Natal Cultural é grande atrativo para a população iratiense

As atrações acontecem até o dia 23 de dezembro

Esther Kremer

Neste ano, a Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria de Comunicação administrada por Fernanda Pereira, e Secretaria de Cultura administrada por Alfredo Van der Neut inovou e apresentou aos iratienses o Natal Cultural. A Casa do Papai Noel, as apresentações musicais, teatrais e as danças estão atraindo cada vez o público e animando as noites que antecedem o Natal.
Outro modo de incentivar a população a visitar a Casa e também o comércio, que nesta semana ficará com portas abertas até as 22h, foi disponibilizar seis mini palcos em pontos estratégicos da cidade. O Palco Esperança, na Rua Dr. Munhoz da Rocha; Palco Positividade, na Rua da Cidadania; Palco Gratidão, na Rua 15 de Novembro; Palco Magia, na Rua Dr. Vicente Machado; Palco do Papai Noel, na Casa da Cultura e Palco Emoção, na Rua 19 de Novembro.


Além de apresentações musicais, outras atrações como personagens infantis, teatros e danças, também fazem parte das festividades natalinas. Para completar a programação, o Concurso de Presépios está acontecendo no Clube do Comércio e a população pode votar na obra favorita.
Ao todo, o evento conta com 120 artistas contratados para animar o Natal. A Prefeitura optou por remunerar os mesmos e não fazer a iluminação natalina na cidade. Esta foi uma iniciativa para ajudar os artistas que foram atingidos pela pandemia.
Segundo o secretário de Cultura, Alfredo Van der Neut, a ideia é criar oportunidades para todos os artistas que precisaram parar durante a pandemia. “A maioria deles vivem de apresentações, é uma maneira de ganhar a vida e além de dar uma oportunidade para eles, também está deixando a cidade mais alegre e mais bonita”, disse.
O pastor Emerson Fernandes atua na Igreja Evangélica Assembleia de Deus e esteve acompanhando a orquestra Ebenézer, da mesma igreja. Segundo ele, o espaço que a Prefeitura está ofertando veio em um bom momento. “Nós estamos saindo de uma pandemia, em que todos passaram por momentos difíceis, então, celebrar o Natal traz um sentimento de renovação e de alegria. Parabenizamos a todos os envolvidos”.
Outra atração, encontrada dentro da Casa da Cultura, é um presépio real composto por artistas que fazem os papeis de Maria, José e dois anjinhos. Os personagens estiveram no centro da cidade e comentaram com o público sobre a magia natalina e o nascimento de Jesus.

Palco Positividade, que está localizado na Rua da Cidadania – Foto: Esther Kremer

Artistas de rua


Uma das atrações que está conquistando o público são os personagens que acompanham o Papai Noel e a Mamãe Noel nas ruas do centro da cidade. Eles são, ao todo, cinco pessoas, Raissa Negroni, Nicolas Sampaio, Janaina Ucrainski, Vanessa Sergio e Cristiane de Paula.
O artista Nicolas Sampaio é um dos malabaristas do grupo e comentou sobre o papel deles neste Natal Cultural. “O nosso papel é interagir com o pessoal, com as crianças e animar ainda mais a festa, incentivar a população a ficar em Irati, fazer as compras de Natal aqui e não ir para outras cidades. Então, estamos ajudando também o comércio local”, disse.
A artista Raissa Negroni, que faz parte do grupo, falou sobre a iniciativa da prefeitura. “É bem importante essa atitude, é um espaço em que podemos mostrar o potencial do nosso trabalho, é bom ter essa diversidade entre as práticas artísticas e a gente está trazendo esse diferencial aqui na rua, acompanhando o Papai Noel”, explica.

Grupo de artistas que acompanha o Papai Noel nas ruas – Foto: Esther Kremer

O casal Romeu Ribeiro Baptista e Odete Mari Baptista são moradores de Irati e comentaram sobre as festividades de Natal na cidade. “Este Natal está sendo algo deslumbrante, parabenizamos os envolvidos na organização. Todas as noites estão sendo muito alegres, temos vários palcos onde os iratienses podem visitar e celebrar. Nós visitamos quase todos os locais e sempre tem um público assistindo. O mais importante é que todos os artistas são de Irati, são da nossa cidade”, finalizaram.