Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para as comunidades rurais

Moradores do interior podem se deslocar até área urbana

Amanda Borges, com informações da Assessoria da Prefeitura

Desde agosto de 2021, a Prefeitura de Teixeira Soares tem ofertado aos munícipes o “Transporte Social”. O programa visa facilitar o deslocamento da população rural do município, levando os passageiros das comunidades do interior até a área urbana, através de três diferentes linhas e sem nenhum custo.

Por mês, cada linha beneficia, aproximadamente, 300 passageiros, totalizando uma média de 900 moradores que têm sua vida e deslocamento facilitado. Entre o trajeto, estão as comunidades do Ribeirão de Cima, Sítio Novo, Guabiroba de Cima, Guabiroba de Baixo, Che Guevara, Guaraúna, Barreiro, Faxinal dos Mineiros, Vila Rural e comunidades próximas ao Faxinal. O Transporte Social funciona na segunda e sexta-feira, saindo na parte da manhã das comunidades e retornando no período da tarde, às 15h.

"900"
É o número de moradores que são beneficiados mensalmente com o transporte.

A programação de pontos e horários podem ser consultadas no site da prefeitura e os interessados não precisam realizar cadastro, somente comparecer no local pré-definido.

O trajeto é realizado sem nenhum custo para os passageiros e foi aprovado pelos vereadores com o objetivo de, além de melhorar as condições de acesso ao centro da cidade da população rural, aquecer a economia.

De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores de Teixeira Soares, Marcelo Acordi, isso ocorre pois aproxima consumidores menos frequentes a uma parte dos comércios da cidade. “Além de beneficiar os moradores da área rural com o deslocamento até o centro cidade, aqueles que não possuem meio próprio de transporte e não tem outra condição de se deslocar, o Transporte Social visa fomentar nosso comercio local”, explica o presidente.

Aneteneuse Vidal dos Santos é o responsável por uma das linhas ofertadas à população, e tem vivenciado o que foi citado pelo vereador na prática. De acordo com ele, não cobrar nenhum valor pelo transporte era o incentivo que faltava para os moradores do interior passarem a comprar no comércio do município que pertencem, e não nos vizinhos. E isso tem tido reflexo nos negócios dos empresários de Teixeira Soares. “Os comerciantes barram a gente ali para agradecer. E antes, sabemos que muita gente comprava em Ponta Grossa, por que é mais perto”.

Além disso, Santos agradece ao prefeito e aos vereadores pela conquista de mais esse benefício para a população. “O povo está bem satisfeito, então, deu certo”, conclui.