Prefeitura de Guamiranga realiza reabertura de estradas rurais

As obras estão sendo feitas na comunidade Rio Bonito e, segundo o prefeito, outras 10 comunidades também passarão por reforma

Karina Ludvichak

No final do mês de maio, iniciaram as obras de reabertura das estradas da comunidade do Rio Bonito que pertence a área rural do município de Guamiranga. Além da reabertura da estrada, a Prefeitura também irá substituir as pontes de madeira por tubos de duela feitos de concreto.

A decisão da reabertura veio da necessidade de facilitar o acesso a essas regiões e também para aumentar a segurança ao passar pelas pontes existentes nessas áreas. O funcionário responsável pela fiscalização das obras teve que se ausentar por motivos de saúde, então, Marcelo Leite, prefeito de Guamiranga, assumiu o projeto e está coordenando o maquinário. Ainda não há previsão de quando as obras serão concluídas.

A reabertura está na fase de limpeza das estradas para que, futuramente, seja colocado cascalho nesses trechos. As pontes de madeira estão sendo substituídas por galerias de tubos de duela. O prefeito relata que o município tem bastante problemas com pontes. Existem, aproximadamente, 30 pontes em toda a região, e quatro de madeira já foram substituídas. “As pontes de madeira duram, no máximo, dois anos, não aguentam mais, aí estamos modificando para economia. Vai ter um custo maior agora, mas, futuramente, vai se ter uma economia. Isso é uma segurança a mais para o produtor que tem os equipamentos, uma colhedeira grande, os caminhões sobrecarregados, passar em uma ponte de madeira é um perigo muito grande, se estourar uma ponte dessas é um prejuízo enorme para o produtor”, comenta Leite.

O prefeito diz que as obras irão ser feitas em todas as 10 comunidades do município, e serão realizadas na medida do tempo necessário até a finalização de cada uma delas. “A gente sabe que as necessidades são de todas as comunidades, mas não conseguimos atender todo mundo. Vamos montar um cronograma para esses sete meses, até o final do ano.

Em 2023, vamos receber a Patrulha Rural, e durante estes sete meses nós vamos fazer um cronograma para atender a todas as comunidades com essas reaberturas, e, na medida do possível, o cascalho também”, concluiu o prefeito.

Ainda, na última semana, o município recebeu uma retro escavadeira hidráulica sob esteira nova no valor de R$ 739.000,00, emenda do deputado Alexandre Curi, que fez a entrega oficial. A máquina ainda não está liberada para operar na obra, mas Marcelo afirma que agora o pátio de máquinas está sendo melhor equipado, e que até dia 15 de junho, Guamiranga irá receber mais três caminhões, o que contribui para agilizar os serviços realizados na região. Atualmente, estão sendo utilizados três caminhões para fazer o transporte do material retirado, e algumas das estradas possuem uma extensão de, aproximadamente, 14 km, com mais máquinas operando, o rendimento será maior. A substituição das pontes pode durar, em média, três dias, desde que o tempo esteja favorável, sem chuva.