Natal Cultural de Irati inicia sábado com chegada surpresa do Papai Noel

Novidade este ano está nas apresentações artísticas no Centro do município. Atividades vão até os dias 23 e 24 de dezembro

Jaqueline Lopes

O espírito natalino está de volta a Irati e a população poderá acompanhar uma grande programação no Natal Cultural idealizado pela Prefeitura, que começa a partir de segunda-feira (13). No sábado (11), acontece o lançamento oficial com a chegada do Papai Noel e abertura da Casa, que este ano será na Casa da Cultura.
A Casa foi preparada para receber os visitantes, e uma decoração iluminada de Natal espera a comunidade iratiense, em um espaço temático. Além disso, a parte externa foi enfeitada e ficará o presépio e demais adereços natalinos. O Papai Noel atenderá as crianças em uma tenda em frente à Secretaria de Cultura.

“É um Natal Cultural. Mistura-se a música, a arte e a magia natalina” – Alfredo Van der Neut

O Natal Cultural de Irati irá envolver também apresentações artísticas no município, e deve movimentar o comércio neste fim de ano. O prefeito Jorge Derbli, que idealizou este novo formato de Natal, explica que o município quis envolver aspectos econômicos, culturais e afetivos. “Juntamente com a Aciai (Associação Comercial e Industrial de Irati), estávamos pensando em alternativas para promover o movimento do nosso comércio no fim do ano. A mudança da Casa do Papai Noel para a Casa da Cultura já proporcionará maior circulação de pessoas no centro da cidade”.
A ideia do Natal Cultural de Irati é, além de movimentar o comércio e prestigiar os artistas locais, uma forma de retomar as festas e eventos no município, que estavam paradas devido à pandemia. Agora, com alto índice de vacinação e a diminuição nos casos, a Prefeitura procurou preparar uma festa para a população resgatar o espírito natalino. “Se Deus quiser, este Natal será iluminado não apenas pela data, mas que Ele possa dar um fim a pandemia e a gente possa voltar a normalidade”, observa o secretário de Cultura de Irati, Alfredo Van der Neut. Ele também agradece todos que ajudaram na decoração e preparação do Natal.
Para a visitação no espaço, será obrigatório o uso de máscara e haverá uma ordem para entrada mínima de pessoas, para não haver aglomerações no local.

 

Parte externa da Casa da Cultura também está enfeitada – Foto: Amanda Borges

ABERTURA
A abertura oficial da Casa do Papai Noel acontece neste sábado (11), a partir das 19h. Haverá um palco com apresentações de músicas natalinas ou do gênero. E os corais Arcanjo Miguel e Gaudeamus in Domino farão apresentações em frente ao Clube do Comércio. O prefeito fará a entrega da chave ao Papai Noel para iniciar as festividades. Também, um sacerdote fará uma bênção, para lembrar o nascimento de Jesus.

APRESENTAÇÕES ARTISTÍCAS
Este ano, a novidade fica por conta dos cinco mini palcos montados em várias ruas de Irati, em que artistas do município irão se apresentar e mostrar o talento. Serão 120 apresentações em diversas artes como músicas de todos os estilos, dança, teatro, personagens infantis trabalhando com as crianças nas ruas, caricaturistas, malabaristas, entre outros. “São artes diferentes, e tenho certeza que o pessoal vai gostar e participar bastante do nosso Natal”, comenta a secretária de Comunicação de Irati, Fernanda Pereira.
Os mini palcos ficarão nas calçadas, e ocuparão algumas vagas de estacionamento, mas as pessoas e carros poderão circular tranquilamente pelas Ruas. A Guarda Municipal e o Iratran farão a sinalização.
Os palcos serão: – Palco da Munhoz (em frente à 4ª Regional de Saúde); – Palco da 15 (em frente à Caixa Econômica); – Palco da Rua da Cidadania; – Palco da Vicente Machado (próximo à Nair Móveis Planejados); – Palco da 19 (próximo ao Sicoob). “O objetivo é movimentar o comércio e, ao mesmo tempo, com as atrações, voltar o setor de artes, a parte cultural de Irati, porque o pessoal dessa área ficou em situação complicada por causa da pandemia. Queremos que o espírito natalino seja novamente despertado”, comenta Fernanda.

“Queremos que as pessoas voltem a sorrir. E acredito que com a programação toda a cidade, e o público da região, vão gostar bastante de participar do nosso Natal”. – Fernanda Pereira

De acordo com Alfredo, todos os artistas que vão se apresentar irão receber, e o prefeito Jorge e a vice Ieda Waydzik optaram por mudar o investimento para que os artistas possam ter algum ganho. “Ao invés de gastar com iluminação, e talvez não conseguisse fazer na cidade toda, esse recurso será destinado às apresentações, para os grupos poderem, depois de passar alguns meses com dificuldades, por causa da pandemia, ganharem um pouco neste fim de ano”.
As atividades culturais acontecerão todas as noites, do dia 13 ao dia 24 de dezembro, a partir das 19h, exceto no dia 19 (domingo), que será das 16h às 20h, e do dia 24 (sexta-feira), que será das 09h às 12h.

 

Decoração temática de Natal está preparada em Irati – Foto: Amanda Borges

CONCURSO DE MINI PRESÉPIO
Este ano, a Prefeitura lançou um concurso de mini presépio. Mais de 20 pessoas já se inscreveram, há crianças e idosos participando. Quem escolhe o vencedor é o público, que poderá votar quando visitar a Casa do Papai Noel. A ideia da Prefeitura é algo simples e artesanal, que expresse a criatividade.