Proerd é retomado em Fernandes Pinheiro

Alunos dos 5º anos das escolas do município participaram do programa

Daniela Valenga

Após dois anos sem ofertar o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), por conta da pandemia, a Prefeitura Municipal de Fernandes Pinheiro, em parceria com a Polícia Militar e através da Secretaria Municipal de Educação, realizou a formatura no programa de 117 alunos dos 5º anos das escolas do município.
Participaram do programa e formatura alunos das Escolas Municipais Bituva dos Machados, Floresval Ferreira, Professora Genny Schumanske Kuller e Presidente Costa e Silva. Além dos estudantes, também participaram da formatura os pais, familiares e comunidade escolar.
Durante um período de 10 semanas, os alunos participaram de aulas com duração de uma hora, uma vez por semana. As aulas do Proerd mostram aos alunos como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.
Para o desenvolvimento do programa, a Prefeitura distribuiu cartilhas com o conteúdo pedagógico para cada aluno, material para organização, além de uma camiseta para a formatura dos alunos.
Os instrutores do programa no município foram o policial Adriano e policial Passos, que ministraram aulas instrutivas de forma presencial para os alunos das quatro escolas municipais. Eles também realizaram uma palestra aos pais dos estudantes. “Foi aberto um diálogo permanente entre a escola, a polícia militar e a família para discutir questões relacionadas à formação cidadã das crianças e adolescentes”, explica o secretário de Educação do município, Sérgio Gomes.
A formatura contou com a presença da Banda do Proerd, comandada pelo capitão Paulo César Marcondes, comandante da 5ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, e também do mascote do Programa, o Leão Daren. “Eles fizeram deste evento um sucesso e tornaram o momento especial para os formandos”, destaca o secretário.
Gomes ressalta que o Proerd irá refletir no futuro dos estudantes. “É uma satisfação tão grande ver os resultados positivos alcançados pelo programa, a alegria estampada na face de cada criança”, descreve.