Notas informativas Prefeitura Municipal de Irati – 20/07

Assistência Social volta a disponibilizar o disque-apoio para pessoas idosas A partir desta segunda-feira (20/07), a Secretaria Municipal de Assistência

Assistência Social volta a disponibilizar o disque-apoio para pessoas idosas

A partir desta segunda-feira (20/07), a Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Irati voltou a oferecer o Disque-Apoio para Pessoas Idosas, diante da continuidade da solicitação de distanciamento social para este grupo populacional, referente às medidas de contenção ao Coronavírus (COVID-19).

O disque-apoio está disponível pelo telefone (42) 9 9141 4872, atendendo de segunda a sexta-feira, no horário das 09h às 16h de forma direta (sem intervalo de almoço), para que se solicite a realização de serviços de mercado e farmácia para pessoas idosas – preferencialmente aquelas que não conseguem suporte familiar para este fim. A equipe da Assistência Social informa que, durante a execução deste trabalho, estará tomando todas as medidas de higiene necessária para que não haja a proliferação do Coronavírus.

Os veículos a serem utilizados para a realização do serviço de disque-apoio ao idoso são: Fiat Uno placa AQV-3023; Fiat Palio placa EMJ-2634; e Volkswagen Gol placa BCB-5799.

 

Plano de Contingência atua em situação de emergência

A Secretaria de Assistência Social de Irati está formulando um Plano de Contingência para atuação na situação de emergência em saúde pública, durante a pandemia da Covid-19. Este plano prevê o registro de todas as ações desenvolvidas em relação ao atendimento as famílias em situação de vulnerabilidade, e engloba outras ações que serão voltadas à qualificação dos serviços de assistência social.

Trata-se de um documento de referência da Política Municipal de Assistência Social, norteador de todas as ações efetivadas em específico naquele caso e momento, seguindo as orientações técnicas referentes aos serviços e adaptando às demandas locais, onde todos estarão engajados no período da pandemia e pós-pandemia.

Sybil Dietrich, secretária de Assistência Social de Irati, explica que “esse plano é o instrumento estratégico e de planejamento que sistematiza todas as ações em prol do bem estar e qualidade de vida da comunidade de Irati, em meio a um período bastante delicado de Saúde Pública”.

 

Empresariado reúne-se com prefeito e autoridades de Saúde

Na manhã de HOJE (20), empresários de Irati dos mais variados ramos do comércio, estiveram reunidos com o prefeito Jorge Derbli e autoridades de Saúde para a apresentação de propostas de conduta para o Município frente à pandemia. No teor geral, pedem flexibilização de horários, de serviços e circulação em áreas públicas.

Um documento com sugestões dos empresários foi entregue ao prefeito e demais autoridades, que serão estudadas e avaliadas para contribuir na formulação de um novo decreto municipal a ser emitido na próxima QUARTA-FEIRA, dia 22. São 15 propostas, cujo resumo está a seguir.

– Revogar decretos anteriores e sempre emitir um novo decreto consolidando tudo. Isso evita ficar se remetendo a decretos antigos para saber o que é ou não permitido.

– Elaborar cartilha simples, resumindo em desenhos, que é mais fácil interpretar, e podem ser compartilhados em redes sociais.

– Lançar o plano de risco da cidade, através de bandeiras que definam a situação. Por exemplo, AMARELA (alerta de lotação hospitalar), LARANJA (risco de lockdown total) e assim por diante.

– Explanar sobre a destinação de verbas estaduais e federais, se vieram ou não e, se virão, em que serão empregadas.

– Toque de recolher diferenciado. Primeira chamada às 21h, onde após o mesmo, só poderão circular trabalhadores dos serviços permitidos. E segunda chamada à meia-noite, com toque de recolher geral.

– Liberação do delivery todos os dias da semana até 23h.

– Liberação do horário normal do comércio de rua geral, porém respeitada a limitação de 40% ou 50% da capacidade de lotação do estabelecimento, mais as medidas protetivas essenciais (álcool gel, máscara, distanciamento, etc).

– Liberação do horário normal para supermercados, para ampliar o tempo de atendimento e, com isso, reduzir aglomerações.

– Liberação de cultos e missas em áreas abertas, e em que as pessoas permaneçam em seus carros.

– Liberação de praças e parques para que as pessoas possam se exercitar e, assim, melhorarem seu condicionamento e imunidade.

– Trancar as duas faixas da esquerda da Rua Dona Noca aos domingos, e deixa-las exclusivamente para caminhadas.

– Em caso de eventual lockdown, observar a região como um todo, via AMCESPAR ou outra observação, pois constatou-se migração de iratiense para outros municípios nos finais de semana com restrição total ao comércio local.

– Repensar o fechamento do comércio aos sábados, por afetar clientes e estabelecimentos.

– Intensificar a fiscalização em lojas e supermercados por parte da Polícia Militar e Guarda Municipal, para aferir a quantia de público no interior dos estabelecimentos.

– Manter pessoa fixa na entrada de supermercados para orientar a população.

O prefeito agradeceu a presença de todos e ao documento com as propostas, garantindo que todo o conteúdo será discutido junto aos setores de Saúde para avaliar a possibilidade do que pode ser colocado em prática de imediato. Ainda na reunião, Derbli lamentou o primeiro óbito por Covid-19, ocorrido na tarde de ontem (19), e manifestou condolências aos familiares.

 

Prefeito agradeceu colaboração e respeito às medidas restritivas

No último dia 17, sexta-feira, o prefeito Jorge Derbli fez um pronunciamento em vídeo destinado às redes sociais, agradecendo à compreensão e colaboração da população, do comércio e do empresariado geral, quanto às medidas restritivas determinadas pelo decreto 196/2020. “Manifesto o meu respeito a todos. Esta atitude de nossos munícipes é uma ajuda a todos num momento delicado da nossa cidade e no País inteiro, pela questão da Covid-19. Compreendo a dificuldade econômica e financeira pela qual a maioria das pessoas está passando. Tivemos que decidir por estes 14 dias de quarentena para baixar a curva dos infectados”, declarou Derbli.

O prefeito argumentou que a medida foi extremamente necessária para que pudessem estar disponíveis os equipamentos de saúde para atendimento à população, sem que ocorresse uma sobrecarga. “No dia 08, quando decretamos o lockdown nos finais de semana e feriado, tínhamos 57 casos de Covid na cidade. No dia 17 último, 93 casos”, avaliou.

Derbli comentou que, após o dia 21, último dia do decreto que estabelece as restrições ora vigentes, irá ser feito um novo levantamento da situação geral no Município. “Temos que enaltecer o trabalho de todos que atuam no setor de saúde e vêm enfrentando esta situação com profissionalismo e humanidade, trabalhando na ala de frente da pandemia, recebendo pacientes que podem estar contaminados e em contato diariamente com várias pessoas”.

Ao encerrar, o prefeito também solicitou que as pessoas pensem também na vida e na saúde do próximo, e continuem respeitando as medidas sanitárias.

 

5º encontro online dos "Sábados Literários" acontece dia 25/07

Em respeito às medidas de contenção, os encontros do projeto "Sábados Literários" estão sendo feitos on-line, por meio da plataforma Google Meet. O próximo encontro acontecerá no dia 25/07. A palestrante é a professora Irene Müllerleyli Stock, que vai tratar sobre Literatura Surda, como parte do tema central da 8ª edição dos Sábados Literários: "Entre Clássicos e Releituras". Segue o link direto para assistir ao evento:

bit.ly/2CJwRq1

O projeto "Sábados Literários" é desenvolvido em uma parceria entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), a Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico da Prefeitura de Irati, o Centro Cultural Clube do Comércio, a Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS) a Associação Cultural Denise Stoklos e o Sebo Centenário. Os interessados podem se inscrever no link a seguir:

bit.ly/2CJwRq1

 

Sistema de Notas Fiscais da Prefeitura está normalizado

Já está atualizado e em funcionamento o sistema Tributos Web, utilizado para emissão de Notas Fiscais de Serviço pela Prefeitura.

O sistema ganhou novo layout, mais intuitivo, e o novo padrão é hospedado em nuvem, o que garante operação 24 horas nos sete dias da semana, melhorias em segurança e mais velocidade.

Para acessar basta localizar o banner correspondente ou os inks de acesso no site da Prefeitura de Irati. Como alternativa, pode-se acessar o link irati.iss.elotech.com.br .

O Manual Conceitual e exemplos se encontram no site da Elotech. Em caso de dúvida ou ajuda, entrar em contato pelo fone (42) 3132 6119 ou 3132 6138.

 

Ecovale disponibiliza canais para atendimento ao público

A empresa Ecovale Tratamento de Resíduos Urbanos, está disponibilizando um número de telefone fixo para atendimento aos munícipes de Irati, o 3422 7027. As ligações terão custo local e serão direcionadas à central de atendimento da empresa, localizada em União da Vitória (PR). A empresa também está disponibilizando as opções de atendimento por e-mail ([email protected]com.br) e via aplicativo WhatsApp (42) 3135 5160. O atendimento é realizado de segunda-feira a sexta-feira, das 07h30 às 18h.

 

Prorrogado prazo do 1º Concurso de Haicai Professor José Maria Orreda

Está prorrogado o prazo de envio dos livros com os poemas selecionados para o 1º Concurso de Haicai “Professor José Maria Orreda”. Inicialmente, o prazo divulgado para o envio, através do correio, era agosto de 2020, mas em virtude da pandemia causada pela Covid-19, este prazo foi prorrogado, ainda sem definição de data.

Também fica adiada a premiação dos classificados no 1º Concurso de Haicai “Professor José Maria Orreda”, com a publicação dos poemas selecionados na obra RIO DE MEL – Antologia de Haicai, após o lançamento no 8º Encontro Regional de Haicai de Irati.

Integrantes do Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais de Irati, promotores do concurso, agradecem a compreensão e se colocam à disposição para esclarecimento de dúvidas nos e-mails: [email protected] , [email protected] e [email protected].

 

O inverno e as pessoas em situação de rua

Com a chegada do período mais frio do inverno, a Secretaria de Assistência Social de Irati está reforçando o trabalho de atendimento às pessoas em situação de rua.

Por isso, se você encontrar alguém dormindo na rua em uma das noites frias de Irati, informe o Serviço de Abordagem Social – CREAS, pelo telefone 9 9117 5939, mencionando o local. Uma equipe será deslocada para atendimento.

Sua atitude pode salvar uma vida.

 

Serviços odontológicos municipais somente para urgência e emergência

Desde o mês de março, os serviços de Odontologia do município de Irati estão concentrados no Centro Odontológico Municipal, localizado na Avenida Armando Van Der Laars, S/N, Centro, ao lado do setor de Fisioterapia. O atendimento é exclusivo para situações de urgência e emergência (casos de dor intensa). Os agendamentos de consultas estão temporariamente suspensos.

A centralização dos serviços de odontologia em um local separado é feita para evitar a possibilidade de que os pacientes de urgência odontológica venham a ter contato com pacientes que possam eventualmente estar contaminados com o Coronavírus.

A Secretaria de Saúde de Irati reforça que, neste período, os atendimentos da Odontologia são exclusivos para casos de urgência e emergência, que podem ser definidos da seguinte forma:

URGÊNCIA