Parceria da prefeitura de Fernandes Pinheiro já reciclou 6740 Kg de papel

Empresa troca papéis recicláveis por tolhas de papel e papel higiênico

Daniela Valenga

Em três anos de parceria entre a prefeitura de Fernandes Pinheiro, por meio das Secretarias Municipais de Educação, Cultura, Turismo e Esporte e Meio Ambiente, e a empresa SEPAC, localizada no município de Mallet, já foram reciclados cerca de 6740 kg de papel. Por meio da parceria, o município, em troca do material reciclável, obteve 87,16kg de toalhas de papel e 664,24 kg de papel higiênico.
Gisele Roesler, integrante da Secretaria de Educação de Fernandes Pinheiro, explica que a coleta do material reciclável é realizada em conjunto pelas Secretarias do município, quatro escolas municipais, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e Associação Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). “São coletados cadernos, livros, revistas, entre outros, que seriam descartados como lixo e, então, realizamos a troca com a SEPAC”, relata Gisele.
A empresa é responsável pela produção de papéis higiênicos de folha dupla e simples, toalhas de papel e guardanapos, além de fraldas descartáveis. “A cada 10 kg de papel reciclável entregue na empresa, as Secretarias recebem 1 kg de papel higiênico ou toalhas de papel”, explica Jéssica do Carmo Fiatcoski, também integrante da Secretaria de Educação do Município.

“A parceria possibilita o descarte correto dos papéis e a aquisição de materiais de excelente qualidade que beneficiam os alunos, funcionários e comunidade escolar do município”. – Jéssica do Carmo Fiatcoski

“A troca de material reciclável por papel higiênico e toalhas de papel é um exemplo de parceria pautada na sustentabilidade”, destaca Roesler. O processo de decomposição do papel pode durar entre três e seis meses, período em que o material fica acumulado, junto a outros lixos, e pode causar prejuízos ambientais. Além da garantia de papel higiênico e toalhas de papel para as Secretarias, escolas, CMEI e APAE. A parceria também é pautada pela sustentabilidade, porque em vez de serem descartados, os papéis são reciclados.
Fiatcoski ressalta que a parceria apresenta diversas vantagens, desde pela questão do meio ambiente, por meio da reciclagem do material, até as áreas da economia e da educação de Fernandes Pinheiro. “Ela possibilita o descarte correto dos papéis e a aquisição de materiais de excelente qualidade que beneficiam os alunos, funcionários e comunidade escolar do município, além de proporcionar economia para as escolas e Prefeitura”, aponta como exemplos.