Prefeitura tem calendário de exames preventivo de colo de útero

Calendário visa intensificar ações de promoção e prevenção à saúde da mulher

Daniela Valenga

A Secretaria Municipal de Saúde de Fernandes Pinheiro realiza, durante o mês de março, um calendário para coleta do exame preventivo de colo de útero para as mulheres que têm entre 25 e 64 anos. Os exames irão ocorrer na sede e interior do município. O objetivo é intensificar ações de promoção e prevenção à saúde da mulher. As mulheres das demais faixas etárias também poderão realizar posteriormente os agendamentos eletivos.
A secretária municipal de Saúde de Fernandes Pinheiro, Emanuelle De Matos, explica que com o período da pandemia do Covid-19, muitas mulheres não foram realizar o exame preventivo. “Sabendo dessa demanda reprimida, identificamos a necessidade de levar o acesso ao exame mais próximo das localidades, facilitando para todas as mulheres, como já fazíamos anteriormente”, expõe.

“Identificamos a necessidade de levar o acesso ao exame mais próximo das localidades, facilitando para todas as mulheres” – Emanuelle De Matos

O exame preventivo de colo de útero é a principal estratégia para detectar lesões de forma precoce e realizar o diagnóstico da doença no início, antes que a mulher tenha sintomas. “O preventivo busca identificar alterações que possam ser tratadas em tempo hábil”, destaca a secretária.
O preventivo é recomendado para todas as mulheres que já tiveram algum tipo de relação sexual, principalmente para aquelas dentro da faixa-etária alvo da Prefeitura. “Realizar o exame é importante principalmente para as mulheres que não realizaram nos últimos dois anos”, ressalta a secretária de saúde.
A estimativa da Secretaria de Saúde é realizar aproximadamente 300 exames ao longo do mês. “Estamos tendo uma boa aceitação e agendamento prévio através das agentes comunitárias de saúde e equipes de enfermagem”, relata.
O exame será realizado durante o período da tarde, nas comunidades de Angai e Bituva dos Lúcios, nos dias 08, 15, 22 e 29 de março, e em Bituva dos Machados e Bituva das Campinas, nos dias 10, 17, 24 e 31 deste mês. Na sede, o exame será realizado todas as quintas-feira, durante o período da tarde. No dia 12, sábado, entre as 9h e 16h, a Secretaria realizará o exame preventivo na sede.
O exame é totalmente gratuito, como é realizado pelo sistema municipal de saúde, e para agendamento, devem ser procurados os agentes comunitários e equipes de enfermagens locais.