Notas informativas Prefeitura Municipal de Irati – 22/04

Município se une e lança ação solidária “Todos por Irati” Na manhã desta quarta-feira (22), diversas entidades da sociedade organizada

Município se une e lança ação solidária “Todos por Irati”

Na manhã desta quarta-feira (22), diversas entidades da sociedade organizada do Município se uniram para o lançamento de uma ação solidária denominada “Todos por Irati”. Participaram do evento o prefeito Jorge Derbli, secretários municipais, vereadores, autoridades, representantes da imprensa, das comunidades religiosas, civis e militares.

A iniciativa vai mobilizar diversos segmentos da comunidade iratiense para arrecadação de roupas e agasalhos, e também alimentos não perecíveis, além de produtos de higiene e limpeza. A ideia é atender as famílias carentes de Irati, e, neste momento, também aquelas que estão sendo seriamente afetadas pela interrupção dos serviços e, consequentemente, sem sua fonte de renda.

Sabe-se que muitas famílias estão passando por necessidades, já que muitas frentes de trabalho foram suspensas e outras não estão sendo iniciadas em razão da prevenção ao Covid-19. Com isso, vários trabalhadores ficaram sem o único sustento que tinham e enfrentam dificuldades extremas para levar alimentos para suas casas, e produtos essenciais para a higiene pessoal e doméstica, neste momento de enfrentamento ao Coronavírus.

Como vai funcionar

Foi programado um sistema de arrecadação que irá percorrer, em dias específicos, todos os bairros da cidade e comunidades do interior, com divulgação prévia pelos órgãos de comunicação e som de rua, para efetuar a coleta de agasalhos, cobertores, calçados, alimentos, produtos de higiene e limpeza.

Após coletados, todos os materiais relacionados a roupas, vestuário, calçados e cobertas, serão levados ao Pavilhão João Wasilewski, no Parque Aquático, para triagem e organização. Os alimentos e produtos de higiene serão concentrados no Centro da Juventude, onde serão montadas cestas básicas para as famílias.

Esta mobilização de coleta irá acontecer a partir de segunda-feira, dia 27, e irá até o dia 14 de maio.

Coleta na cidade

Na área urbana, o cronograma de arrecadação será dividido por bairros, onde as equipes de coleta percorrerão as ruas da cidade, indo de casa em casa recolher os donativos.

Quem quiser avisar que tem doações a fazer, pode entrar em contato pelos telefones 3907 3168 e 9 9116 0730.

O roteiro ficou dividido da seguinte forma:

Dia 27/04

Rio Bonito

Santo Antônio

Fósforo

Nossa Senhora da Luz

Dia 28/04

Dallegrave

Pedreira

Floresta

Santa Fé

Dia 29/04

DER

Planalto

Marcelo

Camacuã

Dia 30/04

Santos Dumont

Araucária

Fernando Gomes

Jardim Aeroporto

Pró Morar

Novo Irati

Dia 04/05

Daniel Bini

Santa Mônica

Joaquim Zarpelon

Vila São João

Dia 05/05

Vila Flor

Vila Matilde

Pavelski

Gitierrez

Riozinho

Dia 06/05

São Francisco

Califórnia

Stroparo

Dia 07/05

Alto da Lagoa

Jardim das Américas

Kenedy

Lagoa

Cruzeiro do Sul

Flanboyant

Dia 08/05

Orquídea

Miguel Glinski

São Pedro

Vila Raquel

Vila Verde

Virgínia

Dia 11/05

Nhapindazal

Fragatas

João Vieira Rosa

Tucholka

Dia 12/05

Alto da Glória

Ouro Verde

Dia 13/05

Centro

Nossa Senhora das Graças

Dia 14/05

Canisianas

Choma

Vila Nova

Coleta no interior

A coleta de donativos no interior foi dividida em cinco regiões, onde cada dia todas as localidades destas regiões serão percorridas.

Para a arrecadação no interior, pede-se que todas as doações sejam levadas às escolas ou igrejas destas localidades, como forma de agilizar o processo. Não é necessário aguardar o dia da coleta em cada região, e os donativos podem ser levados antecipadamente aos locais de concentração de cada comunidade.

Pede-se o envolvimento dos membros das igrejas católicas e evangélicas e presidentes de associações na coleta dos donativos.

Quem quiser avisar que tem doações a fazer, pode entrar em contato pelos telefones 3132 6173 e 9 9141 6339.

Na região do Pinho, a coleta será no dia 04 de maio.

Localidades: Serra dos Nogueiras, Serra do Papuã, Coxinhos, Caratuva 1, Caratuva 2, Linha Pinho, Pinho de Baixo, Pinho de Cima, São Miguel e Alvorada.

Na região de Itapará, a arrecadação acontecerá no dia 06 de maio.

Localidades: Itapará, Pinheiro Machado, Campina Branca, Linha B de Itapará, Linha E de Itapará, Vista Alegre, Água Mineral, Faxinal dos Neves e Faxinal dos Antônios.

Na região de Rio do Couro/Cerro da Ponte Alta, as doações serão coletadas no dia 08 de maio.

Localidades: Cerro da Ponte Alta, Canhadão, Rio da Prata, Valeiros, Cadeadinho, Pinhal Preto, Cadeado Grande, Palmital, Cadeado Santana, Cachoeira do Palmital, Faxinal do Rio do Couro, Faxinal dos Mellos e Rio do Couro.

Na região de Guamirim/Água Clara, o recolhimento dos donativos será no dia 11 de maio.

Localidades: Água Clara, Cerro do Leão, Taquari, Barra do Gavião,Faxinal dos Ferreiras, Papuã dos Fiori, Governador Ribas, Guamirim e Arroio Grande.

Na região de Gonçalves Junior/Pirapó, a equipe de arrecadação vai trabalhar no dia 15.

Localidades: Rio Preto, Pirapó, Boa Vista do Pirapó, Volta Grande, Campina de Gonçalves Junior, Gonçalves Junior, Linha B de Gonçalves, Linha Ordenança, Mato Queimado e Barra Mansa.

Encerrando, na região de São Lourenço/Rio Corrente, as doações serão coletadas no dia 15.

Localidades: Rio Corrente, Monjolo, Pedra Preta, Vila Rural, São Lourenço e Nhapindazal.

 

Sobra de recursos do Cicloturismo revertida em poltronas para a Santa Casa

Com a finalidade de oferecer mais conforto às pessoas que acompanham pacientes internados no Hospital Santa Casa de Irati, o grupo que coordena o Cicloturismo de Irati, organizado anualmente pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Irati, adquiriu com as sobras de recursos de inscrições acumulados desde 2017 quatro “poltronas do papai”, produzidas pela Tapeçaria do Miro. O investimento foi de R$ 2.375,79.

De acordo com as informações da servidora pública municipal e participante ativa da organização deste evento, Samanta Regina dos Santos, a definição do investimento ocorreu antes da pandemia do Coronavírus. “Se fosse hoje, com certeza faríamos o repasse em dinheiro, pois a Santa Casa necessita do apoio de todos os setores da comunidade”, observou a servidora.

O chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Irati, Ico Andreassa, salientou que o investimento realizado foi uma orientação do prefeito Jorge Derbli e adiantou que uma campanha de arrecadação para a Santa Casa está sendo pensada pela administração. “A compra dessas poltronas é fruto da contribuição de cada participante dos eventos de Cicloturismo. As economias foram guardadas para que pudéssemos realizar essa aquisição. Saliento também que as poltronas foram produzidas aqui em Irati”, destacou Andreassa.

O provedor da Santa Casa, Dr. Ladislao Obrzut Neto, agradeceu pelo gesto da organização do Cicloturismo. “Todas as doações são muito bem vindas. Essas poltronas serão muito importantes para dar o conforto que os acompanhantes necessitam para nos ajudar a cuidar dos pacientes. Em nome da Santa Casa agradeço a organização e todos os participantes. Obrigado!”, disse o provedor.

Os integrantes da organização do Cicloturismo, Emerson Rogal (Cicles Guarani) e Marcos Razera (Piru Bike) estiveram presentes na entrega.

 

UPA da Vila São João tem área com respiradores e monitores

Desde o início deste mês o Pronto Atendimento de Irati está funcionando na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila São João. Ainda em processo de adaptação das instalações, o novo local oferece mais conforto no atendimento à população, por ter uma área maior que o prédio anteriormente utilizado. São mais de 2.000 metros quadrados de edificação.

Os serviços oferecidos permanecem os mesmos, voltados aos atendimentos de urgência e emergência. O enfermeiro Agostinho Basso adverte que “O Pronto Atendimento não é local para as consultas eletivas, as consultas de rotina, mas de fato para aquelas que não podem esperar”.

Segundo Basso, a equipe está totalmente mobilizada para atender todas as pessoas que precisarem, principalmente na questão recente do Covid-19. Se ocorrer algum eventual caso, o Município de Irati está preparado para prestar este atendimento. “Há uma ala específica, se for o caso, com dois leitos preparados com respiradores e monitores”, esclarece o profissional.

O enfermeiro ainda orienta os cidadãos a não banalizarem o momento atual. “Muitas pessoas imaginam que, com a volta do funcionamento do comércio e dos serviços, a situação voltou ao normal, o que não é verdade”. Ele argumenta que todas as medidas de contenção e higiene estabelecidas até hoje devem continuar sendo seguidas para que se evite a proliferação do vírus.

O Pronto Atendimento Municipal está localizado na Rua Ipê, proximidades do CAIC João Paulo 2º. Os telefones para contato são 9 9133 3164 e 3907 3139.

 

Irati terá coleta de lixo eletrônico de 04 a 08 de maio

A Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente de Irati comunica que acontecerá coleta de lixo eletrônico na primeira semana de maio, do dia 04 ao dia 08 (segunda a sexta-feira).

Podem ser descartados itens como computadores, televisores, celulares e carregadores, aparelhos de som e DVD, aquecedores e ar condicionado, cabos, chapinhas e centrais telefônicas.

Não serão aceitas pilhas, baterias e lâmpadas, pois são materiais que possuem legislação específica para seu descarte.

Os materiais podem ser levados na sede da secretaria, que funciona no Pátio de Máquinas da Prefeitura, localizado na Rua Maria Bitar do Prado, 95, Bairro Rio Bonito.

O telefone para mais informações é 3907 3045.

 

Despachantes de Trânsito e empresas fabricantes de placas voltam a funcionar

O diretor da 21ª CIRETRAN, Lee Jhefferson de Souza, informa à população que os Despachantes de Trânsito estão autorizados, conforme a Portaria 22/2020, a prestar serviços de primeiro registro e de transferências de propriedade de veículos. A portaria também autoriza o funcionamento das empresas fabricantes de placas.

 

Reuniões de combate ao tabagismo estão suspensas em Irati

A Coordenação Municipal do Grupo de Combate ao Tabagismo de Irati informa que, devido à pandemia do Covid – 19, e seguindo as orientações da Coordenação Estadual, as sessões em grupo semanais e as sessões de manutenção estão temporariamente SUSPENSAS.

Os participantes dos grupos do ano de 2019 e início de 2020 que necessitem de atendimento da equipe do programa, devem entrar em contato telefônico através dos números 3907 3106 ou 3422 9910 (UBS Lagoa), para receber orientações terapêuticas, retirada de dúvidas ou agendamento de atendimento individual.

A equipe do grupo de combate ao Tabagismo de Irati encontra-se disponível para atendimento, preferencialmente via telefone, todas as quartas–feiras na UBS Lagoa.

A equipe também informa que não há previsão para início de novos grupos, visto que a orientação é de que a população evite sair de casa e compareça à uma UBS somente em situações imprescindíveis. Porém, pessoas que desejarem participar futuramente do programa podem entrar em contato com a UBS, através dos telefones 3907 3106 e 3422 9910, para deixar seu nome e telefone.

 

Segunda etapa da vacina contra GRIPE está em andamento

Está em andamento a 2ª etapa da vacina contra Influenza, disponível para novos grupos prioritários.

Entre eles estão os profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de algumas doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, bem como crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade, doença cardíaca congênita, hipertensão arterial sistêmica com comorbidade, doença cardíaca isquêmica e insuficiência cardíaca.

Entre outros grupos estão também os portadores de doença renal nos estágios 3, 4 e 5; síndrome nefrótica, pacientes em diálise, hepatites crônicas e cirrose. Condições em que a função respiratória possa estar comprometida por doença neurológica, como em casos de Acidente Vascular Cerebral, paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares.

Também estão incluídas as doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave, certos tipos de diabetes em uso de medicamentos e imunodeficiência congênita ou adquirida.

Fazem parte deste segundo grupo pessoas com imunossupressão por doenças ou medicamentos, obesidade grau 3, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea, e portadores de Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter e Sídrome de Wakany, dentre outras trissomias. Para ter direito à vacina é necessário apresentar documento que comprove alguma dessas patologias (atestado ou receita médica).

No mesmo grupo estão funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, sendo necessária apresentação de documento comprobatório do cargo.

Terceira etapa da vacina contra gripe será dia 09 de maio

Na terceira fase da campanha, que acontece a partir de 9 de maio de 2020, estarão contemplados os seguintes grupos:

– Professores das escolas públicas e privadas.

– Crianças a partir de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias.

– Gestantes.

– Puérperas até 45 dias pós-parto.

– Povos indígenas.

– Adultos de 55 a 60 anos.

– Pessoas com deficiência física, que tenham alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da funcionalidade e pessoas com deficiência intelectual e mental.

 

Orientações quanto às máscaras caseiras

A Vigilância Sanitária de Irati leva ao conhecimento da população a NOTA INFORMATIVA 03/2020, do Ministério da Saúde (MS), que orienta como as pessoas podem produzir sua própria máscara caseira e, com isso, criarem mais uma barreira contra o COVID-19.

Segundo a nota, estas máscaras podem assegurar uma boa efetividade, desde que sejam bem desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que sejam feitas nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e nariz e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Os tecidos recomendados para utilização como máscara são:

– Tecido de saco do aspirador;

– Cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%);

– Tecido de algodão (como camisetas 100% algodão);

– Fronhas de tecido antimicrobiano.

O Ministério da Saúde recomenda que máscaras cirúrgicas e N95/PFF2 sejam priorizadas para os profissionais, considerando que os serviços de saúde são os locais com maior potencial de concentração de vírus, ao mesmo tempo em que a manutenção de suas atividades precisar ser garantida, mediante ações que visem a proteção de profissionais e pacientes.

Como fazer

Existem diferentes formas para confeccionar as máscaras caseiras, podendo utilizar materiais encontrados no dia-a-dia, como camisetas ou outras roupas em bom estado de conservação, até tecidos específicos confeccionadas com máquinas de costuras e elásticos.

Algumas orientações de como confeccionar as máscaras caseiras estão sendo compartilhadas em diversos canais de comunicação, como cortar camisetas deixando em

camada dupla, e formas que possibilitem a fixação ao rosto, ou recortes de tecidos com metragem de 21 e 34 cm e com utilização de elásticos.

O documento do Ministério da Saúde explica como fazer máscara caseira usando uma camiseta, inclusive com ilustração, ou usando costura e elástico. Ambos os métodos são explicados na nota do MS, que pode ser consultada no site do Governo Federal, ou baixada na página oficial de Irati, www.irati.pr.gov.br , clicando no banner do Coronavírus e, no rodapé da página que se abre, buscar o arquivo PDF correspondente.

Cuidados com uso e higiene

As medidas de utilização e higienização das máscaras caseiras fazem a diferença para a eficiência da iniciativa. Desta forma, alguns cuidados devem ser rigorosamente seguidos:

– O uso da máscara caseira é individual, não devendo ser compartilhada entre familiares, amigos e outros.

– Coloque a máscara com cuidado para cobrir a boca e nariz e amarre com segurança para minimizar os espaços entre o rosto e a máscara.

– Enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocá-la na rua, não fique ajustando a máscara na rua.

– Ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão, secando-as bem, antes de retirar a máscara.

– Remova a máscara pegando pelo laço ou nó da parte traseira, evitando de tocar na parte da frente.

– Faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de uma parte de água sanitária para 50 partes de água (por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável).

– Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão.

– Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão.

– A máscara deve estar seca para sua reutilização.

– Após secagem da máscara utilize o com ferro quente e acondicionar em saco plástico.

– Trocar a máscara sempre que apresentar sujidades ou umidade.

– Descartar a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida.

– Ao sinal de desgaste da máscara deve ser inutilizada e nova máscara deve ser feita.

Barreira física

Pesquisas têm apontado que a utilização de máscaras caseiras impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, garantindo uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e diminuição de casos.

Quanto maior a aglomeração de pessoas, maior a probabilidade de circulação do vírus. O uso das máscaras caseiras é muito importante quando há deslocamento de pessoas ou onde há maior circulação de pessoas.

Pessoas com quadro de síndrome gripal que estiverem em isolamento domiciliar, devem continuar usando preferencialmente máscara cirúrgica. O mesmo vale para o cuidador mais próximo dessa pessoa, quando estiver no mesmo ambiente da casa.

 

Decreto determina uso obrigatório de máscaras

Através do novo decreto municipal 136/2020, do dia 13/04, a Prefeitura de Irati determina o uso obrigatório de máscaras pela população, POR TEMPO INDETERMINADO, como nova medida de reforço à contenção do Coronavírus.

Será obrigatório que todos usem as máscaras nas filas externas, e ao adentrarem nas repartições públicas em geral, indústrias e estabelecimentos de comércio e de prestadores de serviços.

A fiscalização da presente ação ficará sobre a responsabilidade da Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e demais órgãos de fiscalização que atuam no município. Denúncias de desrespeito a esta determinação deverão ser feitas pelo telefone 153, da Guarda Municipal.

O decreto 136/2020, o decreto 125/2020, bem como outros que tratam sobre o Coronavírus, podem ser lidos e baixados no site oficial da Prefeitura: www.irati.pr.gov.br, no banner específico do COVID-19, ou pelo link direto: bit.ly/2QBhO5P.

 

Informações para o descarte correto de máscaras

Seguem algumas medidas a serem tomadas para a destinação correta das máscaras descartáveis após o uso:

1 – Lave as mãos antes de retirar a máscara;

2 – Para tirar a máscara, segure apenas pelos elásticos;

3 – Utilize dois saquinhos plásticos para o descarte;

4 – Amarre bem e, se possível, identifique a sacola;

5 – Tire o ar e jogue junto com o lixo do banheiro;

6 – Lave as mãos novamente.

Caso a sua máscara seja de pano, ela precisa ser lavada sempre após o uso. Ela pode ser lavada com água e sabão, ou mergulhada em uma solução de água sanitária com água (50ml de água sanitária para cada litro de água).

 

Agência do Trabalhador divulga contatos e horários de atendimento

A Agência do Trabalhador de Irati informa os contatos e horários de atendimento para informações sobre a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital e o Seguro Desemprego:

Telefones: 9 9149 5823 / 3423 1784 / 2104 0080

E-mail: [email protected]

 

Escola Francisco Vieira de Araújo irá contatar pais sobre atividades em casa

A Escola Municipal Francisco Vieira de Araújo comunica que o seu funcionamento será das 7h30 às 15h30, de segunda a sexta-feira, sem fechar no horário do almoço.

As professoras entrarão em contato com os pais para avisar como irão realizar as atividades através do Classroom.

O telefone da escola é 3907 3093.

 

Cadastro Habitacional deverá ser feito pelo site da Cohapar

O Departamento de Habitação da Prefeitura de Irati, ligado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação – informa que, em razão das medidas de contenção ao Coronavírus – está suspendendo temporariamente o Cadastro Habitacional feito de forma presencial. Por conta disso, os interessados neste serviço deverão realizar este cadastro pelo site: www.cohapar.pr.gov.br/cadastro .

Informações sobre o Cadastro Habitacional poderão ser obtidas pelos telefones 9 9105 5438 ou 3132 6186.