Notas Informativas Prefeitura Municipal de Irati – 07/05

Todos por Irati – CIDADE Amanhã, dia 08, acontecerá a finalização da coleta de donativos para a campanha “Todos por

Todos por Irati – CIDADE

Amanhã, dia 08, acontecerá a finalização da coleta de donativos para a campanha “Todos por Irati”, no sistema mutirão de casa em casa.

Serão percorridos o Bairro Alto da Glória e o centro da cidade.

Na área urbana, quem quiser avisar que tem doações a fazer, pode entrar em contato pelos telefones 3907 3168 e 9 9116 0730.

Opcionalmente, roupas, calçados e agasalhos podem ser levados diretamente ao Pavilhão João Wasilewski, no Parque Aquático. Alimentos, produtos de higiene e limpeza podem ser levados ao Centro da Juventude.

Todos por Irati – INTERIOR

Na área rural, quem quiser avisar que tem doações a fazer, pode entrar em contato pelos telefones 3132 6173 e 9 9141 6339.

Não é necessário aguardar o dia da coleta em cada região do interior de Irati. Os donativos podem ser levados antecipadamente aos locais de concentração de cada comunidade.

REGIÃO 4 – Guamirim/Água Clara: 11 de maio

Localidades: Água Clara, Cerro do Leão, Taquari, Barra do Gavião, Faxinal dos Ferreiras, Papuã dos Fiori, Governador Ribas, Guamirim e Arroio Grande.

REGIÃO 5 – Gonçalves Junior/Pirapó: 13 de maio

Localidades: Rio Preto, Pirapó, Boa Vista do Pirapó, Volta Grande, Campina de Gonçalves Junior, Gonçalves Junior, Linha B de Gonçalves, Linha Ordenança, Mato Queimado e Barra Mansa.

REGIÃO 6 – São Lourenço/Rio Corrente: 15 de maio

Localidades: Rio Corrente, Monjolo, Pedra Preta, Vila Rural, São Lourenço e Nhapindazal.

Irati recebe mais de 6 mil vales “Cartão Comida Boa” do Governo do Paraná

Na tarde de ONTEM (06), o município de Irati recebeu do Governo do Estado do Paraná um total de 6.154 vales “Cartão Comida Boa”, um programa de auxílio às famílias carentes neste momento de Covid-19.

O benefício prevê o repasse de um voucher no valor de R$ 50 por mês, válido durante três meses, a famílias que estejam em situação vulnerável. Isto representa um montante de mais R$ 923.100,00 que virá em socorro para que Irati possa amparar famílias carentes, até que a situação volte a se normalizar.

A cerimônia de apresentação do Vale Cartão Comida Boa para Irati, aconteceu na sede da Amcespar. O evento contou com a presença da técnica do escritório regional da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), Thais Lourenço Bustamante, da Chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, Adriana Baumel, do Chefe da 4ª Regional de Saúde, Walter Trevisan, do prefeito Jorge Derbli e secretários municipais, entre outras autoridades.

O prefeito explicou aos presentes que “estas famílias carentes de Irati, de posse deste cartão, poderão ir até aos supermercados e estabelecimentos credenciados, para comprar a alimentação básica para atender suas necessidades”. Derbli agradeceu aos representantes do Governo do Estado presentes, e também ao governador Ratinho Júnior, pela sensibilidade e iniciativa de atender as pessoas que mais precisam, neste momento em que passam dificuldades em função do Coronavírus.

Requisitos

Os requisitos para que as famílias se habilitem ao benefício é já estarem inscritas no Cadastro Único, e que a renda por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo ou três salários mínimos na soma familiar.

Este voucher para a população vulnerável de Irati comprar alimentos começará a ser distribuído já na próxima semana, ainda em data a ser definida. Em breve serão divulgados 15 pontos de validação para o vale.

Estabelecimento podem se cadastrar no site da SEAB

A chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, Adriana Baumel, explica que a região abrangida pelo Núcleo Regional da SEAB, engloba nove municípios e, no total, estão sendo repassados 21.615 vales.

Ela também esclarece que “o credenciamento do estabelecimento comercial que quer participar do programa Comida Boa e as normas para o mesmo estão no site da SEAB. O gerente ou o proprietário do estabelecimento entra no site e já na página principal está o link do Programa Comida Boa”. Segundo Adriana, no site estão todas as orientações e o cadastro é automático e autoexplicativo. “A partir do cadastro, em até 24 horas o estabelecimento já poderá começar a trabalhar com o programa”, complementa.

Outra observação da chefe da SEAB é que “o beneficiário poderá utilizar o cartão por até três meses seguidos, ou, se perdurar a pandemia, pelo tempo que for definido por lei. É, sem dúvida, um importante aditivo aos programas federal e municipal neste momento”.

 

 

 

Prefeitura atende produtores que tiveram casa incendiada em Taquari

Na tarde de ONTEM (06), integrantes das secretarias de Agricultura e Assistência Social de Irati se deslocaram até a localidade rural de Taquari, para avaliar in loco a situação de uma família de agricultores cuja casa foi destruída por um incêndio acidental.

Na última terça feira (05), à tarde, o produtor Fernando Novakoski veio até a sede de Irati, a fim de trazer a esposa para tratamento de saúde e, ao retornarem, encontraram a casa totalmente destruída.

Na residência de madeira moravam ele, a esposa, e uma filha que também não se encontrava no local. A família está provisoriamente acomodada em casa de parentes.

O Corpo de Bombeiros chegou a realizar o primeiro atendimento, mas pouco pode fazer, pois as chamas já haviam consumido toda a casa, móveis, eletrodomésticos e roupas da família.

As primeiras providências foram mobilizar moradores próximos e pessoas que quiserem colaborar a disponibilizarem doações para auxílio imediato e, posteriormente, para construção de nova casa. O ponto de concentração e coleta destes donativos é a escola de Guamirim.

A Secretaria de Assistência Social de Irati, inicialmente, irá colaborar para auxiliar na reemissão de todos os documentos da família que foram destruídos no incêndio.

Quem desejar fazer doações de qualquer espécie à família, poderá entrar em contato com a Secretaria de Agricultura de Irati, pelo telefone 3132 6172.

 

Dia D da campanha contra gripe foi cancelado

Obedecendo a determinações do Ministério da Saúde (MS) e Secretaria de Estado da Saúde (SESA), o dia D da campanha de vacinação contra gripe (influenza) que seria realizado neste sábado, dia 9, foi CANCELADO. A justificativa é de se evitar qualquer tipo de concentração de pessoas.

O município de Irati está programando abertura das unidades de saúde no próximo sábado, dia 16, das 8h às 17h.

Neste dia também, em frente à unidade Ildefonso Zanetti, como de costume, será montado um sistema drive-thru para vacinação. É uma recomendação da Secretaria de Saúde de Irati que as pessoas deem preferência a este tipo de atendimento.

A partir de segunda (11) todos os grupos poderão receber as vacinas

A Secretaria de Saúde de Irati comunica que a partir de segunda-feira, dia 11, todos os grupos elencados pelo Ministério da Saúde poderão ser vacinados contra gripe (influenza). Isso se deve porque para esta terceira e última fase da campanha, o Município estará recebendo a totalidade das doses.

Importante: crianças e gestantes, contempladas nesta terceira fase, são grupos que, nos últimos anos, vêm apresentando cobertura abaixo da meta de 90%, o que requer esforços maiores de conscientização.

 

PRAIR fornece modelo de Estatuto para Associações

O Programa de Reestruturação das Associações de Irati (PRAIR) está disponibilizando um modelo de Estatuto, o qual poderá – com as devidas adaptações e especificações – ser utilizado pelas Associações de bairro integrantes do programa e também por outras que tenham interesse em registrar ou atualizar um estatuto.

O modelo tem como base um Estatuto de uma entidade intitulada Associação Cultural Ação pela Paz Projeto Gente (ACAPAZ), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

De acordo com o coordenador do PRAIR, Helder Alberto Beal, "este é o estatuto montado de acordo com as leis vigentes, voltado para garantir a organização de associações de moradores. No próprio estatuto está contemplada a citação das principais leis que garantem juridicamente um funcionamento pleno e eficaz", citou.

Beal, que é assessor técnico de Gabinete na Prefeitura, também acrescenta que "essa ferramenta está disponibilizada para facilitar o acesso a todos os interessados, uma vez que as diversas Associações estruturadas pelo PRAIR deverão seguir aquilo que recomenda a lei", concluiu.

É possível visualizar e baixar o modelo de Estatuto em arquivo Word ou PDF clicando no banner correspondente no site da Prefeitura em www.irati.pr.gov.br .

 

Postes na Rua Rodolfo Yurk serão removidos após dia 20

A Secretaria de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo comunica que dois postes que estão em locais inapropriados na Rua Rodolfo Yurk Junior, um deles na esquina com Avenida Paraná, na Vila São João, só poderão ser removidos e realocados pela Copel a partir do próximo dia 20.

Com o trabalho de nova delimitação de meio-fio e pavimentação com pedras regulares que está ocorrendo naquela rua, estes postes acabaram ficando dentro da área de rolagem da pista. A Copel justifica que, por problemas técnicos, só poderá efetuar a remoção e recolocação a partir do dia 20.

Os locais foram sinalizados com cavaletes, que permanecerão nos dois pontos até que este serviço seja iniciado, mas pede-se a máxima atenção dos motoristas que trafegam por aquela região da cidade.

 

Biblioteca Pública de Irati está fechada por tempo indeterminado

A Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico de Irati comunica que a Biblioteca Pública Municipal está FECHADA para atendimento ao público, por TEMPO INDETERMINADO.

O não funcionamento se deve em obediência às medidas de contenção ao Covid-19. Estão sendo realizados somente serviços internos, enquanto a situação não for normalizada ou autorizada a abertura.

Para informações, pode ser utilizado o telefone 3907 3157.

 

Vila São João cria grupo para limpeza de trecho do Rio das Antas

Moradores do Bairro Vila São João criam grupo “Amigos do Rio das Antas” que desenvolverá ações para limpeza de um trecho do rio, com adesão de trabalho voluntário.

Em documento publicado nas redes sociais, coordenadores do grupo argumentam a preocupação com “acúmulo de lixo, despejo de esgotos e morte de peixes” para dar início à limpeza nas proximidades das suas casas, começando pelo Bairro Joaquim Zarpellon, já neste sábado, dia 09, a partir das 7h30. À medida em que o serviço avançar, o grupo de voluntários seguirá descendo o rio.

Todos que estiverem trabalhando irão usar máscaras faciais, luvas e botas, e será disponibilizado álcool gel. A Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente de Irati dará apoio à iniciativa, que contará com a participação de boa parte da população ribeirinha. Cada pessoa fará limpeza nas proximidades de suas residências, e o material retirado das margens e leito será recolhido na sequência. A Secretaria de Ecologia vai viabilizar o transporte para destinação do lixo e as embalagens para seu recolhimento.

 

Todos por Irati – CIDADE

Na tarde de HOJE (07), dando sequência à coleta de casa em casa, a ação solidária “Todos por Irati” estará percorrendo os bairros Alto da Lagoa, Jardim das Américas e Vila Verde.

Também haverá mobilização na Rua Paulo Markovicz, a partir da Avenida Vicente Machado, e coleta de donativos no Bairro Canisianas.

Na área urbana, quem quiser avisar que tem doações a fazer, pode entrar em contato pelos telefones 3907 3168 e 9 9116 0730.

Todos por Irati – INTERIOR

Não é necessário aguardar o dia da coleta em cada região do interior de Irati. Os donativos podem ser levados antecipadamente aos locais de concentração de cada comunidade.

Na área rural, quem quiser avisar que tem doações a fazer, pode entrar em contato pelos telefones 3132 6173 e 9 9141 6339.

REGIÃO 3 – Rio do Couro/Cerro da Ponte Alta: 08 de maio

Localidades: Cerro da Ponte Alta, Canhadão, Rio da Prata, Valeiros, Cadeadinho, Pinhal Preto, Cadeado Grande, Palmital, Cadeado Santana, Cachoeira do Palmital, Faxinal do Rio do Couro, Faxinal dos Mellos e Rio do Couro.

REGIÃO 4 – Guamirim/Água Clara: 11 de maio

Localidades: Água Clara, Cerro do Leão, Taquari, Barra do Gavião,Faxinal dos Ferreiras, Papuã dos Fiori, Governador Ribas, Guamirim e Arroio Grande.

REGIÃO 5 – Gonçalves Junior/Pirapó: 13 de maio

Localidades: Rio Preto, Pirapó, Boa Vista do Pirapó, Volta Grande, Campina de Gonçalves Junior, Gonçalves Junior, Linha B de Gonçalves, Linha Ordenança, Mato Queimado e Barra Mansa.

REGIÃO 6 – São Lourenço/Rio Corrente: 15 de maio

Localidades: Rio Corrente, Monjolo, Pedra Preta, Vila Rural, São Lourenço e Nhapindazal.

 

Prefeitura reforça Lei Estadual que torna obrigatório o uso de máscaras

A Prefeitura de Irati está intensificando o alerta sobre a LEI ESTADUAL que torna OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARAS em todos os LOCAIS PÚBLICOS, BANCOS, COMÉRCIO e LOCAIS COM CONCENTRAÇÃO DE PESSOAS.

Através da lei 20.189/20, sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no último dia 28 de abril, é obrigatório o uso de máscara em ambientes coletivos em todo o Paraná.

O objetivo é reduzir os riscos de contágio do novo Coronavírus. Quem descumprir a legislação estará sujeito a multas que vão de R$ 106,60 a R$ 533,00 para pessoas físicas e de R$ 2.132,00 a R$ 10.660,00 para pessoas jurídicas.

 

Assocampos retoma atividades de recebimentos itinerantes

A Secretaria de Agricultura de Irati comunica que, a partir de TERÇA-FEIRA, dia 12, a Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários dos Campos Gerais (Assocampos) vai retomar, na região, as atividades de recebimento itinerante (modalidade de recebimento deslocando uma equipe a um ponto mais próximo do pequeno agricultor para recolher embalagens de insumos vazias).

Em Irati houveram algumas alterações no calendário das localidades, que agora ficou ajustado da seguinte maneira, sempre no pavilhão da igreja das localidades:

Dia 16/05 – Faxinal dos Melos

Dia 10/06 – Barra do Gavião

Dia 13/06 – Palmital

Dia 24/06 – Cerro da Ponte Alta

Dia 11/07 – Rio do Couro

Dia 12/08 – Pirapó

Dia 02/09 – Gonçalves Júnior – pavilhão da igreja ucraína.

Dia 04/11 – Guamirim

Dia 02/12 – Caratuva 1

As atividades anteriores haviam sido canceladas, seguindo recomendações do Ministério da Saúde.

Será realizada orientação referente às medidas de segurança a serem seguidas, bem como serão afixados nos locais banners e faixas estas informações.

Será obrigatório o uso de máscaras pelos agricultores e responsáveis pelas devoluções, em alinhamento à Lei Estadual 20.189/20.

Será obrigatório o distanciamento mínimo de DOIS metros entre os agricultores que estarão realizando suas devoluções. Como de costume, o atendimento será mediante o fornecimento de senhas.

Os colaboradores estão devidamente orientados a manter uma distância segura dos agricultores e responsáveis pelas devoluções, evitando o contato físico, e devidamente paramentados (máscaras, protetores faciais, luvas e outros EPI’s.

Será disponibilizado álcool em gel ao público.

As áreas de recebimento passarão por procedimento de desinfecção previamente e posteriormente ao recebimento.

Todas as unidades de recebimento da ASSOCAMPOS estão atendendo ao público com os

devidos cuidados de higiene e segurança em seus dias de funcionamento.

Em IRATI, às segundas e terças-feiras, das 08h às 16h. Informações e agendamentos pelos telefones 3228 1148 e 9 9133 5428.

 

Coleta de lixo eletrônico vai até AMANHÃ, dia 08

Vai até AMANHÃ, dia 08, a coleta de lixo eletrônico em Irati.

Podem ser descartados itens como computadores, televisores, celulares e carregadores, aparelhos de som e DVD, aquecedores e ar condicionado, cabos, chapinhas e centrais telefônicas.

Não serão aceitas pilhas, baterias e lâmpadas, pois são materiais que possuem legislação específica para seu descarte.

Os materiais podem ser levados na sede da secretaria, que funciona no Pátio de Máquinas da Prefeitura, localizado na Rua Maria Bitar do Prado, 95, Bairro Rio Bonito.

O telefone para mais informações é 3907 3045.

 

Agência do Trabalhador divulga contatos e horários de atendimento

A Agência do Trabalhador de Irati informa os contatos e horários de atendimento para informações sobre a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital e o Seguro Desemprego:

Telefones: 9 9149 5823 / 3423 1784 / 2104 0080

E-mail: [email protected] .

 

Cadastro Habitacional deverá ser feito pelo site da Cohapar

O Departamento de Habitação da Prefeitura de Irati suspendeu temporariamente o Cadastro Habitacional feito de forma presencial. Os interessados neste serviço deverão realizar este cadastro pelo site www.cohapar.pr.gov.br/cadastro .

Informações sobre o Cadastro Habitacional poderão ser obtidas pelos telefones 9 9105 5438 ou 3132 6186.

 

Assistência Social prioriza atendimento por telefone

A Assistência Social de Irati comunica que está mantendo o atendimento de seus departamentos via telefone, a fim de evitar o deslocamento desnecessário das pessoas.

Principais números:

CRAS Lagoa: 9 9107 9214

CRAS Vila São João: 9 9123 3160

CRAS Canisianas: 9 9101 7158

CRAS Rio Bonito: 9 9109 0209

Bolsa Família / Cadastro Único: 9 9148 0931

Casa de Apoio à Mulher em Situação de Violência: 9 9117 5939 e 9 9134 3852

Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS): 9 9117 5939 e 9 9134 3852

Serviço de Abordagem Social e de Acolhimento Institucional: 9 9117 5939

Disque-Apoio à pessoa idosa: 9 9976 8081 e 9 9927 3906

 

Telefones da Administração Municipal

A Prefeitura de Irati orienta para que as pessoas deem preferência aos atendimentos não presenciais, através dos telefones:

Jurídico – 9 9141 8553

Guarda Municipal – 153

Procon – 9 9137 3926

Habitação – 9 9105 5438

Agricultura – 9 9141 6339

Sala do Empreendedor – 9 9107 0283

Recepção – 3132 6100

 

Telefones de contato do setor de Saúde Municipal de Irati

Caso você ou alguém de sua família precise entrar em contato com o setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Irati, há o telefone 9 9104 1938, que é também WhatsApp e funciona em horário estendido.

Os números relacionados a seguir são somente para LIGAÇÃO, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h:

Pronto Atendimento – 3907 3139

UBS Ademar Vieira de Araújo – 3907 3122

UBS Lagoa – 3907 3106

UBS Engenheiro Gutierrez – 3907 3086

UBS Guamirim – 3434 1118

UBS Riozinho – 3907 3087

UBS Gonçalves Junior – 3413 1109

UBS Rio Bonito – 3907 3026

UBS Vila São João – 3907 3127

UBS Alto da Lagoa – 3907 3085

UBS François Abib – 3422 3734