Parque São João começa a ganhar vida

População já utiliza o local para caminhada ou prática de esportes. Previsão de conclusão é em outubro deste ano

Um novo espaço de lazer está quase pronto em Irati, o Parque São João, localizado na Vila São João, está com as obras em mais de 60%. O espaço começa a ganhar vida e entra na reta final. A população faz bom proveito do parque com o que já oferece. A previsão é que tudo seja finalizado até o fim de outubro.

Quem passa pelo local já observa as pessoas passeando, praticando esportes ou fazendo caminhadas, ou no ciclismo, pois, as pistas já estão quase prontas. Nesta semana, estão sendo concluídas as pavimentações de ambas.

Uma parte delas foi liberada que faz a interligação da BR-153 com a Rua João Protezek e a Rua Rodolfo Iurk Junior, que dá acesso ao CMEI José Maria Orreda, em que as pessoas podem encurtar os caminhos. É o que faz a moradora do Joaquim Zarpelon, Neuza Olenik, que atravessa o parque para ir ao mercado, que fica na frente. “Vai ficar bonito, já está ficando, acho que vou vir fazer umas caminhadas”, disse a moradora animada.

Já o morador da Vila São João, Gustavo Fideski, utiliza o parque para praticar esportes, ele também está gostando do resultado. “Está ficando bom, não podia fica melhor. Eu já utilizo jogo bola, venho andar de bicicleta. Estava precisando de um espaço assim perto de casa”, destaca o jovem.

A área total do Parque São João é de 30 mil metros quadrados, sendo 20 mil de área verde, o restante são as pistas de caminhada e ciclismo, as construções e os equipamentos. “Estamos na reta final para plantio de grama e fazer as pistas com sinalização, plantio de árvores que vão fazer o paisagismo do parque, para que, em determinadas épocas do ano, estejam com florada, intercalando entre cerejeiras, ipês amarelos e jacarandás. São para melhorar a qualidade de vida da população de Irati, com mais um parque, esta região há anos precisava de melhoria no sentido de dar a qualidade de vida, e é isso que estamos fazendo com o termino do parque”, comenta o secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Adriano Batista.

O projeto teve início em 2018, em que houve um trabalho com terraplanagem e liberação. “O parque que chega à reta final, cerca de 60 a 65% está concluído, onde esperamos, até o final de outubro, dar a utilização para a comunidade por completo”, observa Batista.

OBRAS

No Parque São João está finalizada a pista de caminhada, o campo de futebol oficial, ao redor tem uma pista de atletismo, equipamentos imobiliários, como academias ao ar livre, e o campo sintético. Ainda, será implantado um playground, e terá uma praça em que as pessoas podem utilizar.

LAGOS

O Parque São João terá dois lagos e faz parte do atendimento de macro drenagem que serve para fazer a retenção de água para que todo o volume caia com menos intensidade no Rio das Antas, que é onde deságua e com isso diminua a possibilidade de enchentes.

O secretário explica que “é um reservatório que, além de ser bonito e ter a formação de um ecossistema com pássaros peixe, tem a função técnica que respeita um principio de engenharia, que é o que trabalhamos, que é reter essa água”, observa. Ele também completa que dentro do parque foram feitos os drenos profundos, que vão fazer a parte de retirada da água para ser encaminhada aos rios, fazendo com que tenha a drenagem e que seja suficiente para que o parque elimine toda água pluvial que cai das chuvas.

TERMINAL TURÍSTICO

O Terminal Turístico está em construção, e deve ser finalizado até o fim de outubro, ele servirá como um ponto de referência para conseguir informações do turismo de Irati. Terá mapas, as localidades, restaurantes e os principais pontos para que a pessoas que visitam, ou para quem mora no município, possa ter estas informações. O local também terá os banheiros do parque, que serão masculinos e femininos e com acessibilidade, para dar mais conforto aos visitantes.

Em um projeto futuro, será colocado um posto avançado da GM para que os guardas façam a vigia mais controlada.

VANDALISMO

Ao longo da construção do parque, aconteceram vários vandalismos, como corte de tela do campo de futebol, rompimento de edificações que estão sendo construídas, também, algumas crianças, adolescentes ou famílias utilizam os lagos para nadar, o que é proibido e não recomendado, pois, apesar de ser água pluvial, são profundos e pode ocorrer algum acidente. O secretário pede se alguém observar algum tipo de depredação do patrimônio público entrar em contato com a Guarda Municipal, no 153, e denunciar. “O parque é para todos, todo mundo deve cuidar, é um equipamento público, onde todos investem suas contribuições com os impostos para conseguir usufruir. Pedimos esta ajuda”, finaliza.