Prefeitura de Mallet realiza ampliação da ponte na localidade de Serpasta
O investimento na nova ponte foi de, aproximadamente, R$ 430 mil, com recursos provenientes do próprio orçamento do município
Esther Kremer
A localidade de Serpasta recebeu melhoras na infraestrutura com a substituição da antiga ponte de madeira por uma nova em estrutura de concreto. A obra, realizada na gestão do prefeito Moacir Szinvelski, foi realizada pela necessidade de mais segurança aos munícipes devido ao grande volume de águas provenientes do Rio Claro. A obra foi feita com recursos próprios no valor de, aproximadamente, R$ 430 mil.
A ponte antiga, construída em madeira, já não atendia mais às demandas de tráfego e segurança da região. Com o aumento do volume das águas do Rio Claro, a estrutura de madeira não supria as necessidades.
Segundo o prefeito Moacir Szinvelski, era uma questão de necessidade da comunidade. “A madeira, a cada dois anos, a gente precisava trocar e nós optamos, depois de um estudo, pela ponte em concreto”. Ainda, Moacir explica sobre a questão do atraso na obra. “A empresa que tinha vencido a licitação, quando chegou no local e viu como era a ponte, como deveria ser construída, ela desistiu e nós tivemos que fazer um processo de licitação novamente, nisso perdemos cerca de 90 dias e isso atrasou a obra. Quando a empresa nova assumiu, teve um período de chuvas também, então o atraso aconteceu e não foi culpa da equipe ou do prefeito”, disse.
Também, o prefeito falou sobre a satisfação em poder entregar a obra para a comunidade. “É uma felicidade, um dinheiro que foi bem investido e favorece a população e a indústria que tem na vila também”.
O novo projeto da ponte, iniciado na metade do ano de 2023, possui dimensões com 6,90 metros de largura e 25 metros de comprimento, o que representa uma ampliação em relação à estrutura anterior. Esse aumento na largura proporciona maior conforto e segurança para os motoristas e pedestres que utilizam a via.
O secretário de Obras do município, Daniel Stoeberl, comentou sobre a obra. “Era uma antiga ponte de madeira que, inclusive, vinha sofrendo com as cheias que aconteceram em 2021, 2022 e 2023. Foi uma necessidade fazer a troca mesmo e a população agradece”, disse.
Os pilares da ponte foram totalmente reforçados para garantir a estabilidade da nova estrutura. As vigas transversais e longitudinais foram lançadas e a laje de concreto foi aplicada para assegurar a resistência da ponte a longos períodos de uso.