Pix é a nova forma de pagamento instantâneo do aplicativo Sicredi

Aplicativo permite fazer transferências a qualquer momento, utilizando apenas uma chave gerada pelo próprio sistema

O Pix é uma nova funcionalidade de pagamento instantâneo do banco Sicredi, criado pelo Banco Central, este serviço digital pode ser usado a partir de segunda-feira (16), às 9h. Foi feito para suprir as necessidades de associados que precisavam realizar transferências, recebimentos e pagamentos de maneira mais ágil, prática e segura. O Pix está disponível no menu do aplicativo Sicredi.

Para estar habilitado a usar esta tecnologia, a pessoa precisa ter uma conta corrente ou poupança no Sicredi, sendo ela através do CPF ou CNPJ, pessoa física ou jurídica. Quem já tem a conta e usa o aplicativo Sicredi, para usar o Pix será necessário fazer um cadastro no mesmo aplicativo que vai gerar uma chave, que é o grande diferencial do Pix. Esta chave vai objetivar as transferências.

A pessoa física não tem custo para realizar a transferência, vai precisar apenas da chave que é gerada dentro do aplicativo Sicredi. O gerente da agência Sicredi de Irati, Emerson de Lara, explica como é gerada esta chave que dará acesso aos serviços digitais. “Normalmente, há três formas de gerar a chave no aplicativo, que é o CPF ou CNPJ, e-mail ou telefone, e uma chave aleatória. E basta uma destas chaves para receber ou enviar os recursos para outra instituição, por exemplo”, afirma Emerson.

O gerente conta quais são as vantagens de usar o Pix em vez das outras formas de transferências que são limitadas e com custos. “Se eu preciso fazer uma Transferência Eletrônica Disponível (TED), vou precisar dos dados bancários, ou seja, número de conta e agência, CPF ou CNPJ, e muitas vezes pode acontecer de pôr um número incorreto, aí, esse valor volta. A TED leva em torno de 15 a 30 minutos. O Documento de Ordem de Crédito (DOC), que é outra forma de transferência, o dinheiro só cai na conta no dia seguinte, ambos têm a limitação de horário e custos. Com o Pix, isso tudo não acontece”, disse.

O Pix vai permitir, também, outras funcionalidades para pagar contas por meio de um QR Code, vai fazer o pagamento instantâneo sem precisar usar dinheiro, sem custo e de maneira segura.

Diante desta inovação o banco Sicredi convida os associados a contarem com esta tecnologia para facilitar o dia a dia, e manter o dinheiro seguro. “Convidamos as pessoas que têm conta no Sicredi para que experimentem esta nova funcionalidade, porque só têm a ganhar, vai reduzir custo, poupar tempo, terá uma forma de gerenciar estes pagamentos. Então, o convite é que, quem não tem o aplicativo Sicredi, que baixe e se cadastre, crie os usuários e possa desfrutar de toda essa funcionalidade”, convida o gerente.

SOBRE O SICREDI

O Sicredi é um sistema de crédito cooperativo, presente em praticamente todo o território nacional. Em Irati, há duas agências de atendimento, com todo o portfólio que o mercado financeiro oferece. “Com o diferencial de que no Sicredi a pessoa é dona do negócio, entra com a participação no capital social, com uma cota mínima de R$ 20,00 e a partir deste momento ela tem todas as funcionalidades disponíveis, com taxas e tarifas mais competitivas do mercado. Desde que a pessoa se associa ao Sicredi a sua movimentação vai gerar resultados e estes resultados serão distribuídos entre os associados, então há uma participação financeira de todos”, relata Emerson.