Primeira ExpoAzul marca início das atividades do centenário

No último sábado (07), foi realizada a primeira edição da ExpoAzul, no município de Rio Azul. O evento, que tem

No último sábado (07), foi realizada a primeira edição da ExpoAzul, no município de Rio Azul. O evento, que tem como objetivo valorizar a cultura local e levar à população alguns dos serviços prestados pela Prefeitura Municipal foi realizado no Parque Municipal da Pedreira.

Durante o dia, os munícipes puderam acompanhar alguns dos trabalhos realizados na gestão pelas secretarias municipais. Os alunos da Apae de Rio Azul também realizaram algumas apresentações durante a exposição.

Os alunos da Apae realizaram algumas apresentações durante o evento. Foto: Felipe Cheremeta

A Apae do município também promoveu o almoço beneficente, além de ser a idealizadora do projeto Amigos do Parque, que busca ressaltar a importância da preservação da água e recuperação de nascentes.

De acordo com o prefeito municipal Rodrigo Solda, o evento foi criado com três vertentes, que buscam expor e dar valor aos potenciais do município. Estamos começando as atividades do centenário e a ExpoAzul foi formatada para valorizar nosso Parque da Pedreira, nosso comércio e demonstrar um pouco dos projetos que estão sendo realizados. Está sendo promovido em parceria com a Apae, alguns cuidados de proteção de nascentes, também temos a exposição dos serviços realizados pela Prefeitura, contando com esclarecimentos para a população de como está o andamento de alguns projetos das nossas equipes. Há também a possibilidade de negociações comerciais e também da venda e exposição de produtos e artesanatos do comércio municipal, explica.

PARQUE DA PEDREIRA

Além do projeto Amigos do Parque, que está sendo desenvolvido, a ideia da administração é enfatizar ainda mais a área ambiental do espaço. Rodrigo Solda comenta que nos próximos meses será realizado a eliminação de algumas árvores exóticas, que não são nativas da região e também estão sendo realizados serviços de proteção de algumas nascentes existentes no parque.

O processo de torná-lo cada vez mais ambiental envolve vários aspectos como escrituração, outorga e reconhecimento, o local é maior do que as pessoas imaginam, não existe apenas a área de recreação e a cachoeira. Nós temos uma grande área de arborização e queremos aumentar o espaço de mata nativa da região, ressalta Solda.

O projeto de proteção de nascentes deve servir de modelo para outras ações no município. Foto: Felipe Cheremeta

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, André Gembarowski relata que o intuito do projeto de proteção de nascentes é de servir de modelo para outras ações no município, Construímos uma contenção de alvenaria para o escoamento da água destas nascentes, já com um sistema de filtro e de armazenamento para que possa ser destinada por uma rede de distribuição. Gradativamente, o entorno dessas nascentes também passará por mudanças, com a eliminação de árvores, que não são naturais da região e após isso será feito o reflorestamento com árvores nativas como a erva-mate e também algumas frutíferas.

PROGRAMAÇÃO DO CENTENÁRIO

No próximo final de semana, o município comemora o seu centenário e contará com uma grande programação para a população rioazulense, Estamos com tudo organizado, é uma festa simples, mas feita da melhor maneira. Será gratuita e em espaço público para toda a família. Decidimos realizar os eventos no espaço da rodoviária, onde se deu início a estrutura do nosso município. Teremos o desfile cívico, programação para as crianças e os shows nacionais em comemoração a esse dia histórico, enfatiza o prefeito.