Prefeito de Prudentópolis Adelmo Klosowski manifesta solidariedade à Ucrânia diante das recentes declarações do ex-prefeito de São Paulo

Após os recentes fatos envolvendo declarações e utilização de símbolos nacionais ucranianos, o Executivo Municipal manifestou-se solidariamente a Embaixada Ucraniana no Brasil na pessoa de seu embaixador, Sr. Rostyslav Tronenko

O município de Prudentópolis foi colonizado a partir do final do século XIX, por imigrantes ucranianos, além destes, outros imigrantes também se estabeleceram na região e foram importantes para o processo de colonização do município, entre eles destacam-se os poloneses, alemães e italianos.

A cidade, possui em sua população, cerca de 70% de descendentes ucranianos, que trabalha diariamente e auxilia com muito suor e honestidade para o desenvolvimento local e também do país. Recentemente, no dia 1° de junho, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Hadadd, publicou em seu twitter um comentário polêmico envolvendo ucranianos e terroristas. “Bolsonaro expulsou médicos de Cuba e importou terroristas da Ucrânia. Bela troca!”, diz Fernando Hadadd.

Diante dos recentes fatos envolvendo declarações e utilização de símbolos nacionais ucranianos, o Executivo Municipal manifestou-se solidariamente a Embaixada Ucraniana no Brasil na pessoa de seu embaixador Sr. Rostyslav Tronenko. “Vincular símbolos do povo ucraniano a movimentos extremistas é demonstrar desconhecimento da história e do sofrimento deste povo milenar, justamente em face de ações de extremismo, como o Holodomor, as agruras do regime comunista, e atualmente, o conflito bélico por violência à sua soberania no leste da Ucrânia. O povo ucraniano não merece tal agressão desnecessária e gratuita, tampouco merece a ligação de sua cultura e história a desvirtuados movimentos de extremismos, sejam eles quais forem. O povo de Prudentópolis repudia com veemência qualquer conotação política aos símbolos históricos de seu país, e à agressão a seu povo”, manifestou-se o Prefeito Adelmo Luiz Klosowski.

O ofício foi enviado no dia 03 de junho. Prudentópolis possui a maior comunidade de Ucranianos fora do país em todo o mundo e as marcas da cultura estão evidentes em toda a extensão da cidade. O município, ocupa uma área total de 2.461,58 Km2, possuindo uma população de 51.567 habitantes, (Estimativa da população – IBGE/2015).