Notas informativas Prefeitura Municipal de Irati – 23/06

Centro de Processamento de Alimentos receberá veículos e equipamentos Nos próximos dias Irati receberá veículo e uma série de equipamentos

Centro de Processamento de Alimentos receberá veículos e equipamentos

Nos próximos dias Irati receberá veículo e uma série de equipamentos destinados ao Centro de Processamento de Alimentos. O lote será repassado à Prefeitura pelo Governo do Estado do Paraná, na forma de Convênio com Cláusula de Cessão de Uso, oriundo do patrimônio da SEAB.

Irão compor o repasse um veículo furgão Renault Master, uma lavadora de alta pressão, duas balanças de piso com capacidade para 1.000kg, dois carros de transporte, um transportador/elevador de pallets, 177 caixas para hortifrutigranjeiros e sessenta unidades de pallets. No total, veículo e equipamentos somam R$ 125.814,00 em itens novos na presente cessão de uso.

“Os bens discriminados que vamos receber irão melhorar cada vez mais a logística de entrega dos produtos oriundos da Agricultura Familiar que compõem a merenda escolar para as escolas e centros municipais do nosso Município. Aproximadamente 5.500 alunos são beneficiados com os produtos, garantindo assim uma alimentação adequada e de qualidade”, comenta Daniele Schlumberger, que é engenheira de alimentos, responsável pelo Centro de Processamento, e consultora alimentar em segurança de alimentos.

“Desde o ano passado avançamos no cumprimento da recomendação do PNAE, com a compra de 55% dos produtos da Agricultura Familiar, e a intenção é a de aumentar cada vez mais essa aquisição. Nesses três meses letivos de 2020 que tivemos de aulas, atingimos 75% da compra dos produtos da Agricultura Familiar do nosso município”, explica a engenheira.

A compra de produtos da agricultura familiar para compor a merenda escolar significa prestigiar os pequenos produtores locais, gerando trabalho e renda no campo, fomentar a economia, e garantir alimentos saudáveis e de qualidade para os alunos da rede municipal de ensino.

“O sonho de todo agricultor é garantir a renda da família com a comercialização dos seus produtos, e ter condições para continuar trabalhando no campo. A ampliação do mercado voltado à agricultura familiar é fundamental para tornar isso possível, e em nosso município está sendo muito bem sucedido, através da compra para a compor a merenda escolar”, complementa Daniele.

“Desde 2017 o Centro de Processamento de Alimentos, foi colocado em funcionamento, atendendo o PNAE Municipal, com produtos oriundos da agricultura familiar local e, a partir de então, tem superado a meta de 30% deste tipo de aquisição, chegando a patamares muito maiores. Estes equipamentos virão fortalecer este atendimento e contribuir com a melhoria da estrutura do Centro de Processamento de Alimentos e da merenda escolar”, comenta o secretário municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski.

 

AMANHÃ (24) tem live “Elas Cantam” às 20h no Valores da Terra

AMANHÃ, dia 24, às 20h, tem nova “live” dos Valores da Terra, transmitida pelo Facebook da Prefeitura.

O show virtual será o especial “Elas Cantam” com as participações de Eduarda Barbosa, Jenifer Lima e Isa Rocha.

Sexta-feira, às 20h, apresentam-se Marcus Daniel e Neizinho Gaiteiro, e também a dupla Magal e Nelsinho.

No domingo, o Valores da Terra entra em NOVO HORÁRIO, a pedidos: 18h30. As atrações serão Grazi Viante e o grupo Swing Gaúcho.

Prestigie os artistas iratienses e ajude a divulgar.

 

Decreto 187/2020 fixa novos horários

O Decreto 187/2020, válido desde o último dia 22 estabelece medidas suplementares, fixando horário específico para determinadas áreas do comércio, em razão da atual “Situação de Emergência em Saúde Pública” COVID-19.

O horário de funcionamento dos salões de beleza e barbearias fica delimitado de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 19h30, e aos sábados, das 09h às 19h. Os proprietários ficam responsáveis por manter e fiscalizar o uso do álcool em gel, o limite de capacidade de ocupação e distanciamento de mínimo de dois metros e o uso de máscaras.

O horário de funcionamento dos bares e similares fica delimitado de segunda a sábado das 11h às 20h, e aos domingos, das 09h às 14h. Os proprietários ficam responsáveis por manter e fiscalizar o uso do álcool em gel, o limite de capacidade de ocupação e distanciamento de mínimo de dois metros e o uso de máscaras.

O horário de funcionamento da nova modalidade esportiva, denominada NEW FUT, seguindo as dimensões ilustrativas que estão sendo reproduzidas nas redes sociais fica delimitado de segunda a sexta das 16h às 20h45, aos sábados das 09h às 20h45, e aos domingos das 08h às 12h. Os proprietários ficam responsáveis por manter e fiscalizar o uso do álcool em gel, o limite de capacidade de ocupação e distanciamento de mínimo de um metro e meio e o uso de máscaras.

O horário de funcionamento da nova modalidade de cinema, denominada CINE DRIVE-IN, fica delimitado de segunda a sexta das 16h às 20h45h, e aos sábados e domingos das 16h às 20h45h. Os proprietários ficam responsáveis por manter e fiscalizar o uso do álcool em gel, o limite de capacidade de ocupação e distanciamento de mínimo de dois metros e o uso de máscaras.

Ficam mantidas as disposições que integram os demais Atos Administrativos editados em razão do enfrentamento do COVID-19, bem como o “toque de recolher” após às 21h, especificado no decreto 122, de 23 de março de 2020.

Este decreto, bem como os anteriores, estão disponível para download no site oficial do Município em www.irati.pr.gov.br clicando no banner “DECRETOS”, que fica em sistema rotativo no topo da página. Em seguida, abre uma janela com diversas informações sobre a Covid-19 e, no rodapé da mesma, estão os links para download dos documentos no formato PDF.

 

Telefone da Agência do Trabalhador de Irati voltou a funcionar

O telefone da Agência do Trabalhador de Irati (3423 1783) que estava com problemas de funcionamento, já recebeu manutenção e está recebendo ligações normalmente.

O setor dispõe também do número 2104 0080, para contato.

 

 

3º encontro online dos "Sábados Literários" acontece dia 27

O projeto "Sábados Literários" está acontecendo por meio da plataforma Google Meet, e transmitido ao vivo pelo Youtube.

O próximo encontro acontece neste dia 27. A palestrante é a professora doutora Marina Bento Veshagem (UFSC), que vai tratar sobre Eugène Ionesco (ou Ežēns Jonesko), escritor romeno que tem também passagem pela Literatura francesa, como parte do tema central da 8ª edição dos Sábados Literários: "Entre Clássicos e Releituras".

O projeto é desenvolvido em uma parceria entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), a Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico da Prefeitura de Irati, o Centro Cultural Clube do Comércio, a Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS) a Associação Cultural Denise Stoklos e o Sebo Centenário.

 

Atendimento médico na região do Pinho será toda quinta-feira

A Secretaria de Saúde de Irati comunica que toda QUINTA-FEIRA haverá atendimento médico na Unidade de Saúde do Pinho, para as comunidades do Pinho de Baixo, Pinho de Cima e demais comunidades próximas.

O atendimento será das 8h às 11h30 e das 13h às 16h.

 

Assistência Social promove live "Velhices Importam"

A partir das 14h do próximo dia 29, a Secretaria de Assistência Social de Irati promoverá uma live (transmissão ao vivo) pelo Facebook com o tema "Velhices Importam: um olhar interdisciplinar".

O evento será mediado por Denis Cezar Musial, e os profissionais participantes serão:

Marisa Accioly, assistente social, doutora em Saúde Pública, especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Gerontologia e Geriatria (SBGG) e Docente do curso de Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP), que vai falar sobre o tema "Redes de Apoio e Políticas Públicas para a pessoa idosa";

Juliana Ferreira Marcolino Galli, fonoaudióloga, com doutorado em linguística aplicada e estudos da linguagem, que vai falar sobre o tema "Demências na População Idosa";

Sérgio Marcio Pacheco Paschoal, médico geriatra, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Gerontologia e Geriatria (SBGG), doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e ex-coordenador da Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo, que vai falar sobre o tema "Cuidados com a Saúde da População Idosa".

A live será transmitida tanto pela página da Secretaria Municipal de Assistência Social (bit.ly/3cd22pu), quanto pela página da Prefeitura de Irati (bit.ly/2zFygwn).

 

Boletim da Covid-19 do dia 23/06

Segundo o boletim da Covid-19 emitido pelo setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Irati no dia de HOJE (23/06), a situação em Irati atualmente encontra-se neste índice:

CONFIRMADOS – 22

INTERNADOS – nenhum

ISOLAMENTO DOMICILIAR – 2

RECUPERADOS – 20

ÓBITOS – nenhum

CASOS EM INVESTIGAÇÃO – 30

Esclarecimentos sobre casos confirmados e recuperados da COVID-19

Recentemente, muitos cidadãos entraram em contato com a Prefeitura de Irati, questionando o aparecimento de casos da COVID-19 que, ao mesmo tempo em que são registrados como casos confirmados, aparecem também nos registros de casos recuperados.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, desde o dia 04 de junho, conforme orientação da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA – PR), na complementação da Nota Técnica da SESA n° 07 de 29/05, os pacientes que anteriormente haviam sido descartados por critério Clínico-Epidemiológico, por terem apresentado somente sintomas leves de Síndrome Gripal, foram recentemente chamados para a realização dos chamados testes rápidos.

Muitos destes pacientes já estão curados da COVID-19, e tiveram a confirmação da mesma somente agora, pois no período anterior ao da publicação desta Nota Técnica, não atendiam aos critérios que, naquela época, eram estabelecidos para realização dos exames laboratoriais. Dessa forma, com a chegada dos resultados destes testes rápidos, quando há confirmação da COVID-19, os pacientes entram, no mesmo momento, tanto na conta de casos confirmados, quanto na conta de pacientes recuperados.

Também é importante esclarecer que, desde 26/05, em razão da Nota Técnica SESA n° 01/2020, todos os pacientes que apresentam sintomas de Síndrome Gripal (mesmo sintomas leves) estão tendo amostras coletadas para a realização dos Testes de Biologia Molecular RT-PCR (transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase) para a detecção do RNA do coronavírus (SARS-CoV-2).

Os links com as explicações detalhadas dos protocolos da COVID-19 estão disponíveis para acesso também na página onde são postados os boletins epidemiológicos. Esta página pode ser acessada por meio do site oficial da Prefeitura, o www.irati.pr.gov.br , clicando no banner específico dos informes epidemiológicos.

 

Duas licitações abertas e prazo termina dia 29

Duas licitações solicitadas pela Secretaria de Agricultura de Irati, na modalidade “PREGÃO ELETRÔNICO” estão abertas e o prazo encerra esta semana. São processos para aquisição de equipamentos e materiais diversos para a Feira do Produtor Iratiense e para o Centro Municipal de Processamento de Alimentos. Saiba mais detalhes.

Pregão eletrônico de materiais para Feira do Produtor

Até o dia 29/06, estão sendo aceitas propostas de empresas interessadas em participar de licitação na modalidade de PREGÃO ELETRÔNICO, do tipo menor preço unitário. Os materiais serão destinados à estruturação da Feira do Produtor Iratiense, a pedido da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar.

Os objetos da presente licitação, de forma resumida, são:

Três embaladoras de mesa inox, com corte em base aquecida, com no mínimo 40 cm de largura, alimentação 110V ou BIVOLT.

Três cortadores de legumes grande, 8mm, corpo de alumínio, lâminas e facas em aço inox, tripé, colunas em aço maciço, duas molas.

Três fornos a gás do tipo industrial lastro, modular, visor em vidro, com pedestal, termômetro de controle de temperatura, placas refratárias, altura mínima interna de 27cm e medidas aproximadas de 900 X 900 mm.

Três misturadores THE Mix, com capacidade 40 litros, estrutura em aço carbono com pintura epóxi, carenagem de alta resistência, tacho basculante em alumínio fundido e queimador duplo de 200 mm, pás removíveis, bivolt (127/220v).

Duas amassadeiras com extrusora, estrutura em chapa de aço, cuba em aço inox, pás amassadoras fixas em mancais rolamentos, extrusora constituída de bronze, dispositivo de segurança na tampa da cuba, rolamentos blindados. Capacidade da amassadeira: 5 kg de massa. Capacidade da extrusora: 15 kg de massa. Tensão: 220 volts

Duas seladoras/embaladoras a vácuo industrial, com bomba de vácuo com capacidade mínima de 19 metros cúbicos por hora, gabinete em aço inox, funcionamento automático, tampa em acrílico ou aço inoxidável e duas barras de selagem (solda dupla). Alimentação: 220V.

Quatro mesas inox de 1,5m. Pés em tubo aço inox e tampo em aço inox. Terminais plásticos nos pés com regulagem de altura, prateleira lisa em aço inox.

Três tanques em aço inox, com válvula americana e capacidade de 304,5 litros, com chapa reforçada, pés em Tubo Sapata nylon niveladora e acabamento escovado e totalmente soldado.

100 impressões de apostilas encadernadas com 200 páginas, contendo imagens coloridas.

O recebimento das propostas vai até o dia 29/06, SEGUNDA-FEIRA, e a abertura das mesmas será no mesmo dia. Ainda no dia 29, tem início a sessão e disputa de preços.

O local de acesso e participação é pelo endereço www.bllcompras.com , onde também podem ser encontrados detalhes desta licitação e a descrição completa e detalhada dos equipamentos.

Pregão eletrônico de materiais para Centro de Alimentos

Até o dia 29/06, estão sendo aceitas propostas de empresas interessadas em participar de licitação na modalidade de PREGÃO ELETRÔNICO, do tipo menor preço unitário. Os materiais serão destinados à estruturação do Centro de Processamento de Alimentos, a pedido da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar.

Os objetos da presente licitação, de forma resumida, são:

22 refrigeradores do tipo geladeira Frost Free, com capacidade de 323 litros. Classificação de eficiência energética nível A emitido pelo programa Brasileiro de Etiquetagem do Instituto Nacional de Metrologia, cor BRANCA ou INOX, tensão 110 V.

18 balanças eletrônicas com capacidade de 30 kg, bivolt, unidade de leitura em gramas, visor em display de cristal líquido, comando com teclas para ligar, desligar, tarar, zerar e entrada de menu, com selo do INMETRO.

28 freezers do tipo horizontal, com capacidade de 530 litros, sistema degelo automático, cor branca, e tensão 110 V.

47 carrinhos de compras ergonômicos duplos, com capacidade de 90 litros, em aço aramado, com estrutura reforçada e dois cestos, rodas de plástico especial para movimento fácil, pintura eletrostática epóxi, com tratamento antibacteriano, antiferrugem, uniforme e resistente.

500 caixas plásticas vazadas com dimensões de 31 cm de altura, 34 cm de largura e 55 cm de comprimento. Capacidade volumétrica de 47 litros, capacidade de carga por caixa: 30 kg. Capacidade de carga por empilhamento: 330 kg. Cor: Preta.

500 sacolas personalizadas de TNT, 30 cm de largura por 40 cm de altura, com fechamento em costura, alça de TNT, slogan em uma cor.

O recebimento das propostas vai até o dia 29/06, SEGUNDA-FEIRA, e a abertura das mesmas será no mesmo dia. Ainda no dia 29, tem início a sessão e disputa de preços.

O local de acesso e participação é pelo endereço www.bllcompras.com , onde também podem ser encontrados detalhes desta licitação e a descrição completa e detalhada dos equipamentos.

 

Vacinação contra a Influenza vai até dia 30

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) vai até o próximo dia 30.

Informações sobre quem deve se vacinar podem ser obtidas pelos telefones 3907 3155 e 9 9104 1938, ambos do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Irati.

 

População idosa é tema do "Junho Violeta"

A violência contra a pessoa idosa é tema da campanha “Junho Violeta”, lançada pela Secretaria de Assistência Social de Irati. Existem várias formas de violências mais praticadas contra a população idosa, como as violências psicológicas e físicas, bem como o abandono e a negligência.

Denúncias sobre violência contra a pessoa idosa podem ser feitas pelo telefone 100.

 

Quota única do IPTU poderá ser paga em agosto, com desconto de 10%

O IPTU 2020, poderá ser pago em quota única em 10 de agosto próximo, com desconto de 10%, ou parcelado a partir do dia 10 de julho.

O IPTU, Taxa de Combate a Incêndio (TI) e a Taxa de Custeio de Iluminação Pública (CIP), poderão ser pagos em cota única, ou em até 06 seis parcelas, sendo o valor mínimo da parcela de R$ 30,90.

O desconto de 10% para pagamento em quota única não incide sobre a TI e sobre a CIP, cobrada sobre os imóveis não edificados.

Por motivo da pandemia, as parcelas um, dois e três, que têm vencimento respectivamente em julho, agosto e setembro, poderão ser pagas sem correção, multa e juros, nos vencimentos prorrogados, estipulados para outubro, novembro e dezembro.

Já o decreto 153/2020 determina que o ISSQN fixo, pode ser pago em cota única em 10 de setembro, ou em até quatro parcelas, a partir desta data.

A Taxa de Vistoria e Funcionamento Regular (TVFR), e a Taxa de Licença e Localização (TLL) poderão ser pagas em cota única em 10 de setembro.

Haverá carnês impressos que chegarão a partir do mês que vem, mas quem quiser pode fazer o download dos mesmos acessando o banner na página oficial da Prefeitura de Irati.

Assim que impressos, os boletos serão entregues pelos Correios no endereço do imóvel ou no endereço cadastrado pelo contribuinte. Quem não receber o boleto deverá procurá-lo no setor de Tributação da Prefeitura.

Informações no setor de Tributação da Prefeitura, através do telefone 3132 6138.