Prefeitura de Prudentópolis doa veículo e Castramóvel à Apasfa

Automóvel será utilizado para castração gratuita dos animais de rua

Na semana passada, a Associação Protetora dos Animais São Francisco de Assis (Apasfa) foi contemplada com um novo veículo utilitário adquirido com recursos da Prefeitura de Prudentópolis e um castramóvel viabilizado por emenda parlamentar.

O castramóvel é espaço ambulatorial usado para realizar a castração de animais, diminuindo a procriação irresponsável, bem como, a redução da multiplicação de animais sem lares. Além deste procedimento, a estrutura comporta vários outros atendimentos aos animais.

Para o funcionamento efetivo do Castramóvel ainda faltam alguns ajustes, e também a pandemia da Covid-19 pode atrapalhar o início das castrações. “Para colocar em funcionamento será necessário um plano de ação e um projeto detalhado. Como a situação da pandemia da Covid-19, é um momento delicado para desenvolvermos investimentos de custos altos, pois o castra móvel precisará de uma estrutura para ser guardado (no momento ele está na prefeitura), até porque tivemos muitas reduções nas arrecadações, e a impossibilidade de realizar eventos nos obriga a conter os gastos”, disse a presidente da Apasfa, Patricia.

Atualmente, a prefeitura tem um convênio com a Associação dos animais, no valor mensal de R$ 4.100, é e exclusivo para pagamento das rações compradas pela Apasfa, para a castração gratuita será utilizado o valor recebido do Programa Nota Paraná, em que as pessoas doam a nota fiscal para a instituição. A presidente comenta que pode haver uma parceria futura com a Prefeitura, porém ainda não está certo.

No ano passado, a Apasfa realizou a castração de 768 animais com os recursos do programa, e existe um critério de preferência para cães e gatos em estado de rua, principalmente fêmeas, seguindo para animais de famílias carentes que não tem condições de pagar pelo procedimento. “Com o castramóvel serão mantidos os mesmos critérios para castração, no quesito "prioridade de atendimento", poderão ser incluídas novas condições, mas tudo, inclusive quantidade, dependerá dos recursos que tivermos disponíveis.É um trabalho grande que pode ser desenvolvido inclusive se houver interesse de condições especiais por profissionais da área”, comenta Patricia.

A quantidade de animais na área urbana de Prudentópolis é em torno de nove mil, na área rural ainda não tem a informação precisa.

APASFA

A ONG APASFA é uma instituição sem fins lucrativos que surgiu em fevereiro de 2012, formada por um grupo de pessoas voluntárias que possuem um objetivo de transformar a realidade dos cães e gatos (e animais em geral) rejeitados, abandonados e maltratados, para que sejam tratados com respeito e dignidade. O objetivo é resgatá-los, tratá-los, castrá-los e conseguir um lar responsável para que eles possam ter uma vida feliz. Famílias carentes também são amparadas pela Apasfa.

Hoje, o abrigo acolhe torno de 100 animais, e está com sua capacidade máxima. Todos esses animais estão esperando por um lar responsável. A Ong também procura atuar forte na conscientização da população quanto a assuntos como Adoção Responsável, Castração, etc. A conscientização infantil também é o foco da causa.