Prefeitura de Fernandes Pinheiro distribui 30 mil mudas de Erva-mate

Daniela Valenga

A Prefeitura de Fernandes Pinheiro, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Agricultura, entregou 30 mil mudas de erva-mate para 107 produtores locais. A entrega faz parte do Programa Plantando o Futuro, desenvolvido no município desde 2006, com a entrega de mudas de Pinus e Eucalipto, e que desde 2017 também realiza a distribuição de Erva-mate.

“A lei que criou o projeto autoriza o Poder Executivo Municipal a adquirir e distribuir gratuitamente mudas de Pinus, Eucalipto e Erva-mate aos produtores do Município”, explica Luciele Aparecida Scheidt, diretora do departamento responsável.

Luciele aponta que o Programa Plantando o Futuro tem resultados econômicos e ambientais. “É uma forma de beneficiar os pequenos produtores de Fernandes Pinheiro, gerando fonte de renda extra e ajudando na preservação do Meio Ambiente”, destaca.

A entrega das mudas de Erva-mate ocorreu dia 23 de março, em Assungui, e no dia 25, em Angaí. Nos dois dias, moradores das comunidades próximas também receberam as mudas. Cada produtor poderia pegar até 300 mudas. Pedro Stanislau Dos Santos, secretário de Agricultura de Fernandes Pinheiro, descreve a entrega como um sucesso. “O programa é importante para os agricultores porque possibilita uma renda a mais”, ressalta.

“É uma forma de beneficiar os pequenos produtores de Fernandes Pinheiro, gerando fonte de renda extra e ajudando na preservação do Meio Ambiente” – Luciele Aparecida Scheidt.

Em novembro de 2021, a Prefeitura já havia entregado 14,5 mil mudas de Pinus e 29 mil mudas de Eucalipto, para 49 produtores do município. Naquele momento, cada produtor podia pegar até 1000 mudas de cada uma das plantas.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Gilberto Czelusniak Junior, coloca que o projeto diversifica as produções de Fernandes Pinheiro. “O Plantando o Futuro vem a anos fortalecendo a economia das pequenas propriedades rurais do nosso município”, enfatiza.

 “Para receber as mudas, o produtor precisa passar por um cadastramento realizado na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, deixando o processo mais organizado”, explica Luciele.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.