Notas informativas Prefeitura Municipal de Irati – 17/06

Irati ganha Centro Universitário Campo Real Na tarde de ontem (16), Irati consolidou a vinda de mais uma importante conquista

Irati ganha Centro Universitário Campo Real

Na tarde de ontem (16), Irati consolidou a vinda de mais uma importante conquista para a área da educação superior no Município. O prefeito Jorge Derbli, acompanhado de alguns secretários e vereadores, participou da visita às futuras instalações do Centro Universitário Campo Real, campus Irati.

Junto ao reitor daquela universidade, o professor Edson Aires da Silva e de sua equipe técnica, o prefeito pode se inteirar do princípio do projeto que vai transformar o antigo colégio Sagrado Coração (Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria – conhecido como o “Colégio das Irmãs”), localizado no limite dos bairros Riozinho e Engenheiro Gutierrez, no mais novo empreendimento educacional de Irati. O local está sem funcionamento desde a década de 90.

O Centro Universitário adquiriu toda a área do antigo estabelecimento de ensino, estimada em dois alqueires e, a partir de hoje, dia 17, dará início ao processo de reforma, restauração e reestruturação do prédio. A arquitetura original da edificação, que é histórica, será mantida.

“É um momento histórico para a Universidade Campo Real e também para o município de Irati, atendendo uma expectativa muito grande de todos que é a aquisição desta área para implantação de um campus que já havia sendo discutido há muito tempo”, declarou o reitor Aires.

O professor também comentou que uma região muito grande passará a ser atendida pelo campus Irati e que, inclusive, com a universidade instalada aqui, acadêmicos iratienses não precisarão mais se deslocar aos municípios vizinhos como Ponta Grossa, União da Vitória e Guarapuava.

Aires declarou que “a expectativa é fazer a reforma do prédio o mais rápido possível, efetuando todas as adaptações necessárias, para que a partir do ano que vem, ocorra a implantação do Centro Universitário Campo Real campus Irati e o início dos novos cursos”. O reitor disse que ainda estão em fase de estudos os cursos que serão definidos para Irati, mas já há levantamentos que apontam para cinco cursos iniciais que seriam implantados: Direito, Administração e Engenharia Civil, além de outros dois na área de saúde, que podem ser Enfermagem e Biomedicina. Estas propostas, segundo ele, estão sendo amadurecidas e ainda este ano serão divulgadas para que Irati e região fiquem sabendo o que a Campo Real irá oferecer aqui.

“É um presente para Irati. Um grande investimento que marca a realidade do Município e que vai trazer benefícios imensos”, comemorou o prefeito Jorge Derbli. Para o prefeito, mais que o conforto dos alunos de Irati poderem evitar o deslocamento aos outros campis, a nova universidade terá impacto regional em todos os municípios que compõem a Amcespar, e formará profissionais que poderão atuar inclusive em Irati e região.

Derbli também citou a importante participação da doutora Mitzy de Lima Santos no processo de atração do Centro Universitário Campo Real para Irati. “Ela teve papel fundamental na interlocução com a direção da universidade, e auxiliando no processo de contato com os proprietários deste imóvel que são de São Paulo. Sem dúvida, foi um elo da corrente muito importante para o progresso de Irati que está se concretizando”, destacou.

No início do ano o prefeito, o presidente da Câmara de Irati, Ney Cabral e o vereador Marcelo Rodrigues, visitaram o Centro Universitário Campo Real em Guarapuava efetuando um convite para que aquela instituição de ensino viesse trabalhar também em Irati, ocasião em que foram informados que o Centro Universitário já tinha essa intenção.

Histórico

No início de março de 1952, a Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria enviou um grupo de sete irmãs da província de Campinas a Irati, tendo por objetivo a instalação da primeira casa da congregação no Paraná. As irmãs chegaram ao município no dia seis de março e se dirigiram à comunidade do Riozinho, onde estava em construção o Seminário da ordem dos franciscanos. Foram recebidas com muitos festejos e se instalaram numa casa de madeira junto ao seminário, doada também pela família Anciutti.

No dia seguinte, as irmãs fundaram a Escola Sagrado Coração, sendo a Irmã Martha Inacarato Bueno a professora da primeira turma. Era uma classe multisseriada que se iniciou com apenas oito alunos de 1ª, 2ª e 4ª séries. Logo, porém, a escola passou a receber alunos de diversas comunidades próximas e o número de estudantes muito se elevou.

Em 1955, as irmãs transferiram residência para o novo prédio e a escola passou a funcionar em amplas instalações, havendo regime de internato para meninas residentes em comunidades distantes onde não havia escola. Em 1969, o ensino de 1ª a 4ª séries foi estadualizado e, nesse mesmo ano, foi criado o Ginásio Sagrado Coração.

Com a municipalização do ensino de 1ª a 4ª séries, em 1997, foi criada a Escola Municipal Frei Patrício, funcionando nas mesmas dependências do Colégio Sagrado Coração. Ambas as escolas, no entanto, foram extintas em 1999.

 

Repartições municipais em Irati têm novo horário a partir de hoje (17)

A Portaria 150/2020, estabelece NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENT0 nas diversas secretarias municipais, em decorrência da constatação do aumento de casos confirmados de Covid-19 no Município, o que põe em risco a população.

A partir de HOJE, dia 17, as repartições municipais passam a funcionar das 9h às 11h30 e das 13h às 17h.

Serviços essenciais deverão seguir as orientações dos seus respectivos secretários. Ficam mantidas as disposições que integram os demais atos editados pelo Município em razão da pandemia.

 

Nova “live” dos Valores da Terra será HOJE (17), às 20h

HOJE, dia 17, às 20h, acontecerá nova “live” dos Valores da Terra, transmitida pelo Facebook da Prefeitura.

Os shows virtuais foram a alternativa da Secretaria de Cultura de Irati para dar oportunidade a artistas locais fazerem a divulgação do seu trabalho neste período de isolamento. No último domingo (14), a primeira transmissão ultrapassou 9 mil visualizações.

Na “live” de HOJE estão confirmados os cantores Jean e Dico, com repertório sertanejo universitário e Grupo no Pampa e Cordeona, do gênero fandangueiro gaúcho.

Sexta (19), também às 20h, estarão se apresentando o professor Suzuki, Fernanda, Toko e Diego Gutierrez, fazendo mpb e pop rock. No mesmo dia 19, com repertório sertanejo universitário, apresenta-se Gilson Rocha.

No domingo, dia 21, às 16h, o show será com Gelmir, Gilvan e Rogel dos Teclados e Tiãozinho dos Teclados e vocalistas, com repertório diversificado.

Prestigie os artistas iratienses e ajude a divulgar.

 

Atendimento médico na região do Pinho será toda quinta-feira

A Secretaria de Saúde de Irati comunica que toda QUINTA-FEIRA haverá atendimento médico na Unidade de Saúde do Pinho, para as comunidades do Pinho de Baixo, Pinho de Cima e demais comunidades próximas.

O atendimento será das 8h às 11h30 e das 13h às 16h e começa já no dia de amanhã (18).

 

Estrada Gonçalves Junior a Itapará recebe melhorias

Desde o último dia 16, a secretaria de Viação e Serviços Rurais recebeu o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos e, juntas, executaram uma força-tarefa de melhorias na estrada que de Gonçalves Júnior sentido a Itapará.

Foram executados durante um único dia de trabalho, quase oito quilômetros de patrolamento e cascalhamento, e demais melhorias no trecho. Os serviços incluem limpeza de barranco e alargamento da estrada em alguns pontos e também limpeza de bueiros.

Os trabalhos prosseguem até estarem concluídos os 30 km de extensão, desde o final do asfalto em Gonçalves Júnior até a entrada de Itapará. O mesmo tipo de parceria entre as duas secretarias será feito para atender estradas das regiões de Coxinhos e do Pinho.

 

Assistência Social promove live "Velhices Importam"

A partir das 14h do dia 29 de junho, a Secretaria de Assistência Social de Irati promoverá uma live (transmissão ao vivo) pelo Facebook com o tema "Velhices Importam: um olhar interdisciplinar".

O evento será mediado por Denis Cezar Musial, e os profissionais participantes serão:

Marisa Accioly, assistente social, doutora em Saúde Pública, especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Gerontologia e Geriatria (SBGG) e Docente do curso de Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP), que vai falar sobre o tema "Redes de Apoio e Políticas Públicas para a pessoa idosa";

Juliana Ferreira Marcolino Galli, fonoaudióloga, com doutorado em linguística aplicada e estudos da linguagem, que vai falar sobre o tema "Demências na População Idosa";

Sérgio Marcio Pacheco Paschoal, médico geriatra, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Gerontologia e Geriatria (SBGG), doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e ex-coordenador da Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo, que vai falar sobre o tema "Cuidados com a Saúde da População Idosa".

A live será transmitida tanto pela página da Secretaria Municipal de Assistência Social (bit.ly/3cd22pu), quanto pela página da Prefeitura de Irati (bit.ly/2zFygwn).

 

Boletim da Covid-19 do dia 17/06

Segundo o boletim da Covid-19 emitido pelo setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Irati no dia de HOJE (17/06), a situação em Irati atualmente encontra-se neste índice:

CONFIRMADOS – 19

INTERNADOS – nenhum

ISOLAMENTO DOMICILIAR – 7

RECUPERADOS – 12

ÓBITOS – nenhum

CASOS EM INVESTIGAÇÃO – 19

 

Decreto define mais rigor no distanciamento e outras medidas

Em razão da situação do aumento de casos confirmados de Covid-19 em Irati, foi emitido pela Prefeitura o Decreto 183/2020, que determina mais rigor no controle do distanciamento e outras medidas de segurança.

O documento cobra maior rigidez nas entradas dos estabelecimentos comerciais, especialmente nos mercados, com a permissão de apenas uma pessoa por família. Também, nestes locais, fica vedado o ingresso de menores de 12 anos, seguindo normas do CMDCA.

Os proprietários dos estabelecimentos ficam responsáveis por manter as filas organizadas dentro e fora de suas empresas, checando e orientando a distância mínima de dois metros entre as pessoas.

Outras diretrizes

Fica limitado o horário de funcionamento do comércio em geral e prestadores de serviços das 09h às 17h, de segunda a sexta-feira e, aos sábados, das 09h às 13h. Bares e similares poderão funcionar até 18h.

Não se enquadram neste novo decreto o comércio de gêneros alimentícios em geral, postos de combustível, farmácias e academias.

No transporte coletivo, será permitido no máximo 70% da lotação de sua capacidade. Fica limitado o horário do passe livre pelos idosos das 09h às 12h, de segunda a sexta-feira, sendo suspenso o seu uso nos finais de semana e feriados.

Praças, parques e ginásios de esportes públicos foram interditados pela Guarda Municipal.

Permanece em vigência o Toque de Recolher a partir das 21h até 06h do dia seguinte.

O Decreto 183/2020 já está em vigor desde o dia 15 e pode ser baixado no site oficial da Prefeitura de Irati, em www.irati.pr.gov.br , clicando no banner “Decretos Covid-19” e, na página que abre, ir até o rodapé da mesma, onde estão os arquivos para download.

 

Duas licitações abertas e prazo termina esta semana

Duas licitações solicitadas pela Secretaria de Agricultura de Irati, na modalidade “PREGÃO ELETRÔNICO” estão abertas e o prazo encerra esta semana. São processos para aquisição de equipamentos e materiais diversos para a Feira do Produtor Iratiense e para o Centro Municipal de Processamento de Alimentos. Saiba mais detalhes.

Pregão eletrônico de materiais para Feira do Produtor vai até dia 19

Até a próxima SEXTA-FEIRA (19), estão sendo aceitas propostas de empresas interessadas em participar de licitação na modalidade de PREGÃO ELETRÔNICO, do tipo menor preço unitário. Os materiais serão destinados à estruturação da Feira do Produtor Iratiense, a pedido da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar.

Os objetos da presente licitação, de forma resumida, são:

Três embaladoras de mesa inox, com corte em base aquecida, com no mínimo 40 cm de largura, alimentação 110V ou BIVOLT.

Três cortadores de legumes grande, 8mm, corpo de alumínio, lâminas e facas em aço inox, tripé, colunas em aço maciço, duas molas.

Três fornos a gás do tipo industrial lastro, modular, visor em vidro, com pedestal, termômetro de controle de temperatura, placas refratárias, altura mínima interna de 27cm e medidas aproximadas de 900 X 900 mm.

Três misturadores THE Mix, com capacidade 40 litros, estrutura em aço carbono com pintura epóxi, carenagem de alta resistência, tacho basculante em alumínio fundido e queimador duplo de 200 mm, pás removíveis, bivolt (127/220v).

Duas amassadeiras com extrusora, estrutura em chapa de aço, cuba em aço inox, pás amassadoras fixas em mancais rolamentos, extrusora constituída de bronze, dispositivo de segurança na tampa da cuba, rolamentos blindados. Capacidade da amassadeira: 5 kg de massa. Capacidade da extrusora: 15 kg de massa. Tensão: 220 volts

Duas seladoras/embaladoras a vácuo industrial, com bomba de vácuo com capacidade mínima de 19 metros cúbicos por hora, gabinete em aço inox, funcionamento automático, tampa em acrílico ou aço inoxidável e duas barras de selagem (solda dupla). Alimentação: 220V.

Quatro mesas inox de 1,5m. Pés em tubo aço inox e tampo em aço inox. Terminais plásticos nos pés com regulagem de altura, prateleira lisa em aço inox.

  1. tanques em aço inox, com válvula americana e capacidade de 304,5 litros, com chapa reforçada, pés em Tubo Sapata nylon niveladora e acabamento escovado e totalmente soldado.

100 impressões de apostilas encadernadas com 200 páginas, contendo imagens coloridas.

O recebimento das propostas vai até às 08h do dia 19/06, SEXTA-FEIRA, e a abertura das mesmas será às 08h30 do mesmo dia. Ainda no dia 19, após às 09h, tem início a sessão e disputa de preços.

O local de acesso e participação é pelo endereço www.bllcompras.com , onde também podem ser encontrados detalhes desta licitação e a descrição completa e detalhada dos equipamentos.

 

Pregão eletrônico de materiais para Centro de Alimentos vai até dia 20

Até o próximo SÁBADO (20), estão sendo aceitas propostas de empresas interessadas em participar de licitação na modalidade de PREGÃO ELETRÔNICO, do tipo menor preço unitário. Os materiais serão destinados à estruturação do Centro de Processamento de Alimentos, a pedido da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar.

Os objetos da presente licitação, de forma resumida, são:

22 refrigeradores do tipo geladeira Frost Free, com capacidade de 323 litros. Classificação de eficiência energética nível A emitido pelo programa Brasileiro de Etiquetagem do Instituto Nacional de Metrologia, cor BRANCA ou INOX, tensão 110 V.

18 balanças eletrônicas com capacidade de 30 kg, bivolt, unidade de leitura em gramas, visor em display de cristal líquido, comando com teclas para ligar, desligar, tarar, zerar e entrada de menu, com selo do INMETRO.

28 freezers do tipo horizontal, com capacidade de 530 litros, sistema degelo automático, cor branca, e tensão 110 V.

47 carrinhos de compras ergonômicos duplos, com capacidade de 90 litros, em aço aramado, com estrutura reforçada e dois cestos, rodas de plástico especial para movimento fácil, pintura eletrostática epóxi, com tratamento antibacteriano, antiferrugem, uniforme e resistente.

500 caixas plásticas vazadas com dimensões de 31 cm de altura, 34 cm de largura e 55 cm de comprimento. Capacidade volumétrica de 47 litros, capacidade de carga por caixa: 30 kg. Capacidade de carga por empilhamento: 330 kg. Cor: Preta.

500 sacolas personalizadas de TNT, 30 cm de largura por 40 cm de altura, com fechamento em costura, alça de TNT, slogan em uma cor.

O recebimento das propostas vai até às 08h do dia 20/06, SÁBADO, e a abertura das mesmas será às 08h30 do mesmo dia. Ainda no dia 20, após às 09h, tem início a sessão e disputa de preços.

O local de acesso e participação é pelo endereço www.bllcompras.com , onde também podem ser encontrados detalhes desta licitação e a descrição completa e detalhada dos equipamentos.&