Prefeitura realiza solenidade em homenagem à Bandeira

Na segunda-feira (19), na rotatória da Praça Edgard Andrade Gomes, na entrada principal da cidade, acontecerá às 11h, uma solenidade à Bandeira, por ocasião da data dedicada ao símbolo neste dia.

   O Rotary Club de Irati, com apoio da Prefeitura, através das secretarias de Educação e de Cultura, conduzirá a cerimônia em que será hasteado o pavilhão nacional no mastro existente naquele local. Na ocasião será repassada oficialmente ao município de Irati, para hasteamento e permanência naquele mastro, uma bandeira nacional medindo 7,07m por 4,75m. A bandeira foi uma doação dos cidadãos iratienses Pedro Choma Neto, Alcides Lupepsa, Enezito Ruppel, Jaime Zarpellon, Gerson Rebesco, José da Silveira, Luis Duilio Fillus, Omar Gonçalves Heraki e Sérgio Gomes. Execução do Hino Nacional Brasileiro, Hino à Bandeira e pronunciamento de autoridades farão parte da celebração.

SÍMBOLO OFICIAL DA NAÇÃO O Dia da Bandeira é comemorado anualmente em 19 de novembro. Esta data não é feriado nacional no Brasil. Nesta mesma data, em 1889, ocorreu a instituição da bandeira republicana nacional como bandeira oficial do Brasil, daí vem a origem da celebração à Bandeira Nacional em 19 de novembro. A nova bandeira foi adotada pelo decreto nº 4, no dia 19 daquele ano. Na ocasião, o recém-instalado governo republicano do Brasil trocou a antiga bandeira imperial pela bandeira da República. A escolha de uma nova bandeira para representar o país simbolizava o momento histórico, as conquistas e a forma de governo da nova república federativa. A nova bandeira do Brasil republicano foi inspirada na Bandeira Imperial. Desenhada por Jean Baptiste Debret, ela foi substituída pela Bandeira Republicana, a qual foi criada por Décio Vilares e projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos. Em Brasília (DF) no dia da comemoração, após o Hino à Bandeira, a maior Bandeira Nacional do país (280 metros quadrados) é hasteada no mastro da Praça dos Três Poderes.

OUTRAS BANDEIRAS Mesmo após sua oficialização, a Bandeira do Brasil passou por pequenas alterações. No dia 11 de maio de 1992, a bandeira passou a ter 27 estrelas, no lugar de 22, de forma a incluir os novos estados da federação. O Brasil, entretanto, desde sua descoberta teve outros 12 modelos de bandeira. Dessas, apenas três foram criadas após a independência do Brasil, já as anteriores eram bandeiras portuguesas, que foram utilizadas no Brasil da época de Pedro Álvares Cabral, até 1822. Com a independência do Brasil em 1822, houve a necessidade de o país ter sua própria bandeira, que desde então, passou a ter elementos que até hoje estão presentes na bandeira do Brasil, como o verde e amarelo, e as estrelas. Foram elas a Bandeira Imperial do Brasil (1822 a 1889) e a Bandeira Provisória da República, inspirada na bandeira norte-americana e que foi usada por apenas quatro dias, de 15 a 19 de novembro de 1889.