Município inicia Programa Saúde na Escola

A primeira instituição a receber o programa foi a Escola Municipal Ana Amaral Gruber, no bairro São Francisco, onde foi realizada uma oficina de saúde bucal, com objetivo de estimular e ensinar às crianças cuidados básicos de higiene bucal

Secom

A Secretaria de Saúde de Irati deu início ao programa “Saúde na Escola”, que tem como objetivo prestar orientações sobre saúde bucal, realizar palestras sobre alimentação saudável e prevenção à obesidade infantil e verificar a situação vacinal dos alunos da rede municipal de ensino. Também será realizada a avaliação antropométrica das crianças.
A primeira instituição a receber o programa foi a Escola Municipal Ana Amaral Gruber, no bairro São Francisco, onde foi realizada uma oficina de saúde bucal, com objetivo de estimular e ensinar às crianças cuidados básicos de higiene bucal. Para isto, foram utilizadas figuras de youtubers conhecidos, nas quais foram simuladas cáries e suas possíveis causas.
“A partir deste caso, as crianças foram questionadas a respeito de ações para evitar a cárie e de cuidados orais. Para estimular e simular a escovação, utilizamos um boneco, batizado de Hugo, para demonstração de técnicas de escovação”, destacou a médica, Ismary Llañes Casañas. “Os alunos ficaram muito empolgados com o boneco, visto que todos quiseram escovar a boca do Hugo, formando uma fila para escovação”, comentou.
Segundo a médica, a adesão de professores, alunos e equipe pedagógica foi bastante produtiva e positiva. Durante o evento, também foram feitas palestras sobre as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, e a respeito da prevenção à Covid-19.