Prefeitura e população se unem no dia D para combater a Dengue

Grande ação acontecerá na próxima quarta-feira (10) em todos os bairros. Irati já tem mais de 400 focos do mosquito

A situação do município de Irati é caótica e a Prefeitura está promovendo uma grande ação para combater o mosquito aedes aegypti, entre as outras campanhas que já estão sendo realizadas. O Dia D acontecerá na próxima quarta-feira (10) em todos os bairros em uma mobilização conjunta com a população para a execução de uma grande limpeza em toda a cidade.

Não é de hoje que Irati está em alerta quanto à dengue. Na quinta-feira (4), uma reunião na Prefeitura com todos os secretários definiu toda a logística do Dia D. “Cada secretaria ficou responsável por fazer a limpeza em uma bairro. A prefeitura disponibilizou toda a sua estrutura para realizarmos esta ação contando com 20 caminhões e profissionais do município que farão o trabalho de recolhimento do lixo e a divulgação desta campanha nas casas neste dia”, explica a secretária de Saúde, Magali Camargo.

Nesta mobilização, todos os agentes comunitários e de endemias do município também vão colaborar. A Prefeitura deve receber, ainda, o apoio de empresas e entidades com veículos e funcionários disponíveis para auxiliarem nas atividades.

MOBILIZAÇÃO

A concentração do Dia D em Irati será iniciada às 8h em frente à Prefeitura. Às 8h30 está previsto o início do deslocamento dos grupos para os bairros. Comunidades do interior, como Gonçalves Junior, Itapará, Pinho de Baixo e Guamirim também participarão do Dia D.

A ação acontecerá durante o dia todo. “Todas as cargas de lixo serão descarregadas no CT Willy Laars para agilizar o tempo de atuação dos caminhões nas viagens nos bairros”, salientou o prefeito de Irati, Jorge Derbli. Ele destaca que o Dia D será realizado, independente das condições climáticas.

Nesta coleta, só não serão recolhidos o lixo orgânico e restos de materiais de construção. Materiais recicláveis, móveis velhos e eletrônicos, por exemplo, podem ser deixados em frente às residências para o destino correto.

INFESTAÇÃO

De acordo com a Secretaria de Saúde, Irati está com alto nível de infestação do mosquito. Nestes últimos dias, mais de 400 focos foram registrados. “E temos um novo vírus, transmitido pelo aedes aegyti, já em circulação. É a Dengue tipo 2, também chamada de Dengue hemorrágica, que é muito agressiva. Ela não demora dias para a aparição de todos os sintomas, como a Dengue que já conhecemos, mas sim, em questão de horas se manifesta em todo o organismo.”, alerta Magali.

Por enquanto, não há nenhum mosquito em Irati que esteja infectado. Porém, se isso acontecer, a cidade passará por uma epidemia pelo alto número de mosquitos presentes em todos os bairros. A proliferação será rápida.

Em todos os bairros da cidade, estão sendo encontrados mosquitos aedes aegypti

 

TODOS JUNTOS

“Pedimos que os moradores aproveitem este fim de semana para limparem suas residências e terrenos. Que deixem o lixo para fora que nós estaremos fazendo esta varredura na cidade na quarta-feira (10). É uma atitude muito simples, mas é o que temos que fazer. Esta é a forma de colaborar no combate”, apela Magali.

“O que tenho a pedir para nossa população é que colabore com o Dia D! Será um momento muito importante de todos somarmos forças no combate ao mosquito. Tenho certeza que ninguém quer ver alguém da família passando por isto. A situação é grave e Irati deve fazer a sua parte”, finaliza Derbli.