Novo decreto determina fechamento do comércio em Irati

Atividades poderão funcionar apenas na modalidade delivery, de portas fechadas. Toque de recolher passa a ser às 19h30

O Decreto Municipal de número 330/2021, emitido na tarde desta terça-feira (18), e que passa a vigorar a partir da próxima quinta-feira, dia 20, acentua em diversos aspectos as restrições em Irati frente à pandemia. A Covid-19 tem esgotado todos os recursos de espaços para internações no município, em razão do grande aumento de infectados.

O número de óbitos decorrentes do Coronavírus também saltou exponencialmente, o que fez com que, após nova reunião com os setores de Saúde de Irati na manhã do dia 18, o Executivo decidisse por emitir o novo documento com as diretrizes mais severas ante à crise sanitária.

Até 17h desta terça (18), foram cinco mortes, vítimas da Covid-19, aproximando Irati da marca de uma centena de óbitos ocasionados pela doença. Nesta data, também foram confirmados 112 casos positivos em menos de 24h. São 55 iratienses internados, sendo 20 na UPA, 17 na Enfermaria e 18 na UTI. Com este número de pacientes, não há mais vagas para que outras pessoas receberam atendimento.

O prazo para o início da vigência do novo decreto foi definido como forma de dar tempo para que as empresas e instituições possam se programar em como atuar com as regras definidas no documento.

Medidas

Para minimizar o ciclo de transmissão da Covid-19 no município, o toque de recolher passará a ser às 19h30. As atividades do comércio, em geral, estarão suspensas por 14 dias e só poderão funcionar na modalidade delivery, de portas fechadas, até 19h30. Supermercados, açougues, mercearias, farmácias, agroveterinárias, distribuidoras de gás, postos de combustíveis, bancos, lotéricas e setor industrial poderão funcionar, cumprindo as medidas de prevenção, de segunda a sábado.

No ramo alimentício, que envolve restaurantes e panificadoras, será permitido o funcionamento com retirada no balcão e delivery. Aos domingos, o fornecimento de comida somente será por meio de delivery. Postos de combustível, farmácias e distribuidoras de gás também poderão trabalhar aos domingos.

Aulas, inclusive particulares, e todas as atividades esportivas estarão suspensas. As religiosas poderão funcionar, todos os dias, com capacidade de 25%, seguindo o toque de recolher.

O decreto poderá ser acessado, na íntegra, a partir desta quarta-feira (19), na página oficial do município, www.irati.pr.gov.br .

Prefeitura ficará fechada para desinfecção

Nesta quinta e sexta-feira (20 e 21), o prédio da Prefeitura de Irati ficará fechado para desinfecção, tendo em vista o número de casos confirmados de funcionários por Covid-19. A partir de segunda-feira (24), o atendimento ao público será realizado somente com agendamento prévio. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3132-6100.