Notas informativas Prefeitura Municipal de Irati – 01/06

UTI Móvel do Estado permanecerá quatro meses na região Na manhã de hoje, autoridades da área de Saúde se reuniram

UTI Móvel do Estado permanecerá quatro meses na região

Na manhã de hoje, autoridades da área de Saúde se reuniram rapidamente para o repasse de uma UTI Móvel do Governo do Estado, que permanecerá em Irati pelo período de quatro meses, para atender aos nove municípios que integram a 4ª Regional de Saúde.

O veículo permanecerá junto ao Pronto Atendimento Municipal, à disposição de toda a população da região, para o serviço de deslocamento de pacientes que possam estar com coronavírus. “É um atendimento exclusivo, que vai oferecer mais este suporte à toda região, suprindo um vazio sanitário que tínhamos”, comentou o chefe da 4ª Regional, Valter Trevisan.

Além do veículo, permanecerão a postos para eventuais atendimentos na ambulância, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um motorista socorrista. “Esta UTI móvel e a equipe irão atender somente pacientes da Covid-19”, detalha a secretária municipal de Saúde, Jussara Aparecida Kublinski Hassen.

“É sabido que temos o SAMU, porém em razão do aspecto da higienização necessária e que exige tempo e detalhamento, a UTI foi a solução mais adequada”, finalizou Jussara.

 

Criança de 01 ano é o segundo caso confirmado da COVID-19 em Irati

No último sábado (30), às 19h30, o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Irati emitiu boletim contendo a informação do segundo caso confirmado da COVID-19 em Irati – Paraná. Trata-se de uma criança de 01 ano, a qual foi levada até uma Unidade de Saúde apresentando sintomas leves de Síndrome Gripal.

Conforme as orientações da Nota Técnica SESA nº 01/2020, desde o dia 26/05, todos os casos notificados de Síndrome Gripal têm amostras coletadas para Testes de Biologia Molecular RT-PCR (Transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase) para a detecção do RNA do coronavírus (SARS-CoV-2). Em razão destas orientações, mesmo apresentando somente sintomas leves, a criança teve suas amostras coletadas e, posteriormente, houve a chegada do resultado positivo para COVID-19.

Como estavam assintomáticos no momento em que a criança foi levada à Unidade de Saúde, os pais e familiares próximos não foram testados neste primeiro momento. Após resultado positivo da criança, todos os contatos dela que estavam apresentando sintomas gripais, tiveram também suas amostras coletadas e, neste momento, aguarda-se a chegada dos resultados destes exames.

Informações pessoais

Nas redes sociais como o WhatsApp, Facebook, Instagram e Twitter, desde a divulgação do primeiro caso nos dias 14 e 15 de maio, muitas pessoas estão solicitando informações pessoais dos pacientes com confirmação da COVID-19, como identidade, endereço e onde estiveram nos últimos dias. A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que informações pessoais sobre os pacientes, como a identidade e o endereço, não podem ser divulgadas por questões éticas e legais pertinentes aos atendimentos.

Quanto à divulgação de todos os locais pelos quais os pacientes passaram nos últimos dias – da maneira como era feito com os casos de Sarampo – a enfermeira-chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Denise Homiak Fernandes, esclarece que não existe recomendação de divulgação dos locais pelos quais as pessoas com positivo para COVID-19 passaram nos últimos dias, como é feito no caso do Sarampo, por conta das diferenças na forma de transmissão de cada uma dessas doenças.

Segundo Denise, o Sarampo se transmite por aerossol e, nesse caso, as partículas podem ficar suspensas no ar por até 2 horas quando o indivíduo contaminado passa por um determinado local. Já a COVID-19 se transmite por gotículas, que são partículas pesadas que, quando expelidas, caem até 1 metro de distância da pessoa que expeliu, ficando nas superfícies, e não suspensas no ar, por esse motivo é frisado tanto a questão da lavagem das mãos e uso de máscara, evitando assim que a contaminação das mãos não seja levada até a boca/olhos/nariz, favorecendo a infecção .

Dessa forma, não há divulgação dos locais pelos quais as pessoas com resultado positivo para COVID-19 passaram, como acontece no caso do Sarampo. Trata-se, portanto, de uma questão técnica de Saúde o fato de esta divulgação ser feita em casos de Sarampo, e não ser feita em casos de COVID-19.

Prevenção

Mais importante do que números de casos confirmados e em investigação, e informações sobre os pacientes, a prioridade deve ser sempre tomar todas as medidas de prevenção recomendadas: sair de casa somente em caso de necessidade, fazer sempre o uso de máscaras, lavar as mãos com muita frequência usando álcool gel ou água e sabão, evitar aglomerações, manter uma distância segura das outras pessoas em ambientes públicos, entre outras.

“Neste momento difícil que todos estamos vivendo, é crucial que tenhamos empatia e discernimento antes de fazer qualquer julgamento. Muitas pessoas, em virtude da característica essencial de seu trabalho, não têm a possibilidade de ficar em casa em isolamento, e assim, acabam se expondo diariamente ao risco de contaminação e ainda, de levar a contaminação aos seus familiares mesmo diante de todas as precauções adotadas” comenta a enfermeira-chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Denise Homiak Fernandes.

 

Boletim da Epidemiologia de Irati do dia 30/05

No último boletim do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Irati, emitido sábado (30/05), os números acumulados desde o início do controle eram os seguintes:

CASOS NOTIFICADOS – 315. Refere-se a todas as pessoas com casos de síndromes gripais (SG) e que passaram por atendimento médico.

CASOS DESCARTADOS POR CRITÉRIO CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO – 139. São os casos notificados de Síndrome Gripal, mas que não apresentavam sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e nem histórico de viagem ou de contato próximo com caso confirmado laboratorialmente para COVID-19.

TESTES REALIZADOS – 176. Refere-se aos casos notificados, cujas amostras foram coletadas para realização de testes laboratoriais. Os resultados destes testes levam cerca de uma semana para ficarem prontos, prazo este que pode variar conforme a demanda. Os testes são feitos pelo Laboratório Central do Paraná (LACEN-PR) ou outros Laboratórios credenciados.

CASOS DESCARTADOS POR CRITÉRIO LABORATORIAL – 154. Alude aos testes realizados cujos resultados foram negativo para COVID-19.

CASOS EM INVESTIGAÇÃO – 20. Relaciona-se aos testes realizados, cujos resultados dos exames ainda não foram obtidos.

CASOS CONFIRMADOS – 2. Aborda os testes realizados, cujos resultados foram positivo para COVID-19.

RECUPERADOS – 1. Refere-se aos pacientes cujos testes realizados tenham tido resultado positivo para COVID-19 e que posteriormente tenham recebido alta, recuperando-se da doença.

ÓBITOS – zero. Refere-se aos casos de testes realizados, cujos resultados tenham sido positivo para COVID-19 e com falecimento da pessoa acometida pela doença.

 

Vacinação contra a Influenza é prorrogada

Através do ofício circular 104/2020, do último dia 28 de maio, o Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza até o próximo dia 30. A iniciativa é válida para que as Unidades Federadas que ainda não atingiram a meta de vacinar ao menos 90% dos grupos prioritários.

A vacinação contra influenza contribuirá sobremaneira para a redução das complicações, das internações e, consequentemente, da mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da gripe, nos grupos-alvo definidos, em especial frente à situação que o país enfrenta com a pandemia de coronavírus. A prorrogação do prazo para a vacinação é mais uma oportunidade para que as pessoas contempladas nos grupos prioritários possam receber a vacina influenza nos serviços de saúde.

Informações sobre quem deve se vacinar podem ser obtidas pelos telefones 3907 3155 e 9 9104 1938, ambos do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Irati.

Resultados até o momento

Dados parciais do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), no que se refere aos resultados da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, demonstra que foram vacinadas até 25/05 48.059.096 pessoas de um total de 77.728.419 de pessoas, com alcance de uma cobertura vacinal de 61,83%.

A meta de cobertura vacinal (90%) foi alcançada para os grupos das pessoas com 60 anos ou mais de idade (113,3%) e trabalhadores da saúde (103,01%), entretanto, a cobertura vacinal ainda não foi alcançada para os grupos prioritários convocados na segunda e terceira fases desta campanha.

Mesmo com os esforços pelas três esferas de gestão para o alcance das coberturas adequadas na Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, até o momento, o país somente atingiu 90%, conforme disponível no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, em 1.155 (20,73%) municípios.

As doses existentes nos municípios devem continuar sendo destinadas aos grupos prioritários já elencados, como: pessoas de 60 anos e mais de idade, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motorista e cobrador de transporte coletivo, povos indígenas, crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

 

2º encontro online dos "Sábados Literários" acontece dia 06/06

Em respeito às medidas de contenção, os encontros presenciais do projeto "Sábados Literários" foram temporariamente suspensos.

As reuniões, por enquanto, serão feitas por meio da plataforma Google Meet. Todas as demais características do projeto seguem mantidas.

O próximo encontro via Google Meet acontecerá no dia 06 de junho. O palestrante é o professor doutor Caetano Galindo (UFPR), que vai tratar sobre a obra "Ulisses", do escritor irlandês James Joyce, como parte do tema central da 8ª edição dos Sábados Literários: "Entre Clássicos e Releituras". Segue o link direto para assistir ao evento:

https://www.youtube.com/watch?v=_L-q97vsGgQ .

Destaca-se que é do romance "Ulisses" que surge a tradição do "Bloomsday", evento realizado anualmente no dia 16 de junho em referência ao personagem Leopold Bloom, protagonista da obra.

De acordo com o professor Edson Santos Silva, idealizador e coordenador dos "Sábados Literários", o projeto busca aproximar a comunidade iratiense da Literatura e do conhecimento relacionado a esta área. Edson, que declara apostar no poder humanizador da leitura, explica que, com uma linguagem simples e de fácil compreensão, é possível despertar o interesse e a curiosidade da população para um tema que, muitas vezes, é entendido equivocadamente como sendo de difícil acesso.

O projeto "Sábados Literários" é desenvolvido em uma parceria entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), a Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico da Prefeitura de Irati, o Centro Cultural Clube do Comércio, a Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS) a Associação Cultural Denise Stoklos e o Sebo Centenário. Os interessados podem se inscrever no link a seguir:

https://evento.unicentro.br/site/sabadosliterarios/2020 .

 

Alistamento militar prorrogado

A Junta do Serviço Militar de Irati informa que, conforme o Decreto Federal 10.384/2020, o prazo para alistamento dos jovens nascidos no ano de 2002, que estava previsto para encerrar no dia 30 de junho próximo, foi prorrogado para 30 de setembro deste ano, em razão das medidas de enfrentamento à Covid-19.

O alistamento pode ser feito presencialmente ou pelo aplicativo “Exército Brasileiro” disponível para as plataformas Android e IOS.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3907 3128 e 9 9950 7065, que também é whatsapp.

 

Setores estão mudando de endereço nesta semana

Devido à mudança de imóvel, os setores Sala do Empreendedor, PROCON, Junta Militar, INCRA e Instituto de Identificação, não atenderão nesta semana, até sexta, dia 05 de junho.

Estes setores, que até então atendiam na Avenida Vicente Machado, a partir da próxima SEGUNDA-FEIRA, dia 08 de junho, funcionarão na Rua da Liberdade, 740.

A Sala do empreendedor permanecerá atendendo pelo whatsapp 9 9107 0283, e pelo e-mail [email protected] .

 

Ruas liberadas ao tráfego

A Secretaria de Serviços Urbanos comunica que as ruas Rio Amazonas e José Fillus, que estavam passando por adequações nos últimos dias, já estão liberadas ao tráfego.

 

Famílias em necessidade de cestas devem procurar os CRAS

Continuam sendo entregues as cestas básicas da campanha “Todos por Irati” às famílias em situação de vulnerabilidade no Município.

Durante a visita para a entrega das cestas, um profissional da equipe da secretaria de Assistência Social fará uma pequena entrevista social, para obter detalhes da atual situação da família e as necessidades que vem passando recentemente.

A orientação da Secretaria de Assistência de Assistência Social de Irati é que todas as famílias que estão precisando destes kits emergenciais procurem o CRAS mais próximo e façam o seu pedido.

O telefone para informações é 3907 3104.

 

Ainda há agasalhos, roupas e calçados para distribuição

HOJE, dia 1º, o Pavilhão João Wasilewski, no Parque Aquático, está fechado para a reorganização das peças de roupas, agasalhos e calçados arrecadados na campanha “Todos por Irati”.

Mas AMANHÃ, dia 02, o pavilhão será aberto e funcionará até QUINTA-FEIRA, dia 04, para que todos os interessados possam escolher os objetos que estejam precisando.

É necessário levar documentos pessoais e um documento com foto, para apresentar quando chegar ao local. Permanecerá o sistema de senhas por ordem de chegada.

A coordenação lembra que é obrigatório o uso de máscara, será permitida a entrada de apenas um integrante por família, não será permitida a entrada de crianças, e não é aconselhada a ida de pessoas acima de 60 anos, gestantes ou com doenças crônicas.

No interior do pavilhão, o tempo de permanência para as pessoas que forem buscar agasalhos será, em média, de 45 minutos.

 

Quota única do IPTU poderá ser paga em agosto, com desconto de 10%

O IPTU 2020, poderá ser pago em quota única em 10 de agosto próximo, com desconto de 10%, ou parcelado a partir do dia 10 de julho.

O IPTU, Taxa de Combate a Incêndio (TI) e a Taxa de Custeio de Iluminação Pública (CIP), poderão ser pagos em cota única, ou em até 06 seis parcelas, sendo o valor mínimo da parcela de R$ 30,90.

O desconto de 10% para pagamento em quota única não incide sobre a TI e sobre a CIP, cobrada sobre os imóveis não edificados.

Por motivo da pandemia de COVID-19 as parcelas um, dois e três, que têm vencimento respectivamente em julho, agosto e setembro, poderão ser pagas sem correção, multa e juros, nos vencimentos prorrogados, estipulados para outubro, novembro e dezembro.

Já o decreto 153/2020 determina que o ISSQN fixo, pode ser pago em cota única em 10 de setembro, ou em até quatro parcelas, a partir desta data.

A Taxa de Vistoria e Funcionamento Regular (TVFR), e a Taxa de Licença e Localização (TLL) poderão ser pagas em cota única em 10 de setembro.

Haverá carnês impressos que chegarão a partir do mês que vem, mas quem quiser pode fazer o download dos mesmos acessando o banner na página oficial da Prefeitura de Irati.

Assim que impressos, os boletos serão entregues pelos Correios no endereço do imóvel ou no endereço cadastrado pelo contribuinte. Quem não receber o boleto deverá procurá-lo no setor de Tributação da Prefeitura.

Informações no setor de Tributação da Prefeitura, através do telefone 3132 6138.

 

Vigilância Epidemiológica alerta sobre a Sífilis em gestantes

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Irati está fazendo um alerta a respeito da Sífilis em gestantes. De janeiro a maio de 2020, houve dez casos notificados, o que representa mais que o dobro do número de casos deste mesmo período em 2019, quando foram registrados somente três casos.

Recomenda-se já no início da gestação a realização do pré-natal, que é o acompanhamento médico e de enfermagem prestado à gestante durante a gravidez, para que seja possível a detecção precoce de patologias maternas e/ou fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos para a mulher. Quando descoberta cedo, a Sífilis pode ser tratada, de forma que se minimizem as eventuais consequências. Há também a recomendação para que o parceiro da gestante faça os testes, e que o casal faça o uso de preservativos durante a gestação.

Em Irati, o Pré-Natal é desenvolvido no prédio marrom da Secretaria Municipal de Saúde, e fica aberto de segunda a sexta, das 07h às 16h (sem fechar para o horário de almoço). Os telefones para contato são o 3907 3164 e o 9 9914 0833, este último também funcionando como WhatsApp. Neste mesmo setor, as mulheres também podem solicitar os exames para verificar se estão grávidas.

 

Oficinas em vídeo estão disponíveis no Facebook da Assistência Social

As oficinas que estavam sendo disponibilizadas pelas Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Irati estão com as atividades presenciais temporariamente suspensas. Para que os participantes possam continuar desenvolvendo as práticas propostas dentro deste projeto, as oficinas estão sendo disponibilizadas em vídeo.

Todo o conteúdo está inteiramente disponível na página do Facebook da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O material pode ser acessado pelo link a seguir, que segue diretamente para a sessão de vídeos da página: bit.ly/3bUHli2

 

CadÚnico do Bolsa Família não terá alterações

De acordo com a Portaria n° 387, de 15 de maio de 2020, a Coordenação do Departamento do Cadastro Único do Município de Irati informa que NÃO serão realizadas alterações de qualquer natureza no Cadastro Único das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, durante o período que perdurar os pagamentos do Auxílio Emergencial.

Solicita-se que as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família NÃO se desloquem até os CRAS do Município, em busca de realizar qualquer modificação e alteração no cadastro.

Esta medida busca assegurar o recebimento das três parcelas do Auxilio Emergencial previstas na Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020, e no decreto nº 10.316, de 7 de abril de 2020, aos beneficiários do Programa Bolsa Família.

 

Estabelecimentos credenciados no vale “Cartão Comida Boa”

Estes estabelecimentos estão credenciados a vender gêneros alimentícios de primeira necessidade aos beneficiários do vale “Cartão Comida Boa”, disponibilizado pelo Governo do Estado.

Mais informações pelo telefone 3907 3104.

Açougue e Mercado Cupim – Rua Trajano Grácia, 2155, Vila São João

Armazém Dias – Avenida Carlito Ernesto Barby, 213, Joaquim Zarpelon

Atacarejo Santo Antônio – Avenida Noé Rebesco, 1950, Bairro Lagoa

Bar e Mercearia do Buiu – Rua Juscelino Kubitschek, 171, Alto da Lagoa

Cavalin Bora e Cia Ltda – Rua Trajano Grácia, 210, Centro

Gcenter Supermercados 15 – Rua 15 de Julho, 180, Centro

GCenter Supermercados 19 – Rua 19 de Dezembro, 101, Centro

Ivasko Dona Noca – Rua Dona Noca, 707, Centro

Ivasko Getúlio Vargas – Avenida Getúlio Vargas, 1166, Centro

Ivasko Vicente Machado – Avenida Vicente Machado, 1166, Rio Bonito

Mercadinho Avenida – Avenida Vicente Machado, 1713, Rio Bonito

Mercado Opata – Rua Mato Grosso, 710, Vila São João

Mercado Popular – Rua Vitório Woyczyk, 145, Rio Bonito

Mercado Vila Nova – Rua Nossa Senhora da Luz, 17, Vila Nova

Mercearia Bonfim – Rua Stephano Gil, 26, Bairro Lagoa

Mercearia da Rose – Rua Antonio Borazo, 355, Bairro Lagoa

Mercearia do André – Rua das Perdizes, 45, Alto da Lagoa

Panificadora Irati – Rua 15 de Novembro, 464, Centro

Supermercado Super New – Avenida João Protzek, 2400, Vila São João