Prefeitura assina ordem de serviço para início das obras da Cidade do Idoso

Cerimônia aconteceu na sexta-feira (11), no CT Willy Laars, no Centro de Eventos que está em construção

Jaqueline Lopes

Na sexta-feira (11), a Prefeitura de Irati assinou a ordem de serviço para início das obras da Cidade do Idoso, que será no CT Willy Laars. Este é o primeiro Complexo do Paraná e vai atender toda a região com atividades para os idosos. A deputada federal Leandre Dal Ponte e o deputado estadual Artagão Junior também participaram da cerimônia.
O recurso para a obra foi de mais de R$ 7 milhões, com R$ 3 milhões do Governo do Estado, e o restante contrapartida da Prefeitura. O espaço terá eventos, bailes, bingos, jogos, atividades físicas, de lazer, uma piscina, posto de saúde, entre outras. O Centro de Eventos construído dentro do CT, que será inaugurado em julho, no aniversário do município, também será utilizado na Cidade do Idoso.
O prefeito Jorge Derbli destaca que é um momento muito importante para Irati e região, e que agora se torna realidade, pois era uma promessa de campanha. Além disso, a empresa vencedora da licitação já está executando os serviços. A previsão é que o Complexo fique pronto até o próximo ano. “É uma obra que vai ajudar muita gente. A Cidade do Idoso vai ser referência no Estado do Paraná e no Brasil, com mais o complemento do Centro de Eventos que estamos terminando e vamos entregar em julho. Com certeza, em pouco tempo, estaremos inaugurando essa obra para o bem-estar de toda a população da terceira idade de Irati”.

Políticos assinaram o documento em evento no CT Willy Laars – Foto: Secom


Derbli explica que as obras estão acontecendo onde já havia o barracão, e não irá influenciar nos evento e festividades que acontecem no CT. Agora, o espaço passará a ser usado várias vezes ao ano. “Para nós, vai ficar muito bom. Conciliamos o útil ao agradável para ser um custo beneficio, e vai servir para a toda a região”, completa Jorge. Haverá um custeio expressivo com vários funcionários, e o Governo irá repartir a questão do custo para atender os outros municípios.
A deputada Leandre, articuladora do projeto, diz que é mais um sonho realizado. “É um sentimento de felicidade, ver algo se realizando, saindo do papel, principalmente, quando encontramos companheiros que acreditam em uma proposta, como foi com o Jorge, a Ieda. E graças ao esforço deles, e do governador Ratinho Junior, tenho certeza que vai inspirar muitos outros municípios. Mas o mais importante é que isso vai trazer mais qualidade de vida para as pessoas de Irati e região, porque serão os idosos de hoje que usarão, mas daqui a pouco todos nós utilizaremos esse espaço, porque precisamos ter um envelhecimento ativo e saudável. Vai ser algo muito inovador para Irati”, destaca Leandre.
A vice-prefeita, Ieda Waydzik, diz que acompanhou desde o início o processo e fica feliz em ver as obras acontecendo. “A gente está sonhando com a Cidade do Idoso desde a campanha. E ver as obras começando, os trabalhos já colocados pela empresa que ganhou a licitação, é uma sensação de alegria muito grande, principalmente, sabendo que as famílias de Irati vão ser beneficiadas também, além dos idosos”, observa.

“Precisamos de um espaço como esse para que possamos passar momentos agradáveis e de lazer na terceira idade”. – Prefeito Jorge Derbli

O deputado Artagão Junior comenta que “esse Complexo vai atender aquela população que sempre ficou esquecida. Eu tenho uma alegria muito grande de, ao lado do prefeito Jorge e da deputada Leandre, fazer parte deste sonho se transformando em realidade. Nós não estamos mais falando em uma ideia, mas, sim, de uma obra que já está começando e a expectativa que até o fim do ano ela esteja quase pronta”.
Com a parceria do Governo do Estado, as cidades vizinhas foram incluídas e também utilizarão o espaço. O vice-presidente da Amcespar e prefeito de Imbituva, Celso Kubaski, esteve presente no evento e falou sobre o Complexo para a região. “É um segmento importante que precisa ser atendido. Nós ouvimos atentamente os discursos das autoridades na cerimônia, da importância do empreendimento e investimento dessa magnitude. Sabemos que as políticas públicas precisam ser voltadas tanto para as crianças quanto para a melhor idade e, para nós, que sabemos que vai ser usada regionalmente, é uma satisfação um investimento dessa envergadura”.
O projeto passou por aprovação na Câmara de Vereadores de Irati, e o presidente Helio de Mello comenta sobre o novo Complexo e os benefícios que trará a população. “Acreditamos que não será mais uma construção apenas para ser utilizada em épocas durante o ano e, sim, durante o ano inteiro, além de atender uma necessidade que é essa faixa etária, ela vai dar emprego, teremos profissionais trabalhando atuando para fazer com que as coisas aconteçam”.