Novo decreto permite retorno das atividades esportivas em Rio Azul

Ainda, continua suspensa a presença do público nos locais dos jogos

A Prefeitura de Rio Azul emitiu um novo decreto na quarta-feira (14), em que flexibiliza algumas ações no município. Uma delas é a volta das atividades esportivas, seguindo as orientações de saúde e combate a pandemia da Covid-19, desta forma, os ampeonatos voltarão a acontecer, porém continua suspensa a presença do público nos jogos.

No primeiro momento, retornam os treinamentos da Escolinha Furacão a partir de quinta-feira (15), com horários específicos para não gerar aglomeração entre os atletas. O Campeonato Municipal de Futebol Virtual FIFA 21 volta na próxima segunda-feira (19), com os confrontos do grupo H.

A Secretaria de Esportes Recreação e Cultura também está com as inscrições abertas para os campeonatos de: Voleibol Masculino e Feminino Livre, Campeonato Municipal Vitor de Morais de Futebol 1ª e 2ª divisões, e para os campeonatos Interbairros e Intercomunidades serie ouro e serie prata de futsal.

“Salientamos a todos os desportistas para que no uso dos espaços públicos utilizem máscara, álcool gel e, quando possível, realizem o distanciamento social. Todos os jogos não poderão contar com a presença da torcida. Em caso de sintomas, fiquem em casa!”, diz a nota da Secretaria.

OUTRAS MUDANÇAS

Diante da situação, e seguindo o estado, o novo decreto traz algumas mudanças como no horário do toque de recolher que passa a ser das 23h às 5h do dia seguinte.

Estabelecimentos comerciais podem funcionar das 6h às 23h e precisam seguir as obrigações como o limite de acesso, ocupação de uma pessoa a cada quatro metros, com 50% da capacidade de público. Academias podem funcionar com 30% da ocupação. Reuniões e cursos podem ter até 15 participantes. Restaurantes e bares podem funcionar sem mesas nas calçadas, até as 23h.

Todos os locais precisam seguir as medidas de prevenção contra a Covid-19, como uso da máscara, disponibilizar álcool gel, controlar acesso dentro e fora do estabelecimento, entre outras ações que estão no decreto.

Continuam suspensas as aulas presenciais municipais, festas, eventos que impliquem aglomeração como casamentos, aniversários, formaturas, etc. Catequese também está suspensa.

Caso não sejam cumpridas as exigências, a pessoa ou estabelecimento poderá ser multado de acordo com os valores estipulados no novo decreto, que pode ser acessado por completo no site da Prefeitura.