Prefeitura Municipal entrega equipamentos para Lar dos Idosos

O local abriga 70 idosos e os novos itens irão garantir melhorias, conforto e principalmente entretenimento durante a pandemia do COVID-19, considerando que as visitas estão restritas

Na terça-feira (16), a Prefeitura Municipal de Prudentópolis, fez a entrega de equipamentos para o Lar dos Idosos São Vicente de Paulo. Os itens foram adquiridos com repasse emergencial de recursos federais para a execução de ações socioassistenciais, através da Portaria nº 369 do Ministério da Cidadania pela Secretaria Nacional de Assistência Social e da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social.

Entre os itens recebidos estão uma máquina de levar roupas industrial e cinco TVs 32 polegadas. Para o Prefeito Municipal Osnei Stadler, o comprometimento da equipe de Assistência Social com pessoas e instituições é essencial em situações como estas. “Sabemos que o lar dos idosos é uma instituição séria, comprometida com o trabalho em oferecer o maior conforto ao idosos e o nosso dever é oferecer apoio para que tenham formas de entretenimento, ainda mais no momento que vivemos em que as visitas são restritas”, pontua Stadler.

Atualmente, o local atende 70 idosos e é o único Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos, conforme a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais prestado nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), no município.

Os itens garantem melhorias na área de assistência social e, consequentemente na saúde. Segunda a Secretária de Assistência Social, Celia Schon “quando se planeja ações a fim de prevenir e mitigar riscos e agravos sociais e situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), em decorrência de infecção do Covid-19, precisamos pensar na segurança e na qualidade desse atendimento e nas condições atuais de cada um dos usuários e dos profissionais que estão à frente”, explica.

Em breve, o local receberá novos equipamentos. “Logo, receberão um veículo adaptado, conforme era uma demanda de anos da Instituição”, explica a Secretária de Assistência Social Célia Schon.  Ainda, conforme a demanda do Lar dos Idosos São Vicente de Paulo e da rede, em pouco tempo serão enviados mais equipamentos, materiais permanentes e de consumo, como suplementos alimentares para o espaço.

A Secretária de Assistência Social conclui, “gostaria de dizer o nosso muito obrigado a todos os profissionais, assistentes sociais, psicólogos, auxiliar administrativos, motoristas, auxiliar de serviços gerais, entre outros, que compõem os quadros funcionais da rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, agradece a todos que ajudam na melhoria do local.