Prefeitura faz campanha para abertura consciente do comércio

O intuito é de que a população e os comerciantes redobrem os cuidados para evitar um novo fechamento dos serviços não essenciais

Na quinta-feira (11), começou a campanha de conscientização da “Abertura do Comércio Responsável”, em Prudentópolis. O projeto visa conscientizar os mais de 50 mil munícipes para evitar um novo fechamento de atividades não “essenciais”.

Para o Prefeito Osnei Stadler a campanha tem como objetivo “conscientizar os munícipes para que redobrem os cuidados, evitarem de ir ao comércio de qualquer nicho, acompanhados por amigos e familiares, ajudando a evitar um novo fechamento do comércio e consequentemente diminuindo a propagação da COVID-19”, afirma. O propósito é de alertar aos comerciantes de que obedecendo aos protocolos de segurança o comércio continuará aberto.

Com o atual decreto e com o aumento dos casos da COVID-19 em todo o Paraná, houve uma queda no número de empregos e trabalhos gerados pelo comércio local, e este, por sua vez, não consegue se manter com as portas fechadas. Segundo a Secretária de Turismo, Cristiane Rossetim, “muitas lojas de pequeno porte, que são gerenciadas por famílias estão sofrendo dificuldades financeiras”, aponta.

A ideia surgiu quando a Fecomércio/PR encaminhou para a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Prudentópolis e para o Sindicato do Comércio um boletim diário defendendo a abertura responsável do comércio e “para fortalecer nossa campanha buscamos aliados como a Prefeitura, Secretaria de Turismo e Associação Comercial e Empresarial de Prudentópolis (ACIAP)”, explica a Vice-presidente da Câmara da Mulher e do Sindicato do Comércio, Carolina Rech.

Estão sendo utilizados cartazes em todos os comércios, spot em rádios e comércios que possam veicular a mensagem e divulgação em redes sociais e a campanha deverá durar até a maioria da população ser vacinada.

REUNIÃO:

Na terça-feira (09), aconteceu uma reunião para discutir sobre a campanha. Na ocasião, estavam presentes Prefeito Osnei Stadler (DEM), o Vice-Prefeito Evaldo Hofmann (PSDB), juntamente com o Secretário de Administração Emerson Rech, o Secretário de Saúde Marcelo Hohl Mazurechen e membros da secretaria administrativa.

Na quarta-feira (10), houve outra reunião para debater a as novas estratégias da campanha. No local, estavam presentes o prefeito e o vice-prefeito, a presidente do Sindicato do Comercio, a vice-presidente e a Presidente da Câmara da Mulher Empreendedora Elizete Lopes Betim. Na ocasião, foi discutido novamente sobre a “conscientizar tanto o cliente como o lojista e comerciante que devemos obedecer aos protocolos de segurança”, explica Betim.

DECRETO:

Prudentópolis está entre os nove municípios da Associação dos Municípios Centro do Sul do Paraná (AMCESPAR) que seguem o Decreto Estadual nº 7020/2021, anunciado na semana passada pelo Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). O novo decreto entrou em vigor na quarta-feira (10) e vai até a próxima, 17 de março.

Entre as novas regras, os comércios podem abrir em horário comercial, bares e restaurante até as 20 horas e, a partir deste horário, somente entregas. No fim de semana, todo o serviço “não essencial” permanece fechado. Além disso, continua o toque de recolher a partir das 20h até as 05h do dia seguinte.