Prefeito de Inácio Martins entrega veículo 0km para aldeia indígena Rio da Areia

Além do Centro de Nutrição, Junior Benato também fez a entrega de um Kwid zero quilômetro para a comunidade indígena

O prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, junto da Secretaria de Assistência Social e Habitação, entregou nesta terça-feira (09), um carro 0 km e equipamentos para a implantação do Centro Nutricional da aldeia. O projeto é organizado pelo programa Família Paranaense, para buscar reduzir os índices de desnutrição na aldeia indígena Rio da Areia Guarani.

A entrega foi realizada de forma simples, na estrutura do Centro Nutricional, e teve como ato formal a assinatura do termo. Entre os utensílios repassados, estavam: uma geladeira, um fogão, uma mesa com seis cadeiras e diversos utensílios domésticos.

A coordenadora do programa Família Paranaense, Hanna H. L. Gechele fala sobre a importância destes itens na contribuição do Centro. “O Família Paranaense trabalha com a vulnerabilidade social, então por conta deste Centro Nutricional, que há muito tempo já vem sendo pensado, vamos poder cuidar melhor da alimentação das crianças e idosos indígenas, vamos poder elaborar um cardápio junto com a nutricionista do município de acordo com a alimentação deles na aldeia”, destacou.

O prefeito Benato também entregou um carro zero quilômetro, modelo Renault Kwid, para o cacique da aldeia. O veículo foi adquirido por meio de recursos do ICMS Ecológico para ajudar com a necessidade de locomoção dos moradores da aldeia.

O prefeito enfatiza que ter um carro na aldeia é ter um olhar sobre a segurança sobre a comunidade. “No meu primeiro mandato já entreguei um uno 0 km pra aldeia e agora 12 anos depois venho novamente trazer um veículo novo para uso dos indígenas. Com isso mostramos a responsabilidade com que tratamos todos os moradores daqui. Temos um belo centro cultural, reformamos o posto de saúde e a entrega do carro é mais uma marca do cuidado e carinho que temos com este povo”, destacou.

O vice cacique da aldeia, Julinho, ainda comenta sobre a satisfação de ter um automóvel para uso dos moradores. “A importância é muito legal, porque para ir daqui para a cidade é longe e o carro que já temos está muito desgastado, ás vezes temos que levar os mais velhinhos e esse carro novo vai ajudar muito nesta parte. Agradeço muito por vocês terem voltado, pelo Toninho ter feito o pedido e vocês terem atendido”, disse Julinho.

As duas entregas foram realizadas de forma simples, na escola e no centro cultural da aldeia, e teve como ato formal a assinatura do termo. Entre os utensílios repassados, estavam: uma geladeira, um fogão, mesa cadeiras e diversos utensílios domésticos. A proposta é trazer oportunidade a comunidade indígena de melhorar a sua alimentação. Os utensílios segundo o prefeito são o ponto de partida para aplicação de cursos que mostram por exemplo como aproveitar melhor os alimentos produzidos ou não na aldeia. “Não adianta trazer os utensílios se não utilizarmos com os cursos que teremos”, disse o prefeito.

FAMÍLIA PARANAENSE

O programa vem para identificar e encontrar formas de suprir estas dificuldades de famílias em situação de vulnerabilidade social. Técnicos identificam as potencialidades de cada grupo familiar e definem planos de desenvolvimento, de acordo com as características da região onde a família vive. Durante os próximos dois anos, elas são atendidas por uma rede integrada de proteção, principalmente nas áreas da assistência social, saúde, educação, habitação, agricultura e trabalho.

Famílias de municípios que aderiram ao programa são encaminhadas diretamente aos técnicos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).