Pelo 2º ano, Educação de Irati adere ao programa “Campo Limpo”

Objetivo é apoiar escolas públicas e privadas em temas alinhados à Política Nacional de Resíduos Sólidos e aos Parâmetros Curriculares Nacionais

Pelo 2º ano, Educação de Irati adere ao programa “Campo Limpo”

No último dia 22, pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Educação de Irati está inserida no Programa de Educação Ambiental (PEA) “Campo Limpo”, através de uma parceria com a Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários dos Campos Gerais (Assocampos).

O PEA Campo Limpo que tem como objetivo apoiar escolas públicas e privadas em temas alinhados à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A reunião do dia 22, teve por objetivo a distribuição dos kits escolares que serão repassados a alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no Município de Irati. Serão cerca de 340 alunos de 4º e 5º anos, onde os primeiros terão como atividade o desenho e os segundos, redação.

Nesta edição, inscreveram-se as escolas João Paulo 2º, São Valdomiro, José Siqueira Rosas, Mercedes Braga, Matilde Araújo do Nascimento e Tancredo Martins, além das escolas rurais Atalino Borges de Lima, Rosa Zarpelon e Esperança.

Através dos kits distribuídos, as crianças aprendem sobre o que é, e como praticar a responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos, através da educação ambiental. Além dos integrantes da Secretaria de Educação de Irati, estiveram integrantes das secretarias de Ecologia e Meio Ambiente e de Agricultura.

Irati e outros cinco municípios estão no programa

A proposta do Kit Educativo de 2019 é de estimular e conscientizar as crianças sobre questões ambientais, bem como não gerar, reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos sólidos, para que comecem desde cedo o consumo consciente e participem de uma solução, agindo como pequenos cientistas, sugerindo práticas que estejam de acordo com o nível de suas possibilidades de ação junto a sua família, a escola e na comunidade.

Com a entrega deste dia 22, a Assocampos encerrou o repasse dos kits em seis municípios participantes do Programa de Educação Ambiental (PEA) 2019. Além de Irati, fazem parte da atual fase do programa os municípios de Ponta Grossa, Teixeira Soares, Carambeí, Ipiranga e Rio Azul.

Ao todo, são 51 escolas, totalizando mais de 3286 alunos participantes, divididos em 76 salas do 4º ano, com 1.583 alunos, e 80 salas de 5º ano, com 1703 alunos.

O que é Assocampos

A Assocampos, Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários dos Campos Gerais, foi fundada em 14 de dezembro de 2001, sem finalidades lucrativas e de utilidade pública (Lei 13.316/2018 – Ponta Grossa), responsável pelo recebimento, controle, redução de volume, acondicionamento e armazenamento temporário de embalagens de agrotóxicos e afins, vazias ou contendo resíduos, atendendo consumidores, estabelecimentos comerciais e postos, até a retirada destes materiais para a destinação final ambientalmente adequada.

Atualmente, a Assocampos representa 51 empresas associadas, em suas responsabilidades na Lei Federal 9.974/00, e Decreto Federal 4.074/02, contribuindo na preservação ambiental pela logística reversa das embalagens comercializadas pelas mesmas.