beneficiários do Bolsa Família. Ainda, na rede municipal e estadual realizou a busca ativa, contando sempre com o trabalho dos diretores e coordenadores, além dos operadores nas escolas.


Serviços Socioassistenciais- o setor é responsável por complementar o acompanhamento, com visitas de averiguação, ações nas comunidades rurais, busca ativa quando encaminhado pela rede, acompanhamento e inclusão das famílias em atividades da assistência social.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.