Presidente da Amcespar apresenta trabalhos realizados pela Associação

Evento foi promovido pela UVEPAR e ocorreu no dia 18 de novembro

Amanda Borges

Na última quinta-feira, dia 18 de novembro, o presidente da Associação dos Municípios da Região Centro-Sul do Paraná (Amcespar) e atual prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, participou de um evento realizado em Foz do Iguaçu para a apresentação dos trabalhos realizados pela Amcespar.

A Amcespar, enquanto instituição, tem como finalidade a integração regional, bem como econômica e administrativa dos municípios membros. No caso da região de Irati, a associação se destaca pelas ações e projetos que desenvolve nos dez municípios associados da região.

Reconhecendo esse fato, Junior abordou a importância da associação para a região e os projetos que a equipe desenvolve durante a trajetória da Amcespar. Entre as iniciativas citadas estão a regulamentação do trânsito da cidade de Prudentópolis,  o anfiteatro de Rio Azul, a restauração do Parque da Prainha em Fernandes Pinheiro e a criação do mirante no município de Inácio Martins. Ainda, o projeto “Patrulha Rural” executado na região recebeu elogios entre os participantes do evento: “levei alguns exemplos de fotos dos municípios que foram atendidos, e as pessoas viram o trabalho que a Patrulha faz, é um diferencial.”

Outro avanço conquistado por intermédio da Amcespar é a implementação da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (8ª CIPM), obtida em mandatos anteriores. A companhia está lotada em Irati e realiza assistência e policiamento na região.

Junior afirma que associação teve reconhecimento entre os presentes devido a extensa promoção de projetos, mesmo que com uma equipe reduzida de colaboradores. Durante a pandemia a associação enfrentou a perda do servidor Emerson Marcelo Kava, vítima da COVID-19, e atualmente opera com um grupo de trabalho composto por oito funcionários.

Ser chamado como representante da Amcespar, colocar os trabalhos em evidência, realmente foi muito gratificante. É a prova que a associação tem que ser mantida, eficiente e sustentável, desenvolvendo a nossa região”.

Junior Benato

A repercussão das ações realizadas na região entre os participantes do evento foi positiva: “eles ficarem impressionados com a quantidade e com uma equipe enxuta e com a quantidade de benefícios que o município recebe tendo uma associação tão organizada”.

De acordo com Junior, o evento, promovido pela União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (UVEPAR), tinha como objetivo a discussão acerca da municipalidade: “Fui convidado pela UVEPAR, para estar em Foz do Iguaçu na quinta-feira passada palestrando sobre municipalidade. Neste caso, foi a respeito da nossa associação, a Amcespar”.

Próximos passos

Mirando o futuro, Junior afirma que a Amcespar pretende desenvolver novos projetos. Os próximos passos da associação, em diálogo com o Governo do Estado, é visar a construção e implementação de um Instituto Médico Legal (IML) e um Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que atenda a região. Ele diz que para que a medida ocorra, a Amcespar deverá percorrer os mesmos caminhos que trilhou para a implementação da 8ª CIPM.

Além disso, a Amcespar está escrevendo um projeto para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que objetiva a sociobiodiversidade para formação de uma agroindústria na região. O produto regional escolhido foi o Pinhão e poderá, posteriormente, ser transformado em farinha ou conserva para consumo irrestrito aos meses de colheita.

PATRULHA RURAL

A Patrulha Rural é um projeto promovido pelo Governo do Estado, por intermédio do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento Regional (CONDER) e chega aos municípios através da Amcespar. Pela maneira que a iniciativa é desenvolvida na região de Irati, o projeto foi muito elogiado durante a fala do presidente Junior. O CONDER é formado pelos 10 municipios colaboradores da AMCESPAR e busca a realização de ações de desenvolvimento e planejamento rural, ambiental e urbano da região.

A iniciativa Patrulha Rural encaminha maquinário que possibilita melhorias em estradas rurais da região. O programa também faz a abertura e limpeza do local, como retirada de tules e árvores, de acordo com a liberação do IAP, tudo dentro das normativas exigidas, também, é feita drenagem e colocação de bueiros, e se necessário, a elevação do leito da estrada. Para que todos esses procedimentos ocorram, cabe a Amcespar a organização e encaminhamento dos equipamentos aos municípios associados, de acordo com a necessidade e projetos de cada prefeitura.