Mutirão da Dengue acontece sexta (26) e sábado (27) em Prudentópolis

Expectativa é coletar, em média, de quatro a cinco toneladas de lixo nos dois dias

Com o objetivo de prevenção no combate a Dengue, zika e chikungunya, o mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Prudentópolis realizará nesta sexta-feira (26) e no sábado (27) um mutirão para recolher os resíduos e evitar que haja contaminação. A expectativa é coletar, em média, de quatro a cinco toneladas de lixo.

Foi divulgado que o caminhão passará recolhendo todos os possíveis criadouros, sendo pneus velhos, garrafas, latas etc. Para que os caminhões da Prefeitura realizem a coleta, e deem o destino correto desses resíduos. Os proprietários que desejam que o material seja recolhido devem retirar e deixar em frente à residência.

Todas as secretarias estão envolvidas no mutirão, pois o trabalho integrado traz mais eficácia ao serviço prestado e os funcionários farão a coleta nos dois dias. O município já apresentou 12 notificações por Dengue, e dois foram casos positivos de autóctones – contraída dentro da cidade, de agosto até agora, que é o período epidemiológico.

De acordo com o coordenador de Endemias de Prudentópolis, Paulo Kachutski Filho, o mutirão irá mostrar para a população a importância de se prevenir da Dengue. “Esse mutirão tem como principal objetivo despertar na população o quanto é importante o trabalho de prevenção, e no combate à dengue a principal atividade é a eliminação e a remoção de depósitos do meio ambiente”, disse

Ele também comenta que os cuidados precisam ser intensos por parte da comunidade para que não haja mais casos. “Se a população criar o hábito de cuidar e realizar semanalmente esta tarefa, com certeza, o índice de infestação do mosquito diminui e os riscos da doença também, pois como bem sabemos, dengue é um problema de saúde pública, e saúde pública se trabalha em conjunto com a população. É preciso mostrar que a responsabilidade é do morador em cuidar do ambiente onde ele vive, se nós não tivermos uma população consciente, jamais teremos eficácia no combate à dengue”, destaca Filho.

O MULTIRÃO

O mutirão é uma atividade preconizada pelo Ministério da Saúde. Antigamente, a coleta era realizada pelos funcionários da Prefeitura, por causa da pandemia do novo coronavírus, respeitando as normas sobre aglomeração, e também prevenindo o risco de contaminação, a responsabilidade passou para o morador. O mutirão é realizado duas vezes ao ano em Prudentópolis.