Novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é inaugurado no bairro Vila Nova, em Irati

Espaço vai atender 25 localidades do município

Na quarta-feira (13), ocorreu a inauguração de mais um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro Vila Nova, em Irati. O local foi comprado pela Prefeitura e vai atender, ao todo, 25 localidades, da área urbana e rural do município. Os serviços prestados antigamente no bairro Canisianas serão concentrados no espaço recém inaugurado.  

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, comemora a conquista. “Com certeza os profissionais que vão trabalhar aqui vão ter, no espaço, ferramentas dignas para atender a população da Vila Nova, Canisianas e mediações”. Ainda, o gestor reforçou a importância do trabalho desempenhado pelos CRAS, em especial pelo atendimento às pessoas vítimas de violência.

Ieda Waydzik, vice-prefeita, afirma que o objetivo é aproximar a população do serviço prestado, democratizando o acesso. Ieda também elogiou as novas instalações. “Isso tudo facilita e dá mais comodidade e qualidade para o atendimento das famílias, que esse é o nosso grande interesse, que as pessoas tenham qualidade no atendimento e que possa facilitar a vida delas”, explica a vice-prefeita.

A secretária de Assistência Social de Irati, Sybil Dietrich, afirma que o espaço vai atuar como instrumento de aproximação com a comunidade, garantia de direitos e qualidade de vida. Nesse sentido, o CRAS faz parte de um projeto municipal que visa garantir a proteção social de todos os iratienses, por meio da ampliação dos locais de prestação de serviços. Por isso, este é o quarto CRAS inaugurado no município. 

“A população vai poder contar com uma equipe técnica especializada, com psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, educadores sociais, nós vamos fazer o atendimento de cadastro único também, para garantir um atendimento adequado a nossa população”, disse Sybil. O horário de atendimento desses profissionais será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Ela também explica que o CRAS que funcionava no bairro Canisianas vai deixar de existir, concentrando os atendimentos no espaço recém inaugurado, na Vila Nova. “Esse é um espaço próprio da Prefeitura, que foi construído e planejado para os serviços que a gente precisa prestar para a população”, conta Sybil. 

O local, de 400 m², foi ampliado e reformado. Os recursos para a realização das obras são de R$ 400 mil, provindos dos cofres municipais e federais.

O presidente da Câmara de Vereadores de Irati, Helio de Mello, também prestigiou a inauguração. De acordo com ele, o bairro escolhido para a instalação do CRAS é de grande importância. “Vila Nova sendo respeitada, tendo agora esse espaço aqui, mais próximo das suas famílias. Parabenizo o prefeito pelo trabalho, a secretária Sibyl pela ação desenvolvida para que pudesse acontecer esse momento aqui. Temos absoluta certeza que terá um grande retorno para a nossa comunidade”, finaliza o vereador.