Nova unidade do SAMU em Imbituva amplia atendimento de urgência

USB (Unidade Móvel de Suporte Básico à Vida) atenderá população de 40 mil habitantes

Esther Kremer e Assessoria

O Município de Imbituva, juntamente com o Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU), inaugurou na terça-feira (25), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192. A base atenderá também à cidade de Guamiranga, totalizando mais de 40 mil habitantes atendidos.
A base está instalada junto à Defesa Civil do município, a unidade contará com ambulância de suporte básico e equipes de urgência e emergência. O local foi reformado e equipado para receber os novos atendimentos.
O prefeito do município, Celso Kubaski, esteve presente na inauguração do espaço e expressou contentamento pelo serviço. “Sempre necessitamos desse serviço, quando assumimos a Prefeitura já tínhamos este compromisso de cuidar da saúde da população, o SAMU veio para complementar. Independente do tanto de dinheiro investido, qualquer valor fica pequeno perto do nosso objetivo, que é salvar vidas”, disse.
O vice-prefeito, Zaqueu Bobato, explica que é um desejo antigo da população e que agora está se concretizando. “Tenho certeza que muitas situações de dores e sofrimentos serão evitadas com a equipe do SAMU. É um momento muito importante para o município de Imbituva, eu sempre falo que saúde nunca é gasto, é investimento”, explica Bobato.

“Eu sempre falo que saúde nuca é gasto, é investimento” – Zaqueu Bobato

A presidente do CIMSAMU e prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, relata que o município de Imbituva passava por um vazio neste tipo de atendimento e com a ajuda do Governo do Estado, o Consórcio conseguiu seis ambulâncias para a 4ª Regional de Saúde e a cidade foi uma das beneficiadas.
“É um marco, porque estamos falando em salvar vidas, eu estou muito feliz em ter todos os municípios da região dos Campos Gerais inseridas neste processo, é algo bom e importante para a população”.
O prefeito de Inácio Martins e presidente da Amcespar, Junior Benato, mostrou o seu contentamento em receber mais uma unidade do SAMU na região. “Acredito que a região só tem a ganhar com isso, Guamiranga também vai ser atendida por esta unidade, mas não é algo limitado, é uma ajuda para toda a região da Amcespar”, comenta.
A presidente do Cis Amcespar e prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, disse que este atendimento vai fortalecer a 4ª Regional e principalmente o próprio município. “Estamos muito felizes, queremos que a região cresça e se desenvolva, estamos todos juntos neste propósito e o SAMU vem para dar mais qualidade no atendimento, na questão da saúde”.
O presidente da Câmara de Vereadores de Guamiranga, Ziquinho, esteve no evento representando o prefeito do município e falou em nome de toda a população. “Para nós guamiranguenses, este serviço vai ser muito útil, vai ser um atendimento mais rápido, com melhor qualidade para toda a nossa população”, disse o vereador.
Para acionar o atendimento do SAMU, a população deve ligar no número 192 e segundo o Major André Lopes, o número para o atendimento do Corpo de Bombeiros permanece com o 199. Lopes explica que o serviço vai otimizar e regular melhor o tempo de atendimento, onde as equipes vão conseguir, com mais agilidade, tratar todos os traumas que envolvem acidentes e também urgências médicas.