Notas informativas Prefeitura Municipal de Irati – 27/04

Descontos de empréstimos do funcionalismo suspensos por 90 dias No último dia 24, o prefeito Jorge Derbli fez novo vídeo

Descontos de empréstimos do funcionalismo suspensos por 90 dias

No último dia 24, o prefeito Jorge Derbli fez novo vídeo para divulgação de novas medidas que auxiliem as pessoas neste momento de situação financeira difícil devido ao Covid-19, desta vez voltadas aos servidores públicos municipais.

Através do Decreto 148/2020, a Prefeitura de Irati autoriza a suspensão por 90 dias, dos descontos dos empréstimos consignados em folha de pagamento no âmbito da Administração Municipal.

Segundo o documento, “fica facultado aos servidores públicos municipais ativos e inativos, ou pensionistas, a suspensão dos descontos de empréstimos consignados em folha de pagamento, pelo prazo de 90 dias”, e a suspensão depende de requerimento do servidor protocolado diretamente na instituição em que tenha firmado o empréstimo.

A justificativa da ação é a “redução na renda das famílias em decorrência das medidas restritivas às atividades privadas na economia, e no aumento das despesas decorrentes das medidas de isolamento social, bem como do endividamento dos servidores públicos municipais em razão de empréstimos consignados contraídos junto a instituições financeiras”.

O prefeito Jorge Derbli argumenta que “é uma situação financeira difícil para todos, em razão do Covid-19, envolvendo todas as categorias, o comércio, as indústrias e, por isso, acabamos seguindo o modelo do Governo do Estado, e emitindo um decreto semelhante. Então, ficará a critério de cada servidor negociar com a sua agência bancária esta renegociação de que estas três parcelas serão jogadas no final do seu contrato”. Para o prefeito é mais uma possibilidade para os servidores públicos usarem este recurso que seria descontado da sua folha de pagamento, para suprir outra despesa necessária neste momento para sua família”.

Pelo mesmo Decreto 148/2020, fica estabelecido que as parcelas suspensas deverão ser acrescidas ao final do contrato de empréstimo e que o próprio servidor que solicitar esta postergação fica responsável por eventuais encargos financeiros incidentes sobre a operação.

 

Tem início a arrecadação da campanha "Todos Por Irati"

Na manhã desta segunda-feira (27/04), foram feitas as primeiras coletas de doações da campanha "Todos Por Irati", desenvolvida em uma parceria entre diversas entidades do município.

Os voluntários envolvidos na arrecadação reuniram-se inicialmente às 08h15 nos arredores da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, nas proximidades do Parque Aquático, onde foram definidos alguns grupos e os respectivos trechos a serem percorridos por cada um deles para recolher dos produtos a serem doados pelos moradores de cada residência.

A passagem nas casas foi acompanhada pelo caminhão do Corpo de Bombeiros e de um carro de som, os quais fizeram o aviso de que os voluntários estariam realizando este trabalho.

Materiais arrecadados têm locais específicos para armazenamento e triagem

A arrecadação desta manhã encerrou-se aproximadamente às 11h, quando todos os agasalhos foram destinados ao pavilhão João Wasilewski, no Parque Aquático, e os alimentos e produtos de higiene e limpeza encaminhados ao Centro da Juventude Nagib Harmuch.

Nestes locais, deverá ser realizada a higienização completa de tudo o que foi arrecadado, bem como a devida separação para posterior entrega às pessoas e famílias necessitadas.

Uma nova frente de coleta deverá acontecer no período da tarde, a partir das 13h30. Conforme o cronograma definido pelas entidades participantes da campanha "Todos Por Irati", as localidades marcadas para o dia de hoje são: Rio Bonito, Santo Antônio, Fósforo e Nossa Senhora da Luz. Mais informações sobre o projeto a seguir:

O QUE É?

Trata-se de uma campanha realizada no município de Irati por diversas entidades, com objetivo de arrecadar alimentos, agasalhos e também produtos de higiene e limpeza, que serão destinados a pessoas e famílias que estejam passando por necessidades ao longo deste período de Estado de Emergência devido ao Coronavírus.

COMO VAI FUNCIONAR?

Foi programado um sistema de arrecadação entre os dias 27 de abril e 14 de maio, que irá percorrer, em dias específicos, todos os bairros da cidade e comunidades do interior, com divulgação prévia pelos órgãos de comunicação e som de rua, para efetuar a coleta de agasalhos, cobertores, calçados, alimentos, produtos de higiene e limpeza.

PARA ONDE VÃO OS PROUTOS ARRECADADOS?

Todos os materiais relacionados a roupas, vestuário, calçados e cobertas, serão levados ao Pavilhão João Wasilewski, no Parque Aquático, para triagem e organização. Os alimentos e produtos de limpeza e higiene serão concentrados no Centro da Juventude Nagib Harmuch, onde serão montadas as cestas básicas para as famílias. Em ambos os casos, todo o material arrecadado passará por processo de higienização.

Depois de realizada esta etapa, os produtos serão distribuídos às famílias necessitadas, que serão identificadas em levantamento, o qual será baseado em dados do Cadastro Único, do Bolsa Família, e de análises feitas pelas instituições participantes da Campanha.

COMO PARTICIPAR?

A partir do dia 27 de abril, além das passagens específicas nas casas para recolhimento, também já estarão abertos os pontos de coleta para receber as doações. Quem mora na área urbana poderá levar alimentos e produtos de higiene diretamente no Centro da Juventude, e agasalhos poderão ser encaminhados ao pavilhão do parque aquático. Quem mora na área rural poderá encaminhar as doações para as escolas e igrejas católicas e evangélicas de cada comunidade.

COMO CONSIGO MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CAMPANHA?

Quem mora na área urbana do município, pode ligar nos telefones 3907-3168 e 99116-0730. Para quem mora na área rural, os números são 3132-6173 ou 99141-6339.

CIDADE

Na área urbana, quem quiser avisar que tem doações a fazer, pode entrar em contato pelos telefones 3907 3168 e 9 9116 0730.

Dia 28/04 (terça-feira)

Dallegrave

Pedreira

Floresta

Santa Fé

Dia 29/04 (quarta-feira)

DER

Planalto

Marcelo

Camacuã

Dia 30/04 (quinta-feira)

Santos Dumont

Araucária

Fernando Gomes

Jardim Aeroporto

Pró Morar

Novo Irati

Dia 01/05 (sexta-feira)

Centro

Colina Nossa Senhora das Graças

Dia 02/05 (sábado)

Canisianas

Choma

Vila Nova

Dia 04/05 (segunda-feira)

Daniel Bini

Santa Mônica

Joaquim Zarpelon

Vila São João

Dia 05/05 (terça-feira)

Vila Flor

Vila Matilde

Pavelski

Engenheiro Gutierrez

Riozinho

Nasle Mansur

Vila Raquel

Dia 06/05 (quarta-feira)

São Francisco

Jardim Califórnia

Stroparo

Dia 07/05 (quinta-feira)

Alto da Lagoa

Jardim das Américas

Kenedy

Lagoa

Cruzeiro do Sul

Flamboyant

Vila Verde

Dia 08/05 (sexta-feira)

Jardim Orquídea

Miguel Glinski

São Pedro

Jardim Virgínia

Pinheiros

João Paulo II

Dia 09/05 (sábado)

Alto da Glória

Ouro Verde

Gomes (proximidades da Igreja Nossa Senhora da Luz)

Dia 11/05 (segunda-feira)

Nhapindazal

Conjunto Fragatas

João Vieira da Rosa

Tucholka

Alto da Glória II

INTERIOR

Não é necessário aguardar o dia da coleta em cada região do interior de Irati. Os donativos podem ser levados antecipadamente aos locais de concentração de cada comunidade.

Na área rural, quem quiser avisar que tem doações a fazer, pode entrar em contato pelos telefones 3132 6173 e 9 9141 6339.

REGIÃO 1 – Pinho: 04 de maio

Localidades: Serra dos Nogueiras, Serra do Papuã, Coxinhos, Caratuva 1, Caratuva 2, Linha Pinho, Pinho de Baixo, Pinho de Cima, São Miguel e Alvorada.

REGIÃO 2 – Itapará: 06 de maio

Localidades: Itapará, Pinheiro Machado, Campina Branca, Linha B de Itapará, Linha E de Itapará, Vista Alegre, Água Mineral, Faxinal dos Neves e Faxinal dos Antônios.

REGIÃO 3 – Rio do Couro/Cerro da Ponte Alta: 08 de maio

Localidades: Cerro da Ponte Alta, Canhadão, Rio da Prata, Valeiros, Cadeadinho, Pinhal Preto, Cadeado Grande, Palmital, Cadeado Santana, Cachoeira do Palmital, Faxinal do Rio do Couro, Faxinal dos Mellos e Rio do Couro.

REGIÃO 4 – Guamirim/Água Clara: 11 de maio

Localidades: Água Clara, Cerro do Leão, Taquari, Barra do Gavião,Faxinal dos Ferreiras, Papuã dos Fiori, Governador Ribas, Guamirim e Arroio Grande.

REGIÃO 5 – Gonçalves Junior/Pirapó: 15 de maio

Localidades: Rio Preto, Pirapó, Boa Vista do Pirapó, Volta Grande, Campina de Gonçalves Junior, Gonçalves Junior, Linha B de Gonçalves, Linha Ordenança, Mato Queimado e Barra Mansa.

REGIÃO 6 – São Lourenço/Rio Corrente: 15 de maio

Localidades: Rio Corrente, Monjolo, Pedra Preta, Vila Rural, São Lourenço e Nhapindazal.

 

Cartório Eleitoral de Irati divulga orientações sobre documentação

O Cartório da 34ª Zona Eleitoral de Irati, em razão das medidas de prevenção ao Covid-19, orienta os eleitores que, eventualmente, necessitem de algum atendimento do referido órgão.

 

Serviços como:

– Primeiro título (alistamento eleitoral);

– Mudança de município (transferência);

– Alteração de dados indispensáveis para obtenção de certidões;

– Alteração de local de votação por justificada necessidade de mobilidade;

– Regularização de título cancelado.

Estão sendo realizados APENAS on-line, dispensada a coleta biométrica.

 

Para solicitar atendimento, o interessado deverá preencher o formulário de pré-atendimento eleitoral (TÍTULO NET) disponibilizado no link:

http://www.tre-pr.jus.br/eleitor/atendimento-remoto

E, cumulativamente, SOB PENA DE NÃO SER ACEITO, anexar em campo próprio do formulário os documentos necessários à comprovação da validade do seu requerimento. No próprio link há a descrição atentamente dos documentos necessários.

 

Para eleitores que queiram realizar a transferência de cidade, o comprovante deverá ter mais de três meses e, no máximo, um ano (este período deverá ser de abril de 2019 a janeiro de 2020).

 

A medida, que vale até o dia 6 DE MAIO, data a partir da qual nenhuma alteração pode ser feita no cadastro eleitoral, faz parte do conjunto de providências da Justiça Eleitoral, para evitar filas e aglomerações diante da pandemia do Covid-19.

 

Quem precisa apenas de uma segunda via de seu título, pode usar o E-Título.

Diante da impossibilidade de impressão do título de eleitor pela internet, recomenda-se o download em smartphones e tablets, nas plataformas iOS ou Android, do aplicativo E-Título, a via digital do título do eleitor. A visualização dos dados atualizados pode variar conforme o prazo de processamento dos sistemas eleitorais.

 

Para outros serviços on-line, acesse o Guia do Eleitor:

http://www.tre-pr.jus.br/imprensa/noticias-tre-pr/2020/Abril/guia-do-eleitor-lista-de-servicos-on-line

 

Caso você tenha dúvidas de outra natureza ou necessite de algum serviço diferenciado, seu contato será respondido por e-mail: [email protected] , ou pelo telefone 3422 1939.

 

Testes rápidos do novo Coronavírus para grupos específicos

Foram disponibilizados a Irati pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA – PR) cerca de 240 testes para detecção de anticorpos contra o SARS-CoV-2 (novo Coronavírus). Este teste destina-se ESPECIFICAMENTE para pessoas sintomáticas, e que se enquadrem em algumas das seguintes categorias:

 

1. Profissionais de saúde da linha de frente, com diagnóstico de Síndrome Gripal (febre, tosse, dor de garganta, desconforto respiratório);

2. Profissionais de segurança pública (polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal) com diagnóstico de Síndrome Gripal;

3. Pessoa com diagnóstico de Síndrome Gripal que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou de segurança pública em atividade.

 

Devido às características da infecção pelo SARS-Cov-2, nos primeiros dias, após o início dos sintomas, os anticorpos não são devidamente detectados pelo teste. Para garantir a eficácia do exame, é necessário que o teste seja realizado após o sétimo dia do início dos sintomas, porém o paciente precisa estar, no mínimo, a 72 horas, sem sintomas.

O teste rápido será realizado pela equipe da Vigilância Epidemiológica de Irati, mediante avaliação dos critérios. É preciso contato telefônico prévio pelos telefones 9 9104 1938 ou 3907 3155, devendo o profissional ou o gestor do serviço de saúde/segurança pública realizar o contato para o agendamento.

COMO FUNCIONAM

Os testes rápidos utilizam amostras de sangue. A execução e a leitura da presença de anticorpos devem ser realizadas por profissionais da saúde. O resultado é verificado após 15 minutos.

 

 

Decreto determina uso obrigatório de máscaras

Através do decreto municipal 136/2020, de 13/04, a Prefeitura de Irati determina o uso obrigatório de máscaras pela população, POR TEMPO INDETERMINADO, nas filas externas, e ao adentrarem nas repartições públicas em geral, indústrias e estabelecimentos de comércio e de prestadores de serviços.

O decreto 136/2020, o decreto 125/2020, bem como outros que tratam sobre o Coronavírus, podem ser lidos e baixados no site oficial da Prefeitura: www.irati.pr.gov.br, no banner específico do COVID-19, ou pelo link direto: bit.ly/2QBhO5P.

 

UPA da Vila São João tem área com respiradores e monitores

Desde o início deste mês o Pronto Atendimento de Irati está funcionando na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila São João. O novo local oferece mais conforto no atendimento à população, com mais de 2.000 metros quadrados de edificação.

Os serviços oferecidos são voltados aos atendimentos de urgência e emergência, e não consultas eletivas e de rotina. Há uma ala específica com dois leitos preparados com respiradores e monitores.

O Pronto Atendimento Municipal está localizado na Rua Ipê, proximidades do CAIC João Paulo 2º. Os telefones para contato são 9 9133 3164 e 3907 3139.

 

Irati terá coleta de lixo eletrônico de 04 a 08 de maio

A Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente de Irati comunica que acontecerá coleta de lixo eletrônico na primeira semana de maio, do dia 04 ao dia 08 (segunda a sexta-feira).

Podem ser descartados itens como computadores, televisores, celulares e carregadores, aparelhos de som e DVD, aquecedores e ar condicionado, cabos, chapinhas e centrais telefônicas.

Não serão aceitas pilhas, baterias e lâmpadas, pois são materiais que possuem legislação específica para seu descarte.

Os materiais podem ser levados na sede da secretaria, que funciona no Pátio de Máquinas da Prefeitura, localizado na Rua Maria Bitar do Prado, 95, Bairro Rio Bonito.

O telefone para mais informações é 3907 3045.

 

Agência do Trabalhador divulga contatos e horários de atendimento

A Agência do Trabalhador de Irati informa os contatos e horários de atendimento para informações sobre a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital e o Seguro Desemprego:

Telefones: 9 9149 5823 / 3423 1784 / 2104 0080

E-mail: [email protected]

 

Cadastro Habitacional deverá ser feito pelo site da Cohapar

O Departamento de Habitação da Prefeitura de Irati, ligado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação – informa que, em razão das medidas de contenção ao Coronavírus – está suspendendo temporariamente o Cadastro Habitacional feito de forma presencial. Por conta disso, os interessados neste serviço deverão realizar este cadastro pelo site: www.cohapar.pr.gov.br/cadastro .

Informações sobre o Cadastro Habitacional poderão ser obtidas pelos telefones 9 9105 5438 ou 3132 6186.

 

Informações para o combate e prevenção à Dengue

O Governo do Estado do Paraná lançou uma página na internet com informações para combate e prevenção à Dengue. A recomendação principal é não deixar água parada. Seguem as demais sugestões:

LIXEIRAS

Mantenha as lixeiras tampadas e protegidas da chuva. Feche bem os sacos plásticos.

VASILHAS PARA ANIMAIS

Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água e sabão, no mínimo duas vezes por semana.

SUPORTE DE GARRAFÃO DE ÁGUA MINERAL

Lave-o sempre quando fizer a troca. Mantenha vedado quando não estiver em uso.

PRATINHOS DE VASOS DE PLANTAS

Mantenha-os limpos e coloque areia até a borda.

COLETOR DE ÁGUA DA GELADEIRA E AR-CONDICIONADO

Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.

PLANTAS QUE ACUMULAM ÁGUA

No caso de bromélias e outras plantas com esta característica, a água deve ser retirada semanalmente das folhas.

VASOS SANITÁRIOS

Deixe a tampa sempre fechada ou vede com plástico. Em banheiros com pouco uso, dê descarga pelo menos uma vez por semana.

BALDES E VASOS DE PLANTAS VAZIOS

Guarde-os em local coberto, com a boca para baixo.

RALOS

Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.

GARRAFAS

As garrafas devem ser embaladas e descartadas na lixeira. Se guardadas, devem estar em local coberto ou de boca para baixo.

LAJES

Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas.

PISCINAS

Mantenha a piscina sempre limpa, mesmo sem uso. Use cloro para tratar a água e filtre periodicamente.

CALHAS

Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.

OBJETOS D’ÁGUA DECORATIVOS

Mantenha-os sempre limpos com água tratada com cloro ou encha-os com areia. Crie peixes, pois eles se alimentam das larvas do mosquito.

CAIXAS D'ÁGUA, CISTERNAS E POÇOS

Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.

CACOS DE VIDROS NOS MUROS

Vede com cimento ou quebre todos os cacos que possam acumular água.

TONÉIS E DEPÓSITOS DE ÁGUA

Mantenha-os vedados. Os que não têm tampa devem ser escovados uma vez por semana e cobertos com tela.

ALHAS NOS REBOCOS

Conserte e nivele toda imperfeição em pisos e locais que possam acumular água.

LIXO, ENTULHO E PNEUS VELHOS

Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.

OBJETOS QUE ACUMULAM ÁGUA

Coloque num saco plástico, feche bem e jogue no lixo: tampinha de garrafa, casca de ovos, copos descartáveis e outros.

CONTROLE DA DOENÇA

Permita sempre o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial.

Mais informações sobre a Dengue em Irati pelo telefone (42) 3907 3131.

 

Disque-apoio para pessoas idosas funcionará até dia 30/04

O disque-apoio à pessoa idosa continuará funcionando até QUINTA-FEIRA, dia 30, para solicitações de serviços de mercado e farmácia para pessoas idosas – preferencialmente aquelas que não conseguem suporte familiar para este fim.

Os telefones são 9 9976 8081 e 9 9927 3906, atendendo no horário das 09h às 16h de forma direta (sem intervalo de almoço).

 

Assistência Social prioriza atendimento por telefone

A Assistência Social de Irati comunica que está mantendo o atendimento de seus departamentos via telefone, a fim de evitar o deslocamento desnecessário das pessoas.

Estes são os principais números:

CRAS Lagoa: 9 9107 9214

CRAS Vila São João: 9 9123 3160

CRAS Canisianas: 9 9101 7158

CRAS Rio Bonito: 9 9109 0209

Bolsa Família / Cadastro Único: 9 9148 0931

Casa de Apoio à Mulher em Situação de Violência: 9 9117 5939 e 9 9134 3852

Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS): 9 9117 5939 e 9 9134 3852

Serviço de Abordagem Social e de Acolhimento Institucional: 9 9117 5939

Disque-Apoio à pessoa idosa: 9 9976 8081 e 9 9927 3906

 

Informações sobre o Auxílio Emergencial da Caixa Econômica Federal

O Auxílio Emergencial é um benefício financeiro destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do Coronavírus – COVID 19.

O benefício no valor de R$ 600,00 será pago por três meses, para até duas pessoas da mesma família. Para as famílias em que a mulher seja a única responsável pelas despesas da casa, o valor pago mensalmente será de R$1.200,00. Quem estava no Cadastro Único até o dia 20/03, e que atenda as regras do Programa, receberá sem precisar se cadastrar no site da CAIXA. Quem recebe Bolsa Família poderá receber o Auxílio Emergencial, desde que seja mais vantajoso. Neste período o Bolsa Família ficará suspenso.

As pessoas que não estavam no Cadastro Único até 20/03, mas que têm direito ao auxílio poderão se cadastrar no site auxilio.caixa.gov.br ou pelo APP CAIXA/Auxílio Emergencial. Depois de fazer o cadastro, a pessoa pode acompanhar se vai receber o auxílio emergencial, consultando no próprio site ou APP.

 

Telefones da Administração Municipal

A Prefeitura de Irati orienta para que as pessoas deem preferência aos atendimentos não presenciais, através dos telefones:

Jurídico – 9 9141 8553

Guarda Municipal – 153

Procon – 9 9137 3926

Habitação – 9 9105 5438

Agricultura – 9 9141 6339

Sala do Empreendedor – 9 9107 0283

Recepção – 3132 6100

A recomendação é só sair de casa se for EXTREMAMENTE NECESSÁRIO.

 

Telefones de contato do setor de Saúde Municipal de Irati

Caso você ou alguém de sua família precise entrar em contato com o setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Irati, há o telefone 9 9104 1938. Este número é também WhatsApp e funciona em horário estendido.

Os números relacionados a seguir são somente para LIGAÇÃO, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h:

Pronto Atendimento – 3907 3139

UBS Ademar Vieira de Araújo – 3907 3122

UBS Lagoa – 3907 3106

UBS Engenheiro Gutierrez – 3907 3086

UBS Guamirim – 3434 1118

UBS Riozinho – 3907 3087

UBS Gonçalves Junior – 3413 1109

UBS Rio Bonito – 3907 3026

UBS Vila São João – 3907 3127

UBS Alto da Lagoa – 3907 3085

UBS François Abib – 3422 3734

 

Junta do Serviço Militar de Irati recomenda alistamento online ou por aplicativo

A Junta do Serviço Militar de Irati recomenda aos jovens nascidos no ano de 2002 que deem preferência ao alistamento militar obrigatório feito ONLINE, pelo endereço: www.alistamento.eb.mil.br , em vez de fazer este procedimento pessoalmente.

Também há a alternativa de baixar o aplicativo disponibilizado pelo Exército Brasileiro, no endereço http://www.eb.mil.br/aplicativos-mobile , com versões para Android e IOS.

Outros serviços deste departamento podem ser solicitados por meio do e-mail: [email protected] . Informações pelo telefone 3907 3128 e pelo whats 9 9950 7065.