Notas informativas Prefeitura Municipal de Irati – 24/07

Concluída pavimentação em ruas do Bairro Santo Antônio A Prefeitura de Irati está concluindo um projeto de pavimentação no Bairro

Concluída pavimentação em ruas do Bairro Santo Antônio

A Prefeitura de Irati está concluindo um projeto de pavimentação no Bairro Santo Antônio, que está abrangendo nove segmentos de ruas.

Neste projeto, foram contempladas as duas dos Cedros, Pessegueiros, Macieiras, Acácias, Nectarinas, Grevíleas, Caetano Zarpellon e Moisés de Oliveira.

Os serviços já executados foram limpeza da área, reperfilagem e capa asfáltica. Em seguida será efetuada a sinalização vertical e horizontal das áreas beneficiadas.

No total são 12 mil metros quadrados de pavimentação, que apresentam um investimento de R$ 709.481,79.

 

SEBRAE promove palestra online gratuita sobre Marketing Digital

Na próxima terça-feira (28/07), por meio da plataforma Teams, será realizada uma palestra online gratuita sobre Marketing Digital. Inscrições podem ser feitas pelo link bit.ly/3jwcaib .

Serão abordados os seguintes temas: postagens interativas, engajamento em rede social, estratégias de acesso ao ambiente web (website, hotsite, blog), metodologias e ferramentas de apoio aos pequenos negócios na convergência digital, buscadores, palavras-chave e encontrabilidade, economia digital, perfil e comportamento do consumidor.

A palestrante será a consultora do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) do Paraná, Patricia Favorito Dorfman, que tem graduação em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, especialização em Marketing pelo Centro Universitário FAE, e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além de ser diretora da empresa Ponto de Comunicação, que atua nas áreas de Assessoria e Marketing.

Mais informações podem ser obtidas na Sala do Empreendedor, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Irati. O telefone de contato é o 3907 3341.

 

Decreto 210/2020 mantém cuidados e restrições sanitárias

O decreto 210/2020, em vigor desde o dia 22, mantém cuidados, medidas de enfrentamento da pandemia e restrições sanitárias. A seguir, as principais determinações:

– Uso obrigatório de máscaras, distância mínima de dois metros entre as pessoas, organização das filas internas e externas e ocupação dos estabelecimentos em 40% da capacidade.

– Toque de Recolher das 22 horas às 6 horas do dia seguinte, sob pena de apreensão de veículos e condução de pessoas.

– Horário do comércio em geral e prestadores de serviço, exceto farmácias e postos de combustível, de segunda a sábado, das 06h às 20h, e aos domingos e feriados, das 06h às 14h. Delivery e ambulantes poderão funcionar todos os dias das 06h às 22h.

– Self-services, devem ter colaborador para servir clientes, ou luvas para os mesmos.

– Em mercados, permitida a entrada de apenas uma pessoa por família com fichas numeradas, proibido menores de 12 anos, e limite de 40% da ocupação.

– Celebrações religiosas apenas com fieis fora dos grupos de risco e sem aglomerações.

– Live em estúdios e similares com número máximo de quatro pessoas, sem concentração em sala de espera e sem consumo de bebidas e alimentos.

– Proibidas atividades de clubes sociais, campos e quadras esportivas públicas e privadas, aulas presenciais nas redes de ensino, centros de convivência de idosos, contraturno, atividades esportivas coletivas, aulas de dança e outros.

– Proibidos eventos e reuniões públicos ou privados, cursos, aulas presenciais, formaturas, festas e casamentos.

– Proibido o uso de academias ao ar livre, sendo permitida apenas atividade física individual, como caminhada.

– Obrigatório higienizar em todas as atividades, após cada uso ou a cada três horas, superfícies que possam ser tocadas com álcool gel 70% ou outro desinfetante para este fim. O mesmo vale para os sanitários e itens de uso do consumidor e funcionários.

– Limpeza das máquinas de cartão de crédito e similares com álcool líquido 70%.

– Proibidos bebedouros públicos de jato inclinado.

– Obrigatório álcool gel 70% em todos os caixas e lugares estratégicos para clientes e funcionários e kit completo de higiene de mãos nos sanitários de clientes e funcionários, contendo sabonete líquido, álcool em gel 70% e toalhas de papel.

– Obrigatório manter janelas externas abertas ou alternativas que renovem o ar.

– Proibidos brinquedotecas, espaços kids, playgrounds e espaços de jogos disponibilizados aos clientes.

– Recomendável fazer pausas para que os trabalhadores realizem a lavagem completa das mãos durante a jornada de trabalho. Aos que realizam limpeza e higienização, está determinado que devem receber Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

– Afixar em local visível para todos, informações sanitárias sobre higienização e cuidados para a prevenção do Coronavírus (Covid19).

– Cobrir a boca e o nariz com o braço ou lenço descartável quando tossir ou espirrar.

– Comércio de frutas e verduras em gôndolas deverá ter local para que clientes higienizem as mãos.

– Manter adesivos marcando distância mínima de dois metros nos caixas de pagamento.

– Transporte coletivo limitado a 70% da capacidade. “Passe livre” dos idosos, das 9h às 12h, de segunda a sexta-feira e suspenso aos finais de semana.

– Cine Drive-In das 16h às 21h45.

– Fiscalização intensificada pela Vigilância Sanitária e Guarda Municipal.

– Descumprimento do decreto, incorre em responsabilização criminal e multa de duas URMs para pessoa física e 20 URMs para pessoa jurídica.

O presente decreto está disponível para download no site oficial da Prefeitura de Irati, em www.irati.pr.gov.br, bastando clicar no banner rotativo “DECRETOS COVID-19”. No rodapé da página que abre, estão as opções de download deste e dos que o antecederam.

 

Assistência Social dispõe de WhatsApp para idosos

A Secretaria de Assistência Social de Irati, através do Departamento da Política da Pessoa Idosa, dispões de grupo de WhatsApp exclusivo para atendimento a esta faixa etária no Município.

Entre as várias opções de conteúdo estão:

– Orientações sobre enfrentamento e prevenção ao Coronavírus (Covid-19).

– Vídeos das oficinas de práticas corporais, yoga e práticas de memorização.

– Jogos on-line.

– Bate papo sobre plantas medicinais.

– Diálogo sobre o Estatuto do Idoso.

– Artes em geral.

Todos que desejarem podem participar do grupo acessando o link que está disponível no Face da Prefeitura, ou digitando bit.ly/3jqjOdT.

 

Renovação e novos registros do CADASTUR

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Irati em breve vai iniciar o cadastramento e a renovação dos Cadastros dos Prestadores de Serviços Turísticos do município. O Cadastur é uma excelente fonte de consulta do mercado turístico brasileiro, uma vez que os turistas podem consultar os prestadores de serviços desta área regularmente cadastrados no país.

O cadastro: permite a participação em eventos, feiras e ações realizadas pelo Ministério do Turismo e pela Embratur; disponibiliza o acesso à linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais; e permite a participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo.

O Cadastur é obrigatório para as agências de turismo, meios de hospedagem, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, e guias de turismo. Em caráter opcional, podem se cadastrar restaurantes, cafeterias, bares, centro de convenções, parques aquáticos, estruturas de apoio ao turismo náutico, casas de espetáculo, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, locadoras de veículos para turistas e prestadoras especializadas em segmentos turísticos.

A renovação e os novos cadastramentos do trade são gratuitos. O processo é simples e pode ser feito totalmente online pelo site www.cadastur.turismo.gov.br . O Departamento de Turismo da Prefeitura de Irati estará à disposição para orientar e auxiliar no processo do cadastro das empresas locais.

Para mais informações é só se dirigir à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que fica na Travessa Frei Jaime, 40, 2º andar, pelo telefone: (42) 3907 3030, ou pelo e-mail: [email protected].

 

Governo Federal lança selo "Turismo Responsável"

O Ministério do Turismo lançou o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”. A primeira etapa do programa criou protocolos de segurança sanitária e de boas práticas para cada um dos segmentos do setor.

Pelo programa, os estabelecimentos devem orientar os turistas sobre como cumprir as precauções básicas de prevenção ao coronavírus, incluindo procedimentos de assepsia, monitoramento diário para avaliação da febre, verificação de tosse ou dificuldade em respirar, cumprimento às orientações do Ministério da Saúde para limpeza de superfícies e tratamento de roupa nos estabelecimentos, entre outros.

Para ter acesso ao selo, as empresas devem estar inscritas no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos). O selo é gratuito e deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente. Nele haverá um QR Code pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento ou profissional. Será possível a realização de denúncias em caso de descumprimento, o que poderá resultar na revogação do selo.

Acesso ao Selo Turismo Responsável pelo link:

www.turismo.gov.br/seloresponsavel/

 

Assistência Social volta a disponibilizar o disque-apoio para pessoas idosas

A Secretaria de Assistência Social de Irati voltou a oferecer o Disque-Apoio para Pessoas Idosas, diante da continuidade da solicitação de distanciamento social para este grupo populacional.

O disque-apoio está disponível pelo telefone (42) 9 9141 4872, atendendo de segunda a sexta-feira, no horário das 09h às 16h de forma direta (sem intervalo de almoço), para que se solicite a realização de serviços de mer